A inflamação no céu da boca é uma condição que pode ser provocada por diversos fatores e geralmente ocorre como uma resposta do próprio organismo.
Sendo assim, para saber mais a seu respeito continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é inflamação no céu da boca?
A inflamação diz respeito a uma resposta do organismo que ocorre quando há algum tipo de lesão afetando o corpo, seja causada por microrganismos invasores ou não, com o objetivo de potencializar a reparação dos tecidos.
Sendo assim, a inflamação no céu da boca diz respeito ao processo inflamatório que ocorre quando há algum tipo de lesão no céu da boca.
Ela pode ser provocada por diversos fatores, podendo ou não haver influência de microrganismos maliciosos.
Quais são as possíveis causas de inflamação no céu da boca, como tratar e prevenir?
Assim como foi dito anteriormente, a inflamação no céu da boca é uma condição que pode ser provocada por diversos fatores. Sendo assim, confira quais são os principais fatores que podem deixar o céu da boca inflamado:
- Queimadura no céu da boca,
- Afta no céu da boca,
- Estomatite,
- Reações alérgicas,
- Infecções.
Queimadura no céu da boca
A queimadura no céu da boca ocorre quando bebemos ou ingerimos um alimentos muito quente e este alimento entra em contato com o palato.
Este contato com elevadas temperaturas causa queimaduras podendo levar à inflamação no céu da boca, que causa bastante dor e ardência, podendo também provocar inchaço e deixar a região sensível.
Para aliviar os sintomas o paciente deve evitar ingerir alimentos muito apimentados ou muito condimentados, assim como alimentos mais quentes.
Geralmente não é necessário intervir na recuperação, no entanto, em alguns casos mais severos o profissional pode recomendar o uso de medicamentos tópicos para aliviar os sintomas e acelerar a recuperação.
Para prevenir as queimaduras é importante estar atento na hora de ingerir alimentos e bebidas mais quentes para deixá-las esfriar um pouco antes de ingeri-las.
Afta no céu da boca
A afta no céu da boca é semelhante às outras aftas que afetam o restante da boca, ou seja, consiste em uma pequena úlcera que se forma na mucosa bucal.
Ela diz respeito a uma pequena ferida avermelhada com as bordas esbranquiçadas que surgem no interior da boca do paciente e geralmente surgem por conta de alterações no sistema imunológico, que ocorrem por conta de estresse, ansiedade ou alterações hormonais.
Elas tendem a provocar bastante incômodos, como dor e ardência, podendo gerar incômodos durante a fala ou alimentação.
Normalmente elas tendem a desaparecer sozinhas após um período de até duas semanas, no entanto, em alguns casos o profissional pode receitar o uso de alguns medicamentos tópicos para aliviar os sintomas e auxiliar na recuperação.
É importante que o paciente fique atento ao tempo de duração de modo que caso a afta no céu da boca perdure mais de uma semana é importante procurar um profissional para avaliar melhor.
Para se prevenir seu surgimento é importante que o paciente procure evitar o situações que provoquem estresse excessivo e também realizar uma boa alimentação, comendo bastantes alimentos rico em vitaminas e nutrientes para evitar o déficit nutriional
Estomatite
Estomatite é o nome dado à inflamação da boca que afeta as mucosas da boca, tais como língua, parte interna das bochechas, gengivas e céu da boca.
Ela pode ser dividida entre dois tipos principais tipos, sendo:
- Estomatite aftosa: que é caracterizada pelo surgimento de uma ou várias aftas no nas mucosas da boca e geralmente desaparecem em até 2 semanas, no entanto, em casos mais graves, as lesões podem permanecer por mais semanas. Dentre seus sintomas podemos citar o ardor e dor nas lesões, o que pode gerar alguns incômodos na hora de se alimentar ou falar;
- Estomatite herpética: que é caracterizada pelo surgimento de pequenas feridas herpéticas próximas aos lábios, no entanto, em alguns casos mais raros também podem ocorrer a formação dessas feridas no céu da boca e na gengiva do paciente. Estas feridas geralmente causam uma sensação de formigamento, sensibilidade e ardor, além disso, ela é altamente contagiosa.
Normalmente esta condição tende a desaparecer sozinha dentro de alguns dias, no entanto, um profissional pode ser consultado para avaliar e receitar o uso de algum medicamento para acelerar a recuperação.
Para se prevenir seu surgimento é importante que o paciente mantenha uma dieta balanceada para não sofrer nenhum déficit vitamínico.
Reações alérgicas
Algumas pessoas possuem alergia a determinados alimentos ou substâncias, de forma que quando entram em contato com estas substâncias ocorre uma reação alérgica, chamada de anafilaxia nos casos mais graves.
Isso ocorre como uma forma de resposta exagerada do sistema imune, que reconhece determinada substância como maliciosa e inicia o processo de ataque à ela.
Esta condição provoca o surgimento de sintomas na boca e na garganta, afetando principalmente as mucosas, como palato, lábios, língua, gengiva e garganta.
Dentre os sintomas relacionados que podem surgir estão a sensação de queimação, dificuldade para engolir determinada substância ou prurido nas mucosas e na garganta.
O tratamento da alergia pode ser efetuado de diferentes maneiras, podendo utilizar medicamentos, tópicos ou sistêmicos.
Sua prevenção pode ser feita através dos testes para alergia, que são capazes de identificar a que tipo de substâncias o paciente é alérgico, garantindo assim que ele saiba quais as substâncias ele deve evitar o contato.
Infecções
Assim como sabemos, nossa boca está constantemente exposta à microrganismos por serem parte do sistema respiratório e digestivo.
Desta forma, em alguns casos esses microrganismos podem acabar infectando o palato, provocando a inflamação no céu da boca.
Dentre as possíveis infecções capazes de inflamar o palato podemos citar a candidíase na boca e as inflamações gengivais, como gengivite e periodontite.
Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de infecção afetando o paciente, portanto, ao perceber sintomas anormais é importante procurar consultar-se com um profissional.
Para prevenir as infecções é importante evitar ter contato com pessoas contaminadas, manter uma alimentação balanceada e cuidar bem da higienização bucal.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.