Aparelho Ortodôntico

Invisalign, também chamado de aparelho invisível, é a alternativa mais tecnológica e com ainda mais benefícios para o tratamento odontológico. Para quem não via os aparelhos ortodonticos metálicos como uma alternativa, o invisalign pode ser a melhor opção.

Apresentando a mesma eficiência do que os demais modelos de aparelho, o aparelho invisível traz novas vantagens em relação a eles, como a maior promoção de conforto e o melhor fator estético.

Saiba mais sobre esse tratamento e quais as suas vantagens e benefícios:

o que é invisaling

O que é invisaling?

O invisalign se trata da mais nova alternativa tecnológica para a reparação da mordida do sorriso. No entanto, o aparelho invisível vem com um diferencial e novas preocupações em relação aos modelos tradicionais, uma vez que passam despercebidos e proporcionam um tratamento mais discreto, tranquilo e de maior aceitação.

Ademais, o aparelho invisalign em contradição aos aparelhos metálicos são trocados regularmente por moldeiras, feitas sob medida as particularidades de cada paciente. Geralmente, essas moldeiras transparentes são trocadas de 15 em 15 em dias.

Durante essa troca de alinhadores, é perceptível uma diferença quanto ao alinhamento dentário, o que permite o seu sucesso e bom resultado final.

Por fim, a tecnologia desse tratamento também é vista em seu planejamento, uma vez que visando a pré-visualização do resultado é feita uma simulação software em 3D ao longo do processo, podendo assim o paciente juntamente com o profissional, alinhar expectativas para um melhor impacto estético e funcional.

Como o Invisalign funciona?

O tratamento ortodôntico pelo Invisalign funciona de uma forma bem simplificada.  Uma vez que se baseiam na troca periódica de moldeiras invisíveis e removíveis, geralmente em acrílico, não há a troca muita das vezes considerada massante de peças metálicas e das famigeradas borrachinhas.

As moldeiras, por sua vez, são produzidas logo após a avaliação detalhista das arcadas dentárias e das estruturas dentárias do paciente, isso envolvendo um mapeamento feito de forma digital e que segmenta o tratamento de forma mais precisa.

A produção envolve o escaneamento da boca do paciente, logo após a simulação, o teste e a impressão 3D dos modelos de alinhadores, tendo em vista a indicação do odontologista e as necessidades que o produto irá sanar.

Por meio dessa abordagem, o Invisalign promove uma reconstrução satisfatória do sorriso, visando não só a aparência, mas a execução das funções da zona bucal.

Quanto tempo dura o tratamento com Invisalign?

Considerando o seu fator tecnológico e a adaptação dos alinhadores às particularidades quanto a arcada dentária do paciente, o tratamento com o invisalign começa a trazer resultados logo em seus primeiros meses.

O resultado final pode ser atingido de 3 a 24 meses e irá depender do objetivo estabelecido.

Quanto tempo usar Invisalign por dia?

O uso da moldeira pode variar de 20 a 22 horas diárias para um resultado ainda melhor e mais rápido do tratamento.

Para que serve o aparelho Invisalign? Quando ele é indicado?

Muitas pessoas associam o uso do invisalign para quadros de resolução mais simples. Contudo, hoje em dia o uso desse tipo de aparelho pode ser indicado em casos mais graves.

Em geral, o alinhador invisível pode ser indicado nos mesmos contextos de atuação do que os outros modelos, sendo uma opção as pessoas que trabalham com a imagem e zelam mais pela aparência.

Entre os problemas que podem ser selecionados pelo invisalign pode-se citar: espaçamentos entre os dentes (diastemas), mordida cruzada, mordida aberta, pragmatismo, sobremordida e dentes apinhados. Entre os casos que não podem ser tratados pelo invisalign estão casos graves de má oclusão, sendo o alinhador fixo o mais indicado.

Mesmo considerando os vários problemas que o invisalign pode resolver, o uso do invisalign irá depender da avaliação e opinião de seu dentista, podendo ele indicar outro modelo como o mais indicado.

Essa abordagem pode ser indicada para qualquer faixa etária, desde crianças a idosos. No entanto, é uma opção mais considerada para adultos, já que tendem a se preocupar mais com o fator estético e com toda a estrutura do aparelho fixo.

quais são as vantagens do aparelho invisível

Quais são as vantagens do aparelho invisível?

Melhor estética

O fator estético é um dos princípios de abordagem com o aparelho invisível, isso se deve a transparência de suas moldeiras que é consideravelmente mais discreta que os aparelhos metálicos com seus braquetes e borrachinhas.

Conforto

É também a ausência dessas peças metálicas, juntamente com o seu maior intervalo de manutenção, que faz o uso desse produto significativamente mais confortável, mais tranquilo e seguro para o paciente.

Além disso, o conforto pode ser transmitido pela confecção personalizada e a fixação sob medida do aparelho no tecido gengival que é proporcionada pela tecnologia SmartTrack. A ausência de peças pontiagudas também faz do procedimento o menos dolorido.

Outra tecnologia do invisalign que promove a comodidade do paciente é a chamada SmartForce, que se trata de peças pequenas, da coloração do dente, que ajudam na aplicação da força necessária para o alinhamento do sorriso sem comprometer os dentes que já estão corretamente posicionados.

Menor tempo de uso

Uma vez que o tempo de uso do invisalign está diretamente relacionado às correções e o tempo que elas serão feitas, essa vantagem é variável de caso em caso. Entretanto, a maioria dos casos são solucionados em um período de 5 a 6 meses.

Maior praticidade

O fato das moldeiras serem removíveis proporciona uma praticidade que não é encontrada nos tratamentos de demais modelos, mesmo o aparelho móvel tradicional. A remoção do produto para a alimentação e higiene bucal colabora para uma melhor experiência e para a conservação do produto em seu melhor estado.

A pré-visualização do resultado também faz com que o tratamento seja mais acessível e melhor desenrolado.

Maior liberdade

O aparelho invisível também colabora para o ganho de liberdade, fazendo com que o paciente tenha a opção de não utilizá-lo diante de eventos e situações especiais, ou até mesmo, guardá-lo diante de intervalos em uma caixinha própria.

Menos visitas ao dentista

A menor constância ao consultório odontológico também pode ser vista como algo positivo, já que há uma menor locomoção e um menor custo em torno. Isso é possível já que logo no início do tratamento o paciente recebe todas as moldeiras que serão usadas no decorrer do tratamento, sendo a troca feita em casa de acordo com o intervalo estipulado.

Tendo isso em vista, os intervalos entre as idas ao consultório odontológico são significativamente maiores, sendo de 5 a 8 semanas, além das sessões serem relativamente mais curtas.

Invisalign antes e depois

A diferença do sorriso antes e depois do tratamento com o invisalign é perceptível, sendo esse procedimento considerado até mesmo mais beneficente e eficiente que os outros modelos de alinhadores. Os resultados podem ser vistos ainda mais rápido na arcada, na execução de suas funções, e até mesmo na autoestima.

Com um sorriso mais alinhado, harmônico, saudável e mais bonito, o invisalign proporciona também o ganho de confiança, tal como proporciona bem-estar e melhor qualidade de vida para o paciente, fazendo ele querer voltar a sorrir sem vergonha. Tudo isso, passando por um tratamento parcialmente imperceptível.

Como manter limpo o seu Invisalign?

Por fim, a sua higiene descomplicada pode ser vista como mais uma das vantagens desse aparelho. Isso tendo em vista a sua remoção durante a alimentação e em meio a própria higienização, seja ela bucal ou do produto, evitando o acúmulo de restos de alimentos como ocorre com o modelo metálico.

A limpeza do invisalign pode ser feita em meio a higiene bucal, sendo feita pela própria escova de dentes com cerdas macias, ou ainda por meio da própria estrutura de higienização oferecida pela marca.

Qual o preço do alinhador invisível?

O preço do alinhador invisível costuma dividir opiniões, uma vez que possui um valor mais elevado do que os modelos tradicionais. O valor médio estipulado varia aproximadamente de R$ 2 mil a R$ 6 mil.

No entanto, o preço irá depender da gravidade do caso, da duração do tratamento e de seu dentista.

visitas regulares ao dentista

Visitas regulares ao dentista

As visitas ao dentista, independente do tipo de tratamento, deve ser periódica, já que junto a higiene bucal adequada, faz parte da ação preventiva e da manutenção da saúde bucal.

É também através das visitas a clínica odontológica que o dentista é capaz de avaliar a arcada dentária do paciente e de diagnosticar as suas necessidades de forma precoce, o encaminhando para o tipo de tratamento ideal.

Deve-se ter em vista que o sucesso do tratamento pelo invisalign depende da disciplina do usuário, logo, não hesite em contatar o profissional responsável quando for preciso.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

Deixe seu comentário