Existem diversas condições, como inflamações e infecções virais, que podem acometer o paciente por sintomas de irritação na garganta e tosse seca.
Nesse artigo, você saberá quais são as possíveis causas desses sintomas, assim como as formas de tratá-los com eficácia. Desejamos uma boa leitura!
Aqui você vai encontrar:
Irritação na garganta e tosse seca: causas da condição
Os sintomas de irritação na garganta e tosse seca podem acometer os pacientes que apresentam diversos tipos de condições como, por exemplo, infecções virais, exposição a substâncias alérgenas, alergias, refluxo ácido, entre outras. Confira:
-
Abcesso dentário
Um abscesso dentário ocorre quando uma infecção agravante surge na raiz dos dentes ou na gengiva adjacente pode provocar o abscesso dentário, causando dor e inchaço local, além de tosse seca e irritação na garganta.
-
Alergias
A alergia é uma reação do sistema imunológico diante da suspeita de corpos que entram em contato com o nosso organismo e que, talvez, poderiam ser inofensivas.
Alguns estudos comprovam que, ao nascer por parto natural, mamar no peito e manter a criança em contato com animais são fatores cruciais para a produção de anticorpos contra a alergia.
Além disso, a hereditariedade pode transmitir a propensão a alergias. Substâncias como a poeira, mofo e pólen são agentes causadores dessa condição.
-
Ar seco
O tempo seco pode impactar na saúde através de sintomas respiratórios e alérgicos. Isso acontece porque a baixa umidade do ar pode provocar irritação e ressecamento nos olhos, na pele e na mucosa respiratória, que perde um pouco a capacidade de proteção do organismo e torna-o propenso ao acometimento por infecções virais, irritações e alergias.
-
Asma
A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns, que pode causar sintomas como dificuldades para respirar, dor no peito, irritação na garganta e tosse seca. Para controlar a doença, pode ser necessária a utilização de inaladores.
-
Distúrbios das cordas vocais
São distúrbios que provocam desconforto respiratório agudo no paciente, devido a irregularidades na movimentação das pregas vocais durante a inspiração. Essa situação pode acontecer acidentalmente ou, até mesmo, quando há ausência de repouso vocal.
-
Efeitos colaterais
Ocorrem quando há reação irregular do organismo devido a utilização de alguma substância farmacológica.
-
Exposição a substâncias irritantes
Substâncias irritantes provocam irritação no organismo de seres vivos quando entram em contato com a pele, mucosas e olhos, conduzindo à inflamação das áreas afetadas.
Os rótulos e etiquetas dessas substâncias contém a sigla Xi, onde “i” vem de “irritating” (irritante em inglês).
-
Infecção dentária
Uma cárie não tratada ou lesão dentária pode atrair bactérias e causar uma infecção dentária, situação que pode se estender e acometer a garganta.
-
Infecções virais
Infecção viral é um termo designado para tratar das doenças provocadas por vírus patogênicos, ocorrendo especialmente pelo contato com secreções de pessoas infectadas ou pela água, alimentos e objetos contaminados. Alguns exemplos dessas infecções são: gripe, herpes, catapora, sarampo e hepatite.
-
Refluxo ácido
Refluxo ácido, ou refluxo gastroesofágico, é o retorno involuntário do conteúdo estomacal para o esôfago. Essa condição pode causar sintomas como a irritação na garganta e tosse seca.
-
Tabagismo
O tabagismo é uma doença crônica em que há dependência à nicotina, substância presente nos produtos à base de tabaco, como cigarro, charuto e outros. O tabagismo também pode provocar irritação na garganta e tosse seca, além de outros sintomas.
A irritação na garganta e tosse seca pode vir acompanhada de outros sintomas? Quais?
Pessoas acometidas pela irritação na garganta e tosse seca também podem apresentar sinais como, por exemplo:
- Dor de garganta, especialmente ao falar e engolir alimentos;
- Rouquidão;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo;
- Fadiga;
- Febre;
- Falta de apetite.
Como acabar com irritação na garganta e tosse seca?
Para acabar de vez com a irritação na garganta e tosse seca, você deve procurar um profissional da saúde que oferecerá as melhores opções de tratamento disponíveis para a sua situação.
Mas antes, é necessário o diagnóstico das causas desses sintomas e o tratamento correto para o agente irritante. Após a realização da consulta, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar os sintomas. Veja o que é bom para garganta irritada:
- Administração de xaropes e remédios, antibióticos sob orientação médica;
- Manter os ambientes sempre limpos;
- Durante tempos secos, utilizar umidificadores de ar;
- Realizar terapia de fala, em casos de desgaste vocal;
- Realizar uma boa higienização de alimentos, mãos e boca, incluindo a utilização de fio dental e enxaguante bucal diariamente;
- Hidrate-se e alimente-se bem, para limpar o organismo e aumentar a imunidade;
- Realize gargarejos de água morna com sal;
- Beba líquidos mornos, especialmente chás. Você pode optar por adoçar com mel, por exemplo, que pode auxiliar no fortalecimento da imunidade;
- Evite fumar, beber e consumir substâncias irritantes na alimentação, como ácidos, temperos fortes e/ou apimentados.
Essas medidas também podem auxiliar na prevenção dos sintomas de irritação na garganta e tosse seca, através da profilaxia dos agentes causadores.
Irritação na garganta e tosse seca podem ser COVID?
Sim, esses sintomas podem indicar a infecção pelo vírus da COVID. O ideal é que, caso haja a suspeita e presença de outros sintomas, o paciente entre em contato com um profissional da saúde para avaliar os sinais e realizar exames necessários para diagnosticar e tratar corretamente a doença.
Impactos da irritação na garganta e tosse seca na qualidade de vida
Caso esses sintomas não sejam diagnosticados e tratados corretamente, podem se agravar e afetar nas atividades diárias dos pacientes, como o sono, a fala, alimentação e, até mesmo, na concentração, humor e bem-estar emocional.
Por isso, na presença de sinais, procure um médico para tratar os sintomas e melhorar a sua qualidade de vida.
Quando devo procurar um dentista ou médico?
Em casos de irritação na garganta e tosse, procure um médico se:
- Os sintomas se apresentarem por mais de uma semana ou piorarem;
- Houver dificuldade respiratória;
- Apresentar febre alta e persistente;
- Houver fortes dores na garganta;
- Apresentar sangue durante tosse;
- Houver rouquidão persistente;
- Houver histórico de problemas respiratórios, como asma;
- Suspeitar de alguma outra condição médica.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados com a arcada dentária. Isso porque é pelas visitas ao consultório que o paciente é avaliado de forma adequada, levando em consideração o seu histórico de saúde bucal, sintomas e cuidados para a execução dos melhores tratamentos.
É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar o estado da dentição, detectar e tratar problemas em sua fase inicial. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.
O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.