Saúde Bucal

É bastante comum ficarmos com os lábios ardendo, mas você sabe por que ficamos com os lábios ardendo?

Eles são um sintoma bastante incômodo que podem ocorrer por vários motivos e nesse artigo falaremos mais a respeito deles e também conferir suas principais causas. Confira:

O que pode ser lábios ardendo?

Assim como dito anteriormente, podemos ficar com os lábios ardendo por vários motivos, confira os principais causadores desse sintoma:

Boca seca

A boca seca ou xerostomia é um problema que, assim como o nome sugere, causa o ressecamento bucal, geralmente relacionado a baixa produção de saliva.

É comum que essa condição deixe a boca e lábios ardendo, além de halitose e saburra. Essa redução na quantidade de saliva produzida pode acontecer por diversos motivos, principalmente por:

  • Desidratação: o baixo consumo de água pode afetar diversas funções do organismo, sendo a produção de saliva uma delas. Consequentemente, ao reduzir a produção de saliva, a desidratação acaba causando a xerostomia;
  • Respiração bucal: naturalmente tendemos a respirar pelo nariz, no entanto, algumas pessoas acabam respirando pela boca na maior parte do tempo, o que pode acontecer por diversos motivos.

No entanto, esse hábito de respirar pela boca pode causar diversos problemas e dentre eles está a xerostomia. A respiração bucal provoca a xerostomia pelo fato de fazer com que um grande fluxo de ar circule dentro da boca.

Sendo assim, esse fluxo de ar no interior acaba secando a saliva, fazendo com que a boca fique seca;

  • Tabagismo e alcoolismo: não é novidade que o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros é bastante prejudicial à saúde.

Porém, além dos diversos problemas que eles podem causar, eles também possuem substâncias que afetam a produção de saliva do paciente.

Dessa forma, por causarem alterações na produção de saliva do paciente, eles podem causar a boca seca;

  • Alterações hormonais e medicamentos: algumas situações que causam alteração hormonal como a gravidez ou alguns medicamentos antidepressivos e ansiolíticos, podem afetar a produção de saliva.

Dessa forma, a boca seca pode ser um efeito colateral dos medicamentos ou um sintoma causado pela gravidez;

  • Quimio e radioterapia: a realização desses tratamentos, especialmente quando realizados na região do pescoço e cabeça, podem afetar a produção de saliva do paciente, causando a xerostomia.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Lábios ressecados

A boca ressecada, assim como o nome sugere, é um problema que pode ser causado por diversos motivos, sendo os principais:

  • Mudança de clima para um clima muito seco ou muito quente;
  • Desidratação;
  • Hábito de morder os lábios;
  • Umedecer os lábios com saliva;
  • Uso de alguns medicamentos, em especial os que são utilizados para o tratamento de acnes.

Já entre os sintomas causados por essa condição é possível citar a sensação de lábios ardendo, rachaduras, descamação e feridas.

Síndrome da ardência bucal

A síndrome da ardência bucal é uma condição que não provoca nenhuma mudança física, ou seja, não causa nenhuma mudança na aparência da boca.

No entanto, apesar de não causar nenhuma mudança física, essa condição pode deixar a boca, a língua e os lábios ardendo.

Essa condição não possui uma causa específica, porém, acredita-se que ela pode ser causada por alterações psicológicas, como estresse, ansiedade, déficit nutricional, boca seca, alergia, doenças da mucosa oral, anemia e diabetes.

O que fazer quando os lábios estão ardendo

O que fazer quando os lábios estão ardendo?

Assim como visto acima, os lábios podem ficar ardendo por diversos motivos nos quais cada um tende a possuir seu próprio método de tratamento, no entanto, todos eles possuem como forma de tratamento beber água.

Isso se deve ao fato de que o ato de hidratar-se mantém a produção de saliva sem mudanças e também contribui para hidratar os lábios.

Para hidratar os lábios ressecados também é recomendado fazer o uso de hidratantes labiais, bem como o uso de protetores solares labiais, o profissional também pode indicar o uso de alguns medicamentos tópicos para hidratar os lábios.

Também é recomendado evitar o umedecer os lábios com saliva, pois essa prática pode intensificar o ressecamento labial.

No caso da síndrome da ardência bucal, o tratamento geralmente é feito através do uso de alguns medicamentos tópicos aplicados no interior da boca.

Quando a causa da ardência dos lábios é o déficit da produção de saliva, o paciente pode utilizar uma goma de mascar sem açúcar para estimular a produção de saliva e ajudar a amenizar o problema.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garante que sejam possível avaliar os lábios ardendo e tratá-los da maneira correta.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO