Os lábios ressecados correspondem a um sintoma que pode ser provocado por diversos fatores, podendo estar relacionados à falta de algum nutriente ou água no corpo ou alguma doença.
Para saber mais a respeita desta condição, continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Como são os lábios ressecados?
Os lábios ressecados são uma condição que surge quando os lábios ficam muito secos, ou seja, quando não recebem a hidratação necessária.
Geralmente esta condição não surge de forma grave, o que faz com que não seja necessário realizar nenhum tipo de tratamento específico.
Contudo, existem alguns casos mais severos onde ela pode provocar descamações, feridas ou rachaduras, o que acaba fazendo com que seja necessário utilizar algum tipo de medicamento tópico para aliviar os sintomas.
É possível identificar o ressecamento labial a partir de alguns sinais, como a descamação e rachadura dos lábios, sensibilidade aumentada, vermelhidão, ardor e em alguns casos mais graves feridas e sangramentos labiais.
Lábios ressecados, o que pode ser?
Assim como vimos acima, o ressecamento labial diz respeito a uma situação onde os lábios do paciente não recebem hidratação suficiente, o que pode acabar provocando o surgimento de alguns sintomas característicos dos lábios ressecados. Confira porque os lábios ficam ressecados:
Respiração bucal
Sob circunstâncias normais, a respiração ideal deve ser feita pelo nariz, no entanto, existem algumas condições que podem acabar fazendo com que o paciente respire pela boca.
Quando isto ocorre, há um grande fluxo de ar passando pela boca do paciente, o que pode acabar deixando os lábios ressecados.
Este é apenas um dos problemas que podem ser provocados pela respiração bucal, sendo assim, o recomendado é sempre respirar pela boca.
Clima
Assim como sabemos, ao decorrer do ano, temos a alteração das estações que podem deixar o clima mais quente, frio, úmido ou seco.
Quando há uma mudança onde o clima fica mais seco, é comum que fiquemos com a pele mais ressecada, o que também é verdade para os lábios.
Desidratação
Assim como sabemos, é extremamente importante consumir água para manter o corpo bem hidratado e prevenir algumas complicações como problemas renais.
Logo, uma boa hidratação garante que seja possível manter os lábios e o restante do corpo bem hidratados, prevenindo assim o ressecamento labial.
Queimadura solar
Outro fator que também pode deixar os lábios ressecados é a alta exposição à luz solar. Isto se deve ao fato de que a pele dos lábios é bastante fina, logo esta exposição pode resultar no ressecamento e em queimaduras, além de também poder provocar outras complicações como o câncer labial.
Sintoma de alguma doença
Os lábios ressecados também podem podem ser sintomas de alguma complicação, como por exemplo a diabetes, visto que o aumento do açúcar na corrente sanguínea pode desequilibrar o pH da boca e afetar a hidratação dos lábios.
Isto também pode ser um sinal de déficit vitamínico, o que faz com que seja importante manter uma alimentação saudável para repor todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.
Efeito colateral de medicamentos
Existem algumas substâncias que são utilizadas para tratar determinadas condições, como por exemplo os remédios para acne ou tratamentos mais fortes, como a quimio e radioterapia.
Alergias
Algumas pessoas podem apresentar reações adversas ao utilizar alguns produtos, como batons e cremes dentais, e um dos sintomas da alergia nos lábios pode ser o ressecamento labial.
O que é bom para os lábios ressecados?
Assim como vimos anteriormente, os lábios ressecados podem ser provocados por diversos fatores, o que faz com que existam diferentes formas de aliviá-los.
Caso mesmo adotando estes cuidados os lábios não apresentem nenhuma melhora, é recomendado procurar um profissional para que ele possa avaliar e indicar a melhor maneira de se tratar a condição.
Confira mais sobre o que fazer para lábios ressecados:
Beba bastante água
O consumo de água é extremamente importante, não só para prevenir os lábios ressecados, mas também para a prevenção de outras complicações.
Sendo assim, para garantir prevenir o surgimento do ressecamento labial e para a manutenção do corpo bem hidratado é importante que o paciente beba bastante água.
Utilize hidratantes labiais
Os hidratantes labiais correspondem a produtos tópicos que são aplicados diretamente sobre os lábios com o intuito de mantê-los hidratados e prevenir ou combater o ressecamento.
Além disso, também é importante utilizar versões que possuem proteção solar em sua composição, para prevenir o ressecamento derivado da exposição solar.
Evite alguns hábitos
Quando sentimos que estamos com os lábios ressecados geralmente passamos a língua sobre eles para umedecê-los.
No entanto, este hábito pode ser prejudicial e apenas favorecer o seu surgimento do ressecamento, o que ocorre devido ao fato de a saliva possuir um pH ácido, favorecendo assim o surgimento do ressecamento.
Também é importante evitar remover as pelinhas que saem dos lábios quando estão ressecados, tendo em vista que isto pode acabar provocando feridas ou agravando as já existentes, comprometendo a regeneração dos lábios.
Como prevenir o ressecamento labial?
Assim como foi visto no artigo acima, os lábios ressecados podem ser provocados por diversos fatores, no entanto, existem algumas formas de se prevenir o seu surgimento.
Desta forma, para se prevenir o ressecamento dos lábios é importante que o paciente tome alguns cuidados, como:
- Beber bastante água para manter o corpo bem hidratado, evitando assim a desidratação do corpo como um todo e dos lábios do paciente;
- Evitar a exposição excessiva dos lábios ao sol;
- Utilizar hidratantes labiais que possuem filtro solar;
- Evitar utilizar a língua para umedecer os lábios.
Nos casos onde o paciente possui doenças crônicas que podem provocar o ressecamento labial, como a diabetes, é importante fazer o acompanhamento médico e tomar os cuidados necessários.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.