Lente de contato dental

Lente de contato dental desgaste, veja se o desgaste dos dentes é realmente necessário. A lente de contato dental é um dos principais procedimentos feitos em consultório odontológico.

Isso faz com que o dentista seja alvo de várias dúvidas quanto a realização do procedimento.

Veja como é feita a aplicação da lente de contato dental, se é necessário ou não o desgaste do dente, quais as indicações do procedimento, contraindicações e valor:

O que é a lente de contato dental?

A lente de contato dental é um dos procedimentos favoritos dos pacientes, já que é um dos responsáveis pela restauração estética do sorriso. 

O tratamento se baseia na aplicação de uma película laminada nos dentes, que cobre as suas imperfeições, quanto ao formato do dente, seu posicionamento e até mesmo alterações de coloração.

Entre as possíveis indicações da lente de contato estão fraturas, rachaduras, manchas, dentes espaçados (diastemas) e dentes muito pequenos. Entre as principais indicações, também estão dentes manchados pelo tratamento de canal, proporcionando um sorriso mais branco e bonito.

Dessa forma, a lente é um tipo de prótese que pode ser confeccionada em porcelana ou cerâmica, obtendo características translúcidas e similares aos da dentição natural. Por ser sobreposta aos dentes, é uma estrutura ultrafina, mas que pode ter boa durabilidade.

A espessura mínima da película é de 0,25 mm, havendo poucos riscos de descolamentos ou possíveis fraturas. Por ser uma técnica que pode ser minimamente invasiva e capaz de obter resultados satisfatórios, é um procedimento famoso entre os famosos.

Como é feito o procedimento com lente de contato dental

Como é feito o procedimento com lente de contato dental?

A aplicação da lente de contato dental é bem tranquila e indolor.

Antes da sessão e até mesmo da confecção da lente, o odontologista fará uma análise da saúde bucal, percebendo se há indicações ou contraindicações à respeito do procedimento. 

É assim, que, caso percebida a indicação para o problema, e na ausência de nenhuma complicação que o molde será feito para a confecção das lentes. Aqui também o odontologista irá fazer o planejamento digital do tamanho, da coloração e do posicionamento da dentição, passando pelo consentimento e aprovação do paciente.

Com somente uma consulta que é possível que a estrutura dentária seja preparada, moldada ou escaneada, podendo o modelo ser enviado a um laboratório protético, especializado em lente de contato dental.

Com a concretização das lentes, é feita a sessão para a fixação das lentes de contato. Primeiramente o dentista irá realizar a passagem do um ácido específico no dente, que fará com que ele fique com um aspecto poroso. Assim, a superfície do dente será preparada com um cimento adesivo e silano, responsável por fazer a junção do cimento com à prótese.

Lente de contato dental vs facetas dentárias, qual a diferença?

É comum que o paciente tenda a confundir a lente de contato dental com a faceta dentária. Contudo, elas apresentam diferenças marcantes. 

A principal diferença entre as lentes de contato e as facetas dentárias está em sua espessura. Enquanto a faceta de porcelana possui cerca de 0,7 mm de espessura, a lente de contato dental é ainda mais fina, medindo cerca de 0,2 e 0,4 mm. 

Ambas são laminados cerâmicos, e possuem os mesmos objetivos, envolvendo alterações na forma, volume, cor e/ou textura.

Por serem mais finas, as lentes de contato dentais tendem a ser as mais recomendadas em casos de pequenas alterações na forma dental. 

Além disso, para que seja feita a melhor indicação, o cirurgião dentista responsável pode considerar algumas particularidades, tal como a existência de restaurações no remanescente dental, a presença se alterações de cor em certos dentes e em casos de inclinações variadas nos dentes e que necessitem de correção antes da colocação seja das lentes ou facetas.

vantagens da lente de contato dental

Lente de contato dental desgaste, é ou não necessário?

Como já dito, muitos pacientes que são indicados a aplicação de lentes de contato dental, ou que queiram optar pelo tratamento, tendem a queixar sobre a necessidade ou não de desgaste dos dentes naturais.

Também considerando a fina espessura das lentes, também é por isso que não há a necessidade de desgaste do dente. Contudo, em alguns casos, o desgaste que é feito é mínimo, e leva em conta o melhor aspecto estético da dentição.

O desgaste para a colocação da lente de contato dental tendem a ser pequenos e irão variar de acordo com a necessidade do paciente. Normalmente esse desgaste é feito na região próxima à gengiva. 

Quando não feito o desgaste antes da colocação da lente, é possível observar a longo prazo inflamações resultantes de um sobrecontorno, além do acúmulo de placa bacteriana na região, fazendo com que o procedimento seja refeito.

É no procedimento com facetas que o desgaste faz parte do processo, e permite que as facetas dentárias se estabilizem sobre os dentes, melhorando não só a estética, mas também a sua estabilidade. Assim sendo, os dentes são lixados para que as facetas, mas espessas, sejam coladas, proporcionando um visual mais harmônico e uniforme.

É pelo preparo do dente por desgaste que se consegue evitar a incidência de sobrecontornos, que podem acabar por comprometer à saúde do tecido gengival, prevenindo ângulos que possam causar tensões na cerâmica, etc.

Afinal, quais as vantagens da lente de contato dental?

Graças as restauração estética e funcional dos dentes, a lente de contato dental é capaz de trazer uma série de vantagens para a aparência, autoestima, saúde bucal e qualidade de vida.

Veja quais são os principais benefícios da técnica:

Melhora estética do sorriso

O sorriso é nosso cartão de visita, procedimentos como a colocação de lente de contato dental são capazes de restaurar a aparência de forma positiva, trazendo melhorias significativas à autoestima. Isso considerando a correção do mau posicionamento, de quebras e separação.

Preservação da estrutura natural dos dentes

A aplicação de lentes está associada a minimização do desgaste que o dentista precisa realizar nos dentes, graças a sua estrutura fina. Considerando também as situações em que não se é necessário nenhuma reparação, sendo preservadas assim as estruturas dentárias naturais.

Vale considerar que a cobertura dos dentes pelas lentes não os inibem de problemas bucais, sendo necessário que os cuidados com a saúde bucal sejam mantidos de forma completa. É assim que os dentes naturais e as lentes são mantidos em seu melhor estado.

A realização de procedimentos regulares, como a limpeza profissional (profilaxia), também deve ser mantida.

Melhora funcional dos dentes

As lentes são confeccionadas à medida do dente, fazendo com que as suas estruturas naturais sejam conservadas, levando em consideração a estética, o funcional e o conforto do paciente.

No procedimento o dentista leva em consideração as particularidades da região bucal e mandibular, podendo assim evitar modificações no funcionamento mastigatório e fonético. Dessa forma, a colocação das lentes também atua melhorando as funções da dentição.

Boa resistência e boa durabilidade

Por meio da colocação das lentes de contato, se é possível recuperar a funcionalidade dos dentes, além de torná-los mais resistentes em pouco tempo. 

Graças a esta resistência, há ainda a boa durabilidade da peça, que possui uma duração média de 15 anos. Contudo, para que seja alcançado este período de tempo, o paciente deve considerar os cuidados e as orientações passadas pelo dentista, já que por serem finas, também são frágeis e suscetíveis a danos.

Entre os cuidados a serem mantidos estão bons hábitos de higiene bucal, consultas regulares ao consultório odontológico e o tratamento de hábitos parafuncionais, como roer unhas, e do bruxismo (ranger de dentes). 

Vale ressaltar ainda da boa resistência da lente em relação as manchas, já que elas não costumam manchar pela ingestão de alimentos e bebidas bem pigmentados. Contudo, considerando a presença dos dentes abaixo, evitar alimentos e bebidas de grande teor ácido também estão entre as medidas a serem passadas.

Tratamento indolor

Considerando o desgaste mínimo que envolve a técnica, não há necessidade de haver a aplicação de anestesia, já que a técnica não causa desconforto algum. O tratamento é seguro e os resultados podem ser perceptíveis quase que de forma imediata.

Quais são os principais cuidados com a lente de contato dental?

Para manter os benefícios da lente de contato dental, é necessário que o paciente considere alguns cuidados em seu cotidiano, são eles:

  • Boa higiene bucal diária – contando com de 2 a 3 escovações com escova macia, passagem de fio dental e finalização com antisséptico bucal sem álcool;
  • Boa alimentação – evitando alimentos duros e alimentos e bebidas muito ácidos, açucarados e pigmentados;
  • Evitar roer unhas;
  • Não abrir objetos ou embalagens com os dentes.

Pacientes com bruxismo devem seguir com o tratamento do distúrbio, pelo uso de placas de relaxamento ou aplicação da toxina botulínica.

Quais são as contraindicações do procedimento?

Assim como demais procedimentos, mesmo sendo uma técnica simples, a aplicação de lente de contato dental possui as suas contraindicações.

Entre as contraindicações do procedimento estão:

  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Canal sem tratamento;
  • Dentes trincados ou quebrados;
  • Inflamações ou infecções na gengiva;
  • Manchas.

Em casos de bruxismo e hábitos parafuncionais, o dentista pode recomendar que o paciente opte por fazer a colocação de facetas de porcelana, já que são mais grossas. A espessura da lente pode fazer com que ela se danifique em meio aos surtos, fazendo com que o procedimento perca os seus benefícios.

Quanto custa a lente de contato dental

Quanto custa a lente de contato dental?

O preço da aplicação da lente de contato dental é bastante variável, considerando as particularidades do caso, o número de lentes necessárias, o profissional e a clínica odontológica de sua escolha.

Dessa forma, vale considerar que o valor pode ficar em média de R$ 1.400 (mil e quatrocentos) a R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais). 

Contudo, sempre procure por um dentista especialista capacitado para que se obtenha resultados satisfatórios, além de evitar complicações em meio ao procedimento.

plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário