Lente de contato dental

Lente de contato dental valor, quanto custa, essa é uma pergunta rotineira. Para quem almeja um sorriso bonito e saudável, as visitas regulares ao dentista são a solução. Contudo, é comum que com o tempo, os dentes adquiram manchas e enfraqueçam com o tempo.

A lente de contato dental é um dos principais procedimentos estéticos para quem quer reverter essa situação e melhorar a aparência.

Veja aqui tudo o que você precisa antes de colocar lente de contato dental, seus benefícios, desvantagens, duração e quanto custa:

O que é lente de contato dental?

A lente de contato dental é uma lâmina de porcelana aplicada sobre os dentes para a reparação de danos estéticos. Por meio da colocação dessas capas é possível cobrir alterações de cor, formato e fraturas que comprometem a boa aparência do sorriso.

Esses laminados cerâmicos possuem uma espessura muito fina, entre 0,2 mm e 0,4 mm, sendo quase transparentes. Para a colocação das lentes é feita a moldagem e o planejamento estético, para que o procedimento seja feito em segurança.

A colocação dessas lentes tende a ter um resultado satisfatório e duradouro, sendo a solução para recuperar a vontade de sorrir, melhorar a autoestima e reerguer a confiança.

Uma vez que o material utilizado é bem semelhante à cor natural do dente, o efeito estético é bem agradável, sendo assim, não causando estranhamento e sendo um ótimo procedimento reparatório.

Quais são as suas indicações e contraindicações?

São várias as possíveis indicações para a colocação das lentes de contato dental, entre as principais motivações pode-se citar:

  • Melhora estética – tampando manchas, fraturas e tratando desarmonia do sorriso;
  • Ajuste do comprimento ou da largura dos dentes;
  • Melhora do impacto do diastema;
  • Reparação de dentes fraturados ou lascados;
  • Reparação de problemas de desgastes por bruxismo;
  • Conserto de dentes prejudicados por restaurações em resina;
  • Ajuda em tratamentos ortodônticos;
  • Correção de ângulos.

Quanto às contraindicações incluem menores de 18 anos que ainda estão em fase de crescimento facial, pessoas com dentes acinzentados por tratamento de canal, pacientes com extensas restaurações ou desgastados pelo bruxismo e diante de uma transferência de grupos dentários por tratamento dos incisivos. 

Entre outras possíveis contraindicações estão dentes para frente, dentes apinhados (tortos e girados), dentes com muitas restaurações em resina (pouca estrutura dental) e escurecimento dental acentuado por fluorose ou antibióticos. Dessa forma, cabe ao odontologista encaminhar o paciente para o melhor tratamento possível.

Quais são os benefícios da lente de contato dental?

Dente de porcelana valor

A lente de contato dental pode trazer uma série de benefícios, não só estéticos, mas também para a qualidade de vida do paciente. Entre as principais vantagens da aplicação da lente de contato dental estão:

  • Renovação da harmonia do sorriso;
  • Resultados satisfatórios;
  • Procedimento rápido – podendo o procedimento ser finalizado com 2 sessões;
  • Procedimento reversível – podendo haver a remoção das lentes pelo dentista;
  • Preservação da estrutura dental – já que a técnica não requer desgastes nos dentes;
  • Técnica segura;
  • Aspecto natural – com um sorriso bonito e de aparência saudável pela tonalidade e brilho semelhante aos dentes naturais em bom estado.

Lente de contato dental ou faceta dentária, qual a diferença?

Muitas pessoas confundem a lente de contato dental com aplicação de facetas dentárias, ou não conseguem definir qual é a real diferença entre os dois tipos de próteses.

Contudo, a principal diferença entre os produtos é a espessura, já que a das facetas tende a ser maior, que possuem cerca de 0,7 mm de densidade. É justamente por essa consistência que as facetas tendem a ser indicados em casos mais complexos em relação ao sorriso.

Por conta de serem mais densas, ao contrário das lentes de contato, a aplicação das facetas dentárias requer o desgaste dos dentes, mesmo que mínima. O desgaste é feito para que os dentes sejam uniformizados, buscando um mesmo ângulo e espessura.

A escolha do procedimento certo irá depender da percepção do profissional, logo, recorra a um dentista especialista em dentística para tirar as suas possíveis dúvidas. 

Normalmente, é a faceta a responsável por tratamentos que envolvem restaurações antigas, dentes desalinhados e muito manchados, com o mesmo comprometimento estético.

Como é feito o procedimento de lente de contato dental?

O procedimento de lente de contato dental é bem simples e não invasivo, mas deve ser feito somente com a indicação do dentista. Por conseguinte, não é necessário o uso de anestesia, sendo somente diante de abordagem mais complexas ou envolvendo dentes mais sensíveis.

Antes de ser iniciada a sessão, o paciente é submetido a avaliação da saúde bucal do paciente, identificando algum problema e o tratando inicialmente para que a colocação das lentes de porcelana não colaborem com a evolução do problema, e posteriormente, com a extração do dente.

Caso a saúde bucal e dos dentes esteja em dia, o procedimento pode ser feito tranquilamente, se recomendado. Diante de dentes muito escurecidos, antes da sessão, o odontologista pode encaminhar o paciente para um clareamento dental, para um melhor resultado.

Já na colocação das lentes de contato dental, o profissional irá analisar o rosto e o sorriso do paciente. Além disso, para uma melhor percepção da área, o paciente será submetido a um série de imagens digitais, fotografias e radiografias para que haja um planejamento mais certeiro e evitando desapontamentos.

Dessa forma, é feito um scanner da boca para que seja criado o modelo da dentição a ser reparada.

É por meio do planejamento que é feita a confecção das lentes de contato em uma impressora 3D, também considerando as necessidades do paciente.

Quando prontas, as lentes de contato dental são fixadas sobre os dentes, uma por uma, normalmente sem nenhum preparo ou após o desgaste mínimo dos dentes. Para a colocação, é utilizado um produto ácido, que auxilia na união do composto cerâmico ao dente.

Quanto tempo dura a lente de contato dental

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

O tempo de duração da lente de contato dental depende de como o paciente irá manter os cuidados após o procedimento.

Contudo, a média de duração do procedimento é de 15 anos, uma vez que há situações em que o tempo pode expandir. Isso também se deve a resistência do produto.

Contudo, ainda assim é necessário que as visitas ao dentista se mantenham regulares, de 6 em 6 meses, para que se observe se estão bem posicionadas, bem fixadas e assim evitando futuras complicações. Com o tempo, o intervalo das visitas pode aumentar para um ano para que sejam feitas as observações.

Como cuidar da lente de contato dental?

Para que as lentes de contato sejam mantidas em bom estado, é necessário recorrer a alguns cuidados do cotidiano. Entre os principais cuidados que devem ser mantidos estão:

  • Higiene bucal adequada – escovação ao menos 2 vezes ao dia, uso de creme dental pouco abrasivo e uso do fio dental diário;
  • Bochecho com antisséptico bucal na periodicidade indicada pelo dentista;
  • Evitar alimentos e bebidas bem pigmentadas – como chocolate, café, vinho, açaí e refrigerante;
  • Evitar alimentos muito duros;
  • Não roer as unhas, morder tampas de caneta, abrir embalagens com os dentes;
  • Evitar fumar;
  • Utilizar placa de bruxismo caso seja portador do distúrbio;
  • Consultas regulares ao dentista para o check-up odontológico.

Qual o valor da lente de contato dental?

O preço da lente de contato tende a ser bastante variável, dependendo da necessidade do paciente, do material, profissional e da clínica escolhida.  

O valor da colocação das lentes varia em média entre R$ 1.600 (mil e seiscentos reais) a R$ 3.500 (três mil e quinhentos reais) por dente.

Visitas regulares ao dentista

Para que haja a boa manutenção da lente de contato dental, a ação preventiva em conjunto a uma boa higiene bucal, o paciente deve se atentar às visitas periódicas ao dentista.

Além da manutenção, é por meio dessas idas à clínica odontológica que se há a avaliação da zona bucal e a realização dos tratamentos regulares, como a profilaxia (limpeza profissional), impedindo com que problemas advindos da formação da placa bacteriana apareçam e impeçam a aplicação das lentes.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

Deixe seu comentário