A leucoplasia pilosa é um tipo de leucoplasia que geralmente ocorre em pacientes que possuem o sistema imune debilitado por conta de alguma doença, como é o caso da AIDS.
Sendo assim, confira mais sobre essa condição no artigo a seguir:
Aqui você vai encontrar:
O que é leucoplasia pilosa?
A leucoplasia pilosa diz respeito a um tipo de leucoplasia que é responsável por causar o surgimento de manchas nas mucosas bucais que possuem a textura parecida com pelinhos em sua superfície, semelhante à candidíase oral.
Além disso, essas manchas geralmente acontecem quando o paciente possui alguma condição que causa uma baixa da imunidade, como por exemplo pessoas com AIDS.
Assim como a leucoplasia convencional, a pilosa também não tende a causar outros sintomas como ardência ou dor.
Quais os sintomas da leucoplasia pilosa oral?
A leucoplasia pilosa é um tipo de leucoplasia e como tal provoca o aparecimento de manchas esbranquiçadas na lateral da língua, porém também pode aparecer na superfície e também na parte inferior dela.
No entanto, a pilosa possui o diferencial que é o fato de sua superfície ter uma textura semelhante a pelinhos, assemelhando-se à candidíase oral.
Isso faz com que algumas vezes ela possa acabar sendo confundida, porém diferentemente da candidíase, a leucoplasia pilosa não apresenta nenhuma ardência ou dor.
Além disso, também é possível diferenciar essa condição das demais pelo fato de que essas manchas que ficam sobre a superfície da língua não podem ser removidas através da higienização convencional da língua.
O que causa essa condição?
A leucoplasia pilosa é uma condição causada pelo vírus Epstein-Barr, que pertence à mesma família de vírus que o causador da herpes.
Sendo assim, da mesma forma que a herpes labial, o Epstein-Barr também pode permanecer inativo no organismo do paciente, seja antes ou após a manifestação dos sintomas.
Ele tende a aflorar quando o paciente possui alguma condição que afeta seu sistema imune, como a AIDS, o que acaba possibilitando a manifestação desse vírus.
Isso ocorre devido ao fato de o HIV afeta a produção das células CD4, que são células do sistema imunológico que mantém esse vírus sob controle.
Portanto, ao serem reduzidas e o número de vírus aumentarem, ela acaba provocando uma manifestação desses sintomas, resultando na leucoplasia pilosa.
Leucoplasia pilosa tratamento?
O tratamento dessa condição é feito através do controle da manifestação dos vírus, ou seja, atacando diretamente o responsável por causar essa condição.
Desse modo, a leucoplasia pilosa pode desaparecer sem o uso de nenhum medicamento com a melhoria do sistema imune do paciente.
No entanto, como ela geralmente afeta pacientes portadores de HIV isso nem sempre ocorre. Logo, pode ser necessário utilizar antivirais para fazer o controle dessa condição.
Sendo assim, ao notar qualquer um dos sintomas dessa condição é importante que o paciente procure um médico ou um dentista.
Através de uma avaliação clínica e de uma possível biópsia é possível confirmar se realmente se trata de um caso de leucoplasia pilosa. Após a confirmação, o profissional irá decidir como será feito o tratamento.
A consulta com um profissional da saúde também se faz necessário devido ao fato de que em alguns casos essa condição pode ser uma lesão pré-cancerígena, ou seja, após o surgimento da leucoplasia pilosa pode acabar aparecendo lesões derivadas do câncer de boca.
Visitas regulares ao dentista
Assim como dito anteriormente, através das visitas regulares é possível realizar a profilaxia dentária, que é a limpeza profissional dos dentes.
Nesse procedimento é realizada também a remoção da placa bacteriana e a raspagem do tártaro, o que garante ao paciente a possibilidade de prevenir complicações derivadas desses problemas.
As visitas regulares também garantem que o paciente possa relatar qualquer desconforto que esteja sentindo e permite que o dentista possa realizar uma avaliação para verificar se está tudo em dia com a saúde bucal.
Através delas o profissional também pode avaliar a higienização bucal do paciente de modo que garanta que ele possa oferecer dicas a respeito de como higienizar os dentes da maneira correta.
Dessa forma, os planos odontológicos DentalVidas te auxiliam com a cobertura das visitas e também na hora de realizar as marcações dos seus atendimentos.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.