O tártaro é um problema que afeta bastante pessoas nos dias de hoje e que pode causar vários problemas à saúde bucal do paciente.
Nesse artigo falaremos mais a respeito do processo de limpeza de tártaro, que é responsável por removê-lo. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é tártaro?
O tártaro no dente, também chamado de cálculo dentário ou cálculo dental, é resultado do endurecimento da placa bacteriana que se encontra na superfície dos dentes.
Geralmente o tártaro acaba deixando os dentes com manchas escuras de coloração amarelada ou amarronzada em sua superfície, principalmente na região próxima a linha da gengiva.
Ele pode surgir na coroa do dente, que corresponde a sua parte visível, próximo a linha da gengiva e sob as gengivas, situação que acaba tornando sua identificação mais complicada.
Essa camada rígida de bactérias chamada tártaro também é responsável por criar um ambiente propício para o desenvolvimento de novas bactérias.
Dessa forma, ele também pode provocar o surgimento de novas complicações e comprometer a estética dos dentes.
Por que é importante fazer a limpeza de tártaro?
Assim como foi dito anteriormente, o tártaro é uma condição que pode causar vários outros problemas que podem comprometer a saúde bucal.
Portanto, a limpeza de tártaro é importante visto que ela é responsável por remover o tártaro da superfície dos dentes.
Sendo assim, a limpeza de tártaro pode contribuir para melhorar a estética dos dentes e também para prevenir as complicações causadas pelo tártaro.
A retirada do tártaro dos dentes pode contribuir para evitar o surgimento e o desenvolvimento de novas bactérias na boca.
Isso se deve ao fato de que o tártaro serve como uma camada protetora para essas bactérias, garantindo que elas possam se desenvolver mais facilmente.
Logo, a retirada do tártaro remove essa camada que protegia as bactérias, fazendo com que elas não possam se desenvolver tão facilmente.
Esse procedimento também consegue evitar o surgimento da gengivite, que é uma inflamação do tecido gengival, causada pelo acúmulo de bactérias junto ao tártaro no dente próximo a linha das gengivas.
A gengivite é responsável por causar vermelhidão e sensibilidade na região além de também causar alguns sangramentos.
Prevenindo a gengivite também é possível prevenir a periodontite, que é a evolução da gengivite, e pode causar perda do tecido gengival e do tecido ósseo alveolar.
Através da limpeza de tártaro também é possível evitar que as bactérias caiam na corrente sanguínea, evitando assim a bacteremia.
Como é feita a limpeza de tártaro?
A limpeza de tártaro é um procedimento realizado durante a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes realizada por um profissional.
Ela pode ser realizada de duas maneiras diferentes quando o tártaro se encontra nos dentes sobre a linha da gengiva.
As duas maneiras diferentes são através do uso do aparelho de ultrassom que é responsável por emitir ondas de alta frequência que ao entrar em contato quebram o tártaro facilitando sua remoção, já a outra maneira consiste no uso de uma cureta convencional para fazer a raspagem do tártaro.
No entanto, quando há a presença do tártaro sob a gengiva é necessário realizar a raspagem subgengival, que é o procedimento responsável por remover o tártaro presente embaixo das gengivas.
Como prevenir o tártaro?
Assim como visto anteriormente, o tártaro é uma complicação causada principalmente pelo acúmulo de bactérias que ocorre graças à má higienização dos dentes.
Sendo assim, para prevenir a formação do tártaro é importante que o paciente atente-se à higienização de sua boca.
Portanto é importante escovar os dentes da maneira correta para remover as partículas de alimentos que ficam presas na superfície dos dentes.
Além da escovação também é importante utilizar o fio dental, visto que ele é responsável por remover as partículas de alimentos na região entre os dentes, visto que a escova não alcança.
Também é importante realizar as visitas regulares ao dentista, visto que através delas é possível fazer a profilaxia, procedimento onde também será realizada a limpeza de tártaro, e permite que o profissional possa fazer uma avaliação do estado da saúde bucal do paciente.
Dessa forma é possível prevenir e combater possíveis complicações que possam surgir na boca do paciente.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa identificar e avaliar o tártaro antes que ele se torne uma complicação grave.
Caso necessário, o dentista também pode realizar uma remoção de tártaro para removê-lo e evitar que ele cause maiores problemas.
Elas também oferecem a possibilidade de realizar procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, que deve ser realizada de 6 em 6 meses.
Além disso, por meio delas também é possível a identificação e tratamento de outros problemas precocemente, o que evita seu agravamento e torna sua correção mais simples.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!