A língua dormente é um sintoma que pode significar que há algo de errado com a saúde bucal devido ao fato de que não é comum que ela fique assim.
Confira mais a respeito dela no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que pode ser língua dormente e o que fazer?
A língua dormente é um sintoma de alguma condição, portanto é importante ficar atento devido ao fato de que ela pode significar vários problemas.
Sendo assim, ao perceber a presença da língua dormente é importante que o paciente esteja atento a presença desse sintoma para que possa saber quais condições podem estar afligindo-o.
Confira o que pode ser língua dormente:
Lesão no nervo
Dentro da boca existem vários nervos que são responsáveis pela sensibilidade e movimento de suas estruturas, como os lábios e a língua.
Algumas vezes após alguns procedimentos cirúrgicos orais, como a extração de siso, podem acontecer lesões nos nervos alveolar inferior e no nervo lingual. A lesão nesses nervos pode acabar causando a parestesia, ou seja, pode acabar deixando os lábios e a língua dormente.
O que fazer?
Apesar as lesões nos nervos pós cirurgias não serem muito comuns, elas podem ser bastante incômodas por conta da sensação de dormência.
Em alguns casos esses sintomas podem desaparecer dentro de alguns meses, no entanto, caso com o passar dos meses os sintomas não apresentem melhora ou o paciente deseje resolver essa condição rapidamente é recomendado procurar atendimento com o seu dentista.
Alergias alimentares
As alergias dizem respeito a uma resposta exagerada do sistema imune a determinadas substâncias que entram em contato com o organismo.
Essa condição pode:
- Causar coceira e vermelhidão;
- Deixar a boca inchada;
- Provocar a produção de coriza;
- Deixar os lábios e a língua dormente;
- Causar espirros;
- Deixar os olhos lacrimejando;
- Provocar diarréia, dores abdominais e vômitos;
- Causar a sudorese intensa.
Em alguns casos mais severos, o inchaço provocado pela alergia pode causar o fechamento das vias aéreas do paciente, podendo causar a morte em alguns casos.
Dessa forma é importante atentar-se aos sintomas para identificar os alimentos aos quais o paciente é alérgico, além disso também é importante tomar cuidado com os alimentos que os parentes são alérgicos visto que a alergia pode ser herdada geneticamente.
O que fazer?
Para tratar a alergia alimentar é importante consultar-se com um médico o mais rápido possível e a forma de tratamento pode variar de acordo com a intensidade dos sintomas.
Sendo assim, os casos mais graves são tratados com o uso de remédios anti-histamínicos ou corticoides e nos casos de anafilaxia geralmente utiliza-se uma injeção epinefrina.
Hipoglicemia e hipocalcemia
A hipocalcemia consiste em uma situação onde os níveis de cálcio no sangue estão baixos e a hipoglicemia, que é o contrário de hiperglicemia (glicemia alta), no baixo nível de açúcar no sangue.
O baixo nível de cálcio geralmente não causa nenhum sintoma, porém, quando ele está muito baixo podem aparecer sintomas como espasmos, confusão, convulsões e também deixar as mãos, a boca e a língua dormente.
Geralmente isso ocorre por conta do déficit de vitamina D ou do próprio cálcio, assim como o hipoparatireoidismo, doenças renais e o consumo de bebidas alcoólicas.
Já a queda nos níveis de açúcar tende a deixar a boca e a língua dormente, assim como causar fraqueza, tremor, sudorese, tontura, fome, náusea, sonolência e dor de cabeça.
Essa condição normalmente pode ocorrer por conta da alta produção de insulina, diabetes, doenças cardíacas, renais ou hepáticas, alcoolismo e realização de atividades físicas sem a alimentação adequada.
O que fazer?
No caso da hipocalcemia, o tratamento irá variar de acordo com a causa e gravidade dos sintomas, porém geralmente consiste na reposição de cálcio no hospital através de suplementos e alimentos.
Já a hipoglicemia geralmente recomenda-se ingerir carboidratos líquidos, como uma colher de mel, ou chupar uma bala para controlar o açúcar e após alguns minutos medir o nível de açúcar no sangue novamente.
Caso o nível glicêmico continue abaixo do esperado é recomendado procurar atendimento médico para identificar a causa e procurar soluções.
Queimadura
O consumo de algum alimento ou bebida muito quente, o que pode causar queimaduras no céu da boca e na língua, provocando uma lesão que pode causa vermelhidão, dor, ardência e deixar a língua dormente.
O que fazer?
Para aliviar os desconfortos da queimadura, o paciente pode ingerir alimentos mais frios, como sorvetes e gelatinas. Nos casos onde a queimadura é grave ou haja sangue na queimadura é importante procurar atendimento profissional.
Déficit de vitamina B
O déficit de vitaminas é conhecido por causar diversos sintomas no corpo, sendo assim, a falta de vitamina B pode causar cansaço, irritabilidade, dor de cabeça e deixar a boca e a língua dormente.
O baixo nível dessa vitamina geralmente é causado pela baixa ingestão de alimentos que a possuem ou o uso de algum remédio que atrapalhe sua absorção.
O que fazer?
Para tratar o baixo nível de vitamina B no corpo é recomendado a reposição delas, que geralmente é feita através do consumo de alimentos ricos em vitamina B ou por meio de suplementos receitados.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o paciente possa ter o devido acompanhamento a respeito da língua dormente.
Isso permite que o dentista as identifique com maior facilidade e de maneira precoce, o que facilita o tratamento delas.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!