A língua rachada é um dos problemas que atingem a zona bucal e que pode causar certo alarde no paciente por conta de seu impacto estético.
Conheça aqui quais são os sinais da condição, quais são as suas possíveis causas e suas formas de tratamento:
Aqui você vai encontrar:
O que é língua rachada?
A língua rachada, também chamada de língua escrotal ou formalmente como língua fissurada, se trata de uma alteração benigna caracterizada pela presença de fissuras e cortes na língua.
O desenvolvimento dessa condição não possui causa específica, o que faz com que o seu tratamento envolva cuidados que prezam não só pela saúde bucal, mas também geral.
É por meio desses cuidados que se consegue evitar que a condição possibilite a evolução de outras anomalias. Isso considerando que as fendas na língua permitem que ela seja suscetível ao acúmulo de resíduos, e assim de microrganismos, como o fungo Candida albicans.
Na falta de complicações relacionadas, o problema não é perigoso e nem contagioso.
Pesquisas apontam que a língua rachada é mais apto em pessoas de idade mais avançada, além de ser mais comum em homens do que mulheres.
Quais são os sintomas da língua rachada?
Na maioria das vezes, a língua rachada não é acompanhada de algum sintoma.
Contudo, considerando as condições nas quais as rachaduras na língua estão expostas, elas podem estar acompanhadas de outros sintomas, o que deve ajudar no diagnóstico do problema pelo paciente e dentista.
As ranhuras e desenhos na língua, podem estar ligadas à queimação, o que está frequentemente associado ao consumo de alimentos e bebidas ácidas.
Também considerando as possíveis associações, é possível que o aparecimento de outros sintomas, como ardência, dores leves e halitose (mau hálito), causado pela má escovação.
Considerando o sintoma principal do problema, as fendas na língua podem assumir diversas profundidades, cerca de 2 a 6 mm e podendo ter seções distintas. Dessa forma, há apenas um sulco descendo pelo centro da língua.
É normal que as dores sentidas também estejam associadas à má higiene bucal, ao uso de certos medicamentos e ao refluxo gastroesofágico.
Quais são as causas da língua rachada?
Como dito, a língua rachada não possui uma causa específica, entretanto, ela pode estar associada a predisposição genética. Assim sendo, à medida que a pessoa se desenvolve, a tendência é que as fissuras fiquem mais expressivas.
Além disso, mesmo que as fissuras na língua não possuam uma causa principal, pessoas com algumas condições e complicações de saúde possam ser mais suscetíveis, como Síndrome de Down, Síndrome de Sjögren, Síndrome Melkersson-Rosenthal, psoríase e acromegalia.
Pessoas que possuem língua geográfica também tendem a ser mais afetadas pela língua rachada, já que por deixar as papilas gustativas, também sofrem com as rachaduras na língua.
A língua escrotal também pode ser um indicativo de doenças como candidíase oral e sapinho. Aliás, pode sinalizar problemas como falta de vitaminas e minerais que comprometam a estrutura do músculo.
As lesões na língua podem ser decorrentes das ações de vermes, considerando aqueles que comprometem na quantidade de ferro, acabando por levar a anemia e a danos na língua.
Doenças do trato gastrointestinal também podem ter sintomas e afetar a aparência da língua. Por meio de doenças como colite, gastrite e pancreatite pode ocorrer a má absorção de nutrientes e a degeneração da mucosa dos órgãos afetados.
Em decorrência, as rachaduras na língua são um dos primeiros sintomas dessas patologias, devendo o paciente visitar um gastroenterologista além do dentista.
Por fim, entre outras possíveis causas podem-se citar alergias alimentares, tabagismo, estresse, ansiedade e bruxismo.
Língua rachada e saúde, como pode está associada?
Como visto, a língua fissurada pode estar associada a alguns problemas de saúde. Veja como ela está relacionada a eles:
Diabetes
Os diabetes são uma das doenças que podem levar ao aparecimento dessas marcas ou ranhuras, considerando ainda que a pele apresenta uma maior sensibilidade a certos alimentos.
Doenças do trato gastrointestinal
As fendas da língua também podem ser causadas por doenças do trato gastrointestinal, considerando o ácido e vapores liberados por ele, que podem voltar do estômago para as partes mais altas do sistema digestivo e causar a erosão.
Síndrome de Melkersson-Rosenthal
É uma condição rara marcada por rachaduras ou fissuras na língua. Contudo, também pode ser identificada pelo inchaço facial ou labial. Comumente, acaba por aparecer durante a infância ou início da adolescência, podendo a alteração continuar e torna-se um problema permanente.
Deficiências vitamínicas
A desnutrição, mesmo que em casos mais raros, pode causar rachaduras na língua. Entre as principais deficiências que a vitamina B12 pode está associada a deficiência a zinco, ferro e vitaminas do complexo B.
Afinal, como tratar a língua rachada?
A língua fissurada normalmente não requer tratamento, uma vez que normalmente não está acompanhada de sintomas além da estética.
Contudo, com alguns cuidados o problema pode ser minimizado ou tratado, dependendo de sua causa relacionada.
Veja quais são as principais formas de abordagem:
Mudança na dieta
Caso a causa das rachaduras seja a falta de vitaminas, a mudança na dieta alimentar é essencial, além da realização de um acompanhamento profissional por meio de exames de sangue.
É por meio dos exames que é possível detectar o tipo de deficiência nutricional, a suprindo por uma alimentação mais saudável e balanceada.
Evitar ingerir alimentos ácidos e apimentados também está entre os principais cuidados quanto a alimentação. Priorize alimentos como frutas, verduras, legumes, carnes magras e alimentos integrais. Alimentos processados também devem ser evitados já que não carregam a quantidade de nutrientes necessária.
Uso de medicamentos
O uso de medicamentos específicos também podem ser indicados para aquelas pessoas que possuem causas não genéticas da língua fissurada (quadros agudos).
Já que nessas circunstâncias o problema está relacionado a alergias ou fatores psicológicos, os medicamentos atuam o amenizando.
Os remédios também poderão atuar no tratamento de infecções ou inflamações já instaladas na língua e na regulagem do fluxo salivar.
Cuidados com a saúde
Como visto, a língua escrotal está frequentemente associada a problemas de saúde. Por isso, prezar pelo bem-estar e qualidade de vida estão entre as suas medidas preventivas e de tratamento.
Logo, é muito importante manter o acompanhamento médico em dia, principalmente diante de desequilíbrios orgânicos.
Não fumar
Considerando que o cigarro é um dos principais vilões da saúde bucal, a abstinência do cigarro é um fator importante para manter a boca livre de complicações.
Vale levar em conta que o cigarro provoca o ressecamento das mucosas bucais, além de afetar o pH da saliva e o fluxo salivar. Assim sendo, há o comprometimento das características naturais da língua e o aparecimento dos desenhos característicos.
Boa higiene bucal
Também é por meio de uma higiene bucal adequada que se é possível se ver livre de problemas que afetam não só os dentes e a mucosa, mas também a língua.
Assim sendo, procure pela avaliação regular do dentista e por suas orientações para manter a boa higiene bucal.
Para quem sofre com rachaduras na língua, a escovação adequada da área é essencial para evitar acúmulo de resíduos nas rachaduras, evitando inflamações, infecções e problemas de mau hálito. Dessa forma, se evita ainda que bactérias acumuladas, venham a migrar para outras partes da boca, para o dente e gengiva.
Para a higienização e remoção de detritos opte por uma escova de cerdas macias e o auxílio de um raspador de língua. Lavagens com desinfetantes específicos também podem ser indicadas.
O uso do raspador de língua deve acompanhar as escovações, assim, deve ser feito ao menos 2 vezes ao dia. O uso do fio dental e o bochecho com o antisséptico bucal também não devem ser ignorados, devendo acompanhar ao menos uma das escovações diárias.
Visitas regulares ao dentista
Assim como os cuidados com a saúde bucal, as visitas regulares ao consultório odontológico são igualmente importantes, uma vez que é somente pela avaliação do dentista que problemas bucais são identificados em sua fase inicial.
Diante da língua rachada, a visita ao odontologista será decisiva e significativa para rejeitar sua relação com qualquer problema grave.
Só assim, sob o acompanhamento odontológico, você preservará o bom estado de sua zona bucal e impedirá que distúrbios, dessa vez nocivos, se desenvolvam.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!