A língua é um órgão que possui diversas funções e suas alterações fisiológicas podem nos mostrar que há algo de errado com nosso organismo.
Sendo assim, confira como é e como manter a língua saudável no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Como é uma língua saudável?
A língua pode ser utilizada como um indicador do estado de saúde do corpo, visto que alterações em sua tonalidade ou em sua superfície podem indicar que o corpo não está bem.
Sendo assim, para saber sobre a saúde de sua língua o paciente deve saber como é uma língua saudável. As principais características que definem se ela está saudável ou não, são:
- Sua tonalidade, que em condições normais deve ser rosada;
- Sua superfície, que deve ser lisa e homogênea, de forma que seu dorso seja igual.
Em alguns casos pode existir uma camada esbranquiçada sobre a língua, mas nem sempre essa camada indica que há algo de errado, visto que algumas vezes ela pode ser apenas restos de alimentos e pode ser removida através de sua higienização.
Por que é importante ter uma língua saudável?
A língua é um órgão que possui diversas funções, de forma que ela é fundamental para o sistema digestório, por possuir um papel fundamental na mastigação, e também para o aparelho fonético, visto que ela exerce um papel fundamental na formação dos fonemas.
Sendo assim, é importante cuidar da saúde deste órgão devido ao fato de que sua integridade é necessária para a realização de algumas funções, como a fala, a respiração e a deglutição.
Ela também é responsável pelo paladar, garantindo assim que possamos sentir os gostos dos alimentos, como o azedo e o doce.
Logo, a manutenção de sua boa saúde garante que nenhuma de suas funcionalidade seja afetada, garantindo assim seu perfeito funcionamento.
Qual a diferença entre uma língua saudável e não saudável?
Assim como foi visto anteriormente, uma língua saudável possui um tom mais rosado e uma superfície homogênea, sem relevos ou manchas em sua superfície.
Logo, qualquer tipo de alteração, seja na tonalidade ou na superfície da língua pode indicar que há algo de errado com ela.
No entanto, também pode haver uma camada esbranquiçada na superfície da língua, que é chamada de saburra lingual, e corresponde ao acúmulo de partículas de alimentos e células mortas sobre sua superfície.
Isto acaba fazendo com que ela provoque mau hálito e também contribua para o desenvolvimento de outras complicações.
Quais sinais podem indicar que a língua não está saudável?
A língua consegue nos dizer bastante a respeito da saúde do corpo, de modo que quando ela se encontra em um estado anormal é possível supor que há algo de errado com o organismo do paciente.
Sendo assim, confira quais são os principais sinais que podem indicar que a língua não está saudável:
Manchas ou placas
O surgimento de manchas na superfície da língua pode ser um sinal da presença de saburra lingual, que é um dos tipos mais comuns que podem surgir na superfície da língua.
No entanto, a presença da saburra lingual nem sempre significa que há algo de errado com a saúde do paciente, visto que ela também se forma por conta da má higienização bucal, além de que algumas pessoas naturalmente produzirão mais saburra que as demais.
Além dela, as manchas brancas na superfície da língua também podem ser provocadas pela candidíase na boca, também conhecida como sapinho, que consiste em uma infecção bucal pelo fungo Candida albicans.
O tratamento da candidíase geralmente é feito através de antifúngicos, visto que o responsável por causar essa condição é um fungo.
Em alguns casos também pode ser possível encontrar algumas placas brancas rígidas no interior da boca, geralmente nas laterais da língua, que são chamadas de leucoplasia.
Geralmente ela é assintomática, porém é importante acompanhá-la devido ao fato de que ela pode se tornar uma lesão maligna.
Inchaço
Assim como foi dito anteriormente, a língua em suas condições normais possui um formato homogêneo, de forma que sua superfície fique completamente regular.
Sendo assim, ao perceber qualquer tipo de relevo ou alteração no relevo da língua, é importante que o paciente atente-se a isso, pois pode significar que há algo de errado com a saúde da língua.
O inchaço pode estar relacionado a algum tipo de lesão mecânica, tumor ou algum problema no sistema imunológico.
Ardência ou desconforto
Além das alterações que alteram sua aparência, os problemas que afetam a língua também podem ser provocados por conta de sintomas como ardência.
Isso se deve ao fato de que uma língua saudável é assintomática, ou seja, não há nenhum problema de ardor ou queimação.
Esses sintomas podem ser provocados por agentes externos, como a ingestão de algum alimento muito quente ou afim.
No entanto, nos casos onde os sintomas surgem por outra razão pode significar que há algo de errado com a saúde da língua ou do organismo.
Como manter a língua saudável?
Existem alguns cuidados que o paciente deve adotar para se prevenir das doenças da língua e mantê-la saudável. Sendo assim, confira quais são os principais cuidados que devemos ter:
- Mantenha uma boa higiene bucal: através de uma boa escovação e do uso correto do fio dental, visto que isso irá garantir a remoção das bactérias presentes sobre os dentes. A fim de complementar a higienização bucal o paciente deve utilizar um limpador de língua, que é responsável por remover toda a saburra de sua superfície;
- Hidrate-se bem: o consumo ideal de água diariamente irá garantir que a boca se encontre sem umedecida e que não haja nenhuma alteração na produção da saliva, prevenindo assim a boca seca, que pode contribuir para o aparecimento de diversas condições;
- Alimente-se bem: uma alimentação balanceada consegue garantir que o paciente irá ingerir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo, o que também resultará no bom funcionamento do sistema imune, prevenindo assim o surgimento de infecções bucais, como a candidíase;
- Evite consumir álcool e cigarros: pois eles possuem substâncias que irritam a mucosa bucal, o que pode levar ao surgimento de complicações.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o paciente possa ter o devido acompanhamento a respeito das doenças da língua.
Isso permite que o dentista as identifique com maior facilidade e de maneira precoce, o que facilita o tratamento delas.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!