A má-oclusão dentária é um dos principais problemas odontológicos que afetam a população e podem afetar tanto crianças quanto adultos.
Confira mais a respeito da má-oclusão dentária no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é má-oclusão dentária?
A oclusão dentária corresponde ao encaixe que ocorre entre os dentes quando a arcada dentária toca a inferior durante o fechamento da boca.
Quando o encaixe dos dentes ocorre da forma correta é chamada de mordida correta, o que implica que não há nenhum prejuízo derivado do posicionamento dos dentes.
No entanto, quando o encaixe dos dentes ao fechar a boca não ocorra de forma suave essa condição recebe o nome de má-oclusão dentária, ou mordida errada.
A má-oclusão dentária pode ocorrer por diversos motivos e também pode ser responsável por provocar diversas consequências para o paciente.
O que pode causar má-oclusão dentária?
A má-oclusão dentária consiste no encaixe errado da arcada superior e da inferior ao fechar a boca e pode ser causada por vários motivos. Confira suas principais causas:
- Fatores genéticos, também conhecido como hereditariedade, quando a condição é herdada dos pais;
- Mandíbula ou maxilar menores do que o seu tamanho ideal, o que pode fazer com que os dentes não tenham espaço suficiente para nascer, causando um desalinhamento por conta da tentativa de nascer;
- Hábitos parafuncionais, como a sucção do polegar e o uso prolongado da mamadeira e de chupetas podem projetar os dentes para frente, provocando o surgimento de uma má-oclusão;
- Traumas na região da boca, podem fazer com que os dentes ou até mesmo a própria mandíbula se desloque;
- Perda dentária, especialmente de forma precoce durante a infância, pode fazer com que os dentes se movimentem, provocando seu desalinhamento.
Além disso, também existem algumas condições que podem provocar o deslocamento dos dentes, podendo ou não atrapalhar a oclusão, como o bruxismo e a periodontite.
Má-oclusão dentária consequências
Apesar de existirem diferentes tipos de má-oclusão dentária, geralmente elas tendem a provocar sintomas semelhantes. Sendo assim, confira os principais problemas causados pela má-oclusão:
- Dificuldade para higienizar os dentes;
- Desencaixe entre a arcada superior e a inferior;
- Dor de cabeça ou no pescoço;
- Alteração na estética facial;
- Complicações e dores na ATM;
- Desgaste e fraturas dentárias;
- Problemas na mastigação.
Quais são os tipos de má-oclusão dentária?
Assim como dito anteriormente, existem diferentes tipos de má-oclusão dentária que são classificadas de acordo com o posicionamento dos dentes do paciente.
Além de sua classificação em tipos, elas também são divididas em classes, sendo elas as de ordem esquelética ou ordem dentária.
Confira quais são os principais tipos de má-oclusão dentária:
1. Mordida cruzada
A mordida cruzada é um problema oclusional que consiste no posicionamento posterior ou anterior da mandíbula em relação ao maxilar.
Isso resulta em uma sobreposição dos dentes inferiores pelos superiores, conferindo ao paciente uma aparência de queixo para trás, chamada de retrognatismo ou dos dentes superiores pelos dentes inferiores, dando ao paciente uma aparência de queixo para frente, chamada de prognatismo.
Existem casos onde esse problema pode não ser identificado, visto que ele pode existir mesmo com os dentes perfeitamente alinhados.
2. Mordida aberta
A mordida aberta é um problema oclusional que está relacionado ao espaçamento existente entre os dentes da arcada inferior e da arcada superior.
Ela pode afetar diferentes regiões da boca, o que confere a elas diferentes nomes. Confira os tipos de mordida aberta:
- Posterior ou lateral, consiste na mordida aberta caracterizada pela falta de contato entre os dentes laterais da boca, ou seja, ocorre na região dos molares e pré-molares;
- Anterior ou frontal, consiste na mordida aberta caracterizada pela falta de contato entre os dentes posteriores da boca, ou seja, ocorre nos dentes incisivos.
3. Apinhamento
O apinhamento dentário, também conhecido como dente encavalado, é uma condição que diz respeito ao mau posicionamento dos dentes de forma que um dente ocupe o lugar do outro, o que acaba provocando o seu desalinhamento.
Como tratar má-oclusão dentária?
O tratamento da má-oclusão dentária pode variar de acordo com sua ordem, ou seja, se ela é de ordem esquelética ou de ordem dentária.
Sendo assim, geralmente quando ela é de ordem dentária, o tratamento geralmente é realizado a partir da utilização do aparelho ortodôntico.
No entanto, quando ela é de ordem esquelética é tratada com o uso de aparelhos ortopédicos durante a infância.
Porém, como os aparelhos ortopédicos não conseguem exercer sua função em adultos, o tratamento em adultos é feito através da cirurgia ortognática.
Como um plano odontológico contribui para a manutenção da sua saúde bucal?
Através da adoção de um plano odontológico, você consegue ganhar descontos e até mesmo cobertura em diversos tratamentos e procedimentos odontológicos.
Sendo assim, com um plano odontológico é possível fazer um acompanhamento e os tratamentos obtendo descontos neles.
Logo, com suas diversas clínicas credenciadas a DentalVidas consegue lhe oferecer a oportunidade de realizar seus tratamentos e atendimentos pagamento muito menos por isso.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!