O machucado na boca é uma condição pela qual muitas pessoas já passaram e em alguns casos sofrem com essa condição até hoje.
Geralmente o machucado na boca pode aparecer pequeno e causando apenas incômodos ou como uma ferida grande que pode causar bastante incômodo.
Desse modo, é importante conhecer mais a respeito do que pode causar o machucado na boca para saber como lidar com os mais diversos tipos de feridas na boca.
Sendo assim, confira mais quais são as possíveis causas de machucados na boca:
Aqui você vai encontrar:
O que pode ser machucado na boca?
O machucado na boca pode ser causado por diversos tipos de complicações. Dessa maneira, eles podem acontecer devido a diversas condições que podem ou não ser complicadas de se resolver.
Sendo assim, é importante que tanto o paciente quanto o profissional tenham consciência do que pode causar o machucado na boca e como agir de acordo com sua causa.
Desse modo, confira as principais causas do machucado na boca:
Aftas
A afta, também conhecida como estomatite aftosa, é conhecida pelo aparecimento de uma ou mais úlceras orais.
Essas úlceras orais geralmente são pequenas e possuem o formato circular. Elas podem aparecer em qualquer mucosa oral, seja ela a língua, bochecha, céu da boca ou garganta.
Geralmente, elas costumam causar dor e ardência durante a fala e a alimentação, especialmente ao se alimentar com alimentos ácidos ou condimentados.
As aftas podem aparecer devido a diversos fatores, sendo os principais:
- Alto consumo de alimentos ácidos;
- Déficit vitamínico;
- Problemas emocionais;
- Impactos;
- Alterações hormonais;
- Doenças e infecções que afetam o sistema imunológico.
Normalmente esse tipo de machucado na boca costuma sumir sozinho com o decorrer do dente, mas existem certos remédios e pomadas para afta que contribuem para tratar todo tipo de afta.
Além disso, é importante que o paciente busque ajuda profissional caso as aftas não sumirem em um período de até duas semanas.
Também é importante que o paciente atente-se a alta recorrência de aftas, visto que isso pode significar que há algo de errado com sua saúde.
Herpes labial
A herpes labial é uma condição causada por um vírus chamado herpes simplex. E esse vírus costuma ficar incubado no corpo humano por tempo indeterminado.
Sendo assim, essa condição geralmente aflora após ficar incubada por um certo tempo e normalmente se deve ao fato de queda na imunidade, estresse e exposição prolongada ao sol.
Além disso, é possível que o paciente seja infectado por esse vírus e nunca manifestar os sintomas. Portanto, os sintomas mais comuns relacionados a herpes labial são:
- Presença de machucado na boca;
- Dor ao se alimentar e movimentar a boca;
- Coceira e vermelhidão em algumas áreas da boca.
Por se tratar de um vírus, seu contágio geralmente ocorre através do contato direto com as feridas causadas por ele.
Assim sendo, para evitar pegar esse vírus é recomendado:
- Evitar compartilhar objetos como toalhas, talheres e copos;
- Evitar tocar diretamente qualquer tipo de machucado na boca de outras pessoas.
Ou seja, a melhor maneira de se evitar pegar herpes labial é evitar entrar em contato com qualquer objeto pessoal de outra pessoa.
Candidíase oral
A candidíase na boca é uma condição que é causada pela infestação do fungo Candida albicans na boca, o que resulta em uma grande proliferação desse fungo dentro da flora bucal.
Sendo assim, geralmente ele é responsável por causar:
- Uma camada esbranquiçada, formada por esse fungo;
- Formação de placas aveludadas;
- Surgimento de pequenas úlceras nas mucosas bucais;
- Dor ou ardência nas áreas afetadas.
Em casos mais graves também pode haver inflamação no esôfago e dificuldades na deglutição.
Geralmente estão associados a causas dessa condição:
- Déficit vitamínicos;
- Problemas no sistema imunológico;
- Uso de dentaduras durante a noite;
- Xerostomia;
- Doenças no sangue ou endócrinas.
Além disso, grávidas, idosos e crianças têm maiores chances de serem afligidos por essa condição devido ao fato de estarem com o sistema imunológico mais debilitado.
Já o tratamento dessa condição é feito através da utilização de antifúngicos e da boa higienização bucal.
Mão-pé-boca
A doença mão-pé-boca é uma doença famosa por afligir essas três regiões do corpo e formar pequenas bolhas nessas regiões.
Essa complicação pode atingir adultos, porém é mais comum em crianças menores de 5 anos e os sintomas costumam durar por volta de uma semana.
Os sintomas associados a essa condição são:
- Febre;
- Dor de garganta;
- Náuseas;
- Vômito;
- Diarreia;
- Formação de pequenas bolhas vermelhas nos pés, mãos e boca.
Os machucados na boca são feridas semelhantes a aftas e podem fazer com que as crianças tenham dificuldade em ingerir alimentos.
Por se tratar de uma doença que tende a sumir sozinha, o tratamento é feito apenas utilizando analgésicos e remédios para controlar a febre.
Já a prevenção é feita através de uma boa manutenção da higiene corporal, em especial das mãos, visto que as crianças pequenas tendem a colocar as mãos na boca.
Câncer bucal
O câncer de boca é um tipo de tumor maligno que afeta as estruturas da boca, tais como, lábios, língua, gengivas, palato e a região que fica sob a língua.
Os fatores de risco para essa condição são:
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Obesidade;
- HPV;
- Exposição prolongada ao sol.
Dessa maneira, para se prevenir essa condição é importante evitar todos os fatores de risco dessa condição.
Assim sendo, os principais sintomas do câncer bucal são:
- Boca machucada que não sara;
- Presença de manchas ou placas brancas ou avermelhadas nas mucosas bucais;
- Caroços no pescoço;
- Dificuldade na fala, deglutição;
- Rouquez contínua;
- Sensação de algo preso na garganta;
- Também é comum o aparecimento de nódulos no interior da boca
O tratamento do câncer bucal quando iniciado precocemente possui maiores chances de cura. Portanto, é importante que o paciente esteja atento a qualquer machucado na boca que não sare ou mancha na boca que não suma com o tempo.
O diagnóstico pode ser feito através da biópsia ou através de algum tipo de ultrassonografia para identificação dessa condição.
Já o tratamento, em grande parte das vezes é feito através da remoção das células cancerígenas por meio da cirurgia.
Porém, há casos onde isto não é possível ou não é necessário, e dessa maneira inicia-se a quimio ou radioterapia.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares ao dentista o paciente pode ser atendido regularmente. Dessa maneira, o dentista pode acompanhar o aparecimento de qualquer tipo de machucado na boca.
E por meio desse acompanhamento o dentista, é possível identificar qualquer tipo de complicação derivada do machucado na boca e analisá-lo da maneira correta.
Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!