A mandíbula travada pode ser uma situação bastante desesperadora para o paciente, porém esta situação é possível de ser tratada por um profissional.
Sendo assim, para saber mais sobre o que é e como destravar o maxilar continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é a mandíbula travada?
A mandíbula travada é um sintoma que pode ou não vir acompanhado de outros fatores, como dor, desconforto, incômodo e estalos da articulação temporomandibular.
Assim como o nome sugere, ele se caracteriza pela impossibilidade de movimentar a mandíbula, o que pode acabar sendo bastante desesperador para o paciente.
É possível que esta condição afete o paciente tanto com a boca aberta quanto com a boca semi aberta, além de também poder surgir de forma mais leve, apenas dificultando a movimentação da mandíbula.
Este travamento pode acabar fazendo com que o paciente tente forçar a mandíbula para que ela volte a se mexer, no entanto, isto pode ser prejudicial, pois pode acabar causando danos às estruturas responsáveis pela movimentação da mandíbula.
Sendo assim, caso sua mandíbula venha a travar é importante manter a calma, evitar forçar sua movimentação e procurar um profissional.
Isto se deve ao fato de que ele conseguirá avaliar qual é a causa e realizar o tratamento da melhor maneira possível para que não surja nenhum problema relacionado à sua correção.
Maxilar travado o que pode ser?
A mandíbula travada é um sintoma que pode ser resultado de um trismo com origem muscular, que pode ocorrer derivado de uma artrofibrose da ATM, ou por conta de um deslocamento do disco da articulação, o que faz com que ele se transforme em um empecilho para a movimentação da mandíbula.
O problema também pode surgir por conta de um distensão ou ruptura no ligamento da ATM responsável por sustentar o disco da articulação em seu lugar. Quando esta é a causa, há também a presença de uma dor muito forte que tende a diminuir com o passar do tempo.
Outra condição responsável por provocar este problema é a disfunção temporomandibular (DTM), que corresponde a um conjunto de complicações que pode afetar a articulação temporomandibular, que é a articulação responsável pela movimentação da mandíbula.
A DTM pode provocar diversos sintomas, sendo a mandíbula travada um deles, e pode surgir por conta de diversos fatores, como:
- Bruxismo, que corresponde ao hábito de ranger ou apertar os dentes, que pode ocorrer de forma consciente ou durante o sono do paciente;
- Problemas de má oclusão, que dizem respeito ao mau posicionamento dos dentes durante a oclusão, o que pode levar a mandíbula a ficar posicionada de forma indevida;
- Postura incorreta, visto que isto pode levar a uma pressão indesejada sobre a articulação;
- Hábitos parafuncionais, que correspondem a hábitos que são prejudiciais, como roer as unhas ou morder objetos como tampas de caneta, visto que eles podem causar danos à articulação e serem motivos do surgimento de alguns problemas de má oclusão;
- Traumas, que assim como o nome sugere, corresponde a impactos que afetam a mandíbula e geralmente ocorrem por conta de acidentes ou esportes de contato físico e podem gerar um grande pressão na ATM provocando o surgimento de problemas.
Como destravar o maxilar?
Assim como foi dito anteriormente, nos casos onde o paciente fica com a mandíbula travada é importante que ele mantenha a calma e evite forçar sua movimentação.
Isto se deve ao fato de que forçar sua movimentação pode acabar causando danos à articulação temporomandibular, podendo prejudicá-la ainda mais.
Sendo assim, quando isto ocorrer é importante que o paciente procure um profissional, visto que ele será capaz de avaliar a causa e indicar a melhor forma de se tratar esta condição.
Seu tratamento varia de acordo com a sua causa, de forma que apenas o profissional será capaz de dizer qual será a melhor forma de intervir para aliviar o problema.
Até o momento em que o paciente conseguir consultar-se com um profissional, ele pode utilizar uma compressa quente para aliviar os incômodos provocados pelo travamento da mandíbula, no entanto é importante lembrar que a compressa deve ser utilizada por no máximo 45 minutos e o paciente tomar cuidado para não queimar a pele.
Além da compressa, também é possível realizar massagens na articulação por fora da boca para tentar aliviar e amenizar a dor.
Como evitar ficar com a mandíbula travada?
A mandíbula travada é uma complicação que pode surgir por conta de diversos fatores que podem ir desde problemas na ATM até impactos.
No caso dos impactos não é possível prevenir, tendo em vista que na maior parte dos casos ocorrem por conta de acidentes durante esportes de contato ou no dia-a-dia.
Desta forma, tendo em vista que ela pode ser provocada pela DTM, é importante que o paciente procure por formas de prevenir o seu surgimento, o que pode ser feito através do:
- Uso de aparelhos ortodônticos para corrigir problemas de má oclusão dentária e assim corrigir o mau posicionamento das arcadas dentárias;
- Tratamento para o bruxismo que pode ser feito através do uso de uma placa oclusal, também conhecida como placa de bruxismo, ou por meio da aplicação de toxina botulínica nos músculos responsáveis pela mastigação;
- Controle de hábitos parafuncionais, visto que eles podem provocar o desenvolvimento de algum tipo de má oclusão e também sobrecarregar a articulação temporomandibular provocando problemas na ATM.
Além disso, também é importante que o paciente realize visitas regulares ao profissional para que ele possa identificar quaisquer problemas que possam vir a causar o travamento da mandíbula e iniciar o tratamento adequado para sua prevenção.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.