O mau hálito, também conhecido como halitose, é uma condição que tende a não ser percebida pelo próprio portador.
Confira mais a respeito do mau hálito no artigo abaixo, como o que é, o que causa e como acabar com ele:
Aqui você vai encontrar:
O que é mau hálito?
O mau hálito, também conhecido como halitose, consiste em uma alteração do hálito do paciente que o deixa com um odor desagradável e pode ou não indicar a presença de alguma doença.
É comum que as pessoas possuam mau hálito ao acordar e nem sempre ele significa que o paciente está sofrendo com alguma complicação.
Na maior parte das vezes esse mau cheiro é provocado pelas bactérias que habitam na boca do paciente.
O que causa mau hálito?
O mau hálito é uma condição que pode surgir naturalmente ou ser causada por conta de doenças ou problemas que afetam a saúde do paciente.
Sendo assim confira quais são as principais causas do mau hálito:
- Má higienização bucal;
- Gengivites e periodontites;
- Boca seca;
- Jejum prolongado;
- Desidratação;
- Alguns medicamentos;
- Saburra lingual;
- Alto consumo de álcool;
- Infecções.
O mau hálito fisiológico é derivado da baixa produção de saliva durante a noite, o que acaba causando a morte de algumas células no interior da boca, o que por sua vez resulta no mau cheiro durante a manhã.
O mau hálito derivado de medicamentos ocorre por conta de alguns componentes presentes na fórmula desses medicamentos, o que pode acabar alterando o odor da boca.
Ainda há o mau hálito temporário que é derivado da ingestão de alguns alimentos que possuem cheiro forte, como alho e cebola, que afetam o odor bucal do paciente.
Doenças relacionadas
Por mais que comumente a halitose seja causada pela falta de higiene bucal, esse não é o único fator que pode levar ao mau hálito.
Algumas doenças podem ser responsáveis pelo mau hálito, fazendo com que mesmo tendo uma boa higiene bucal, o mau hálito persista. Sendo as principais:
- Periodontite
- Problemas no fígado
- Diabetes
- Cárie
- Infecção de garganta
- Gengivite
Caso identifique um mau hálito que persista mesmo após cuidados com a higiene bucal, procure seu dentista, e caso não seja um problema de origem bucal, ele irá encaminhá-lo para o profissional adequado.
Como acabar com mau hálito?
Assim como visto anteriormente o mau hálito pode ser causado por inúmeros fatores e existem algumas ações, como hidratar-se bastante, que pode ajudar a reduzir o mau cheiro.
Sendo assim, confira as principais formas de como acabar com mau hálito:
Beba bastante água
O consumo de água contribui para estimular a produção de saliva na boca do paciente, além de também auxiliar a combater a boca seca.
Dessa forma o alto consumo de água pode contribuir para manter a boca sempre umedecida e com um bom fluxo de saliva, o que ajuda a combater o mau hálito fisiológico.
Altere sua alimentação
Assim como visto anteriormente, há o mau hálito temporário, que é derivado de certos alimentos que possuem um forte odor.
Ele também pode ocorrer por conta de jejuns prolongados, visto que o estômago vazio faz com que os gases dos ácidos liberados no estômago cheguem até a boca, causando o mau cheiro.
Dessa forma é importante alimentar-se regularmente, mantendo uma dieta saudável, evitando ficar com a barriga vazia por longos períodos de tempo.
O paciente também pode optar por alimentos fibrosos, visto que eles contribuem para a limpeza da boca. São alguns exemplos de alimentos fibrosos as cenouras e maçãs.
Higienize bem a boca
Um hábito que tende a melhorar bastante o hálito do paciente é higienizar bem a boca, visto que isso contribui para remoção de partículas de alimentos que ficam presos nos dentes.
Sendo assim, a partir dos bons cuidados de higiene bucal é possível amenizar ou acabar com o mau hálito. Confira alguns cuidados para manter higiene bucal:
- Escovar os dentes com atenção, tomando cuidado para escovar bem todas as regiões;
- Utilizar o fio dental da maneira correta, pois ele é responsável por limpar a região entre os dentes;
- Higienizar a língua sempre que for higienizar a boca para remover a saburra lingual;
- Complementar a higienização bucal com o uso de um enxaguante bucal sem álcool.
Procure um profissional
Uma consulta com um profissional pode ajudar o paciente a entender o motivo que causa o seu mau hálito e a partir disso é possível traçar estratégias para acabar com ele ou amenizá-lo.
Remédio caseiro para mau hálito
Os remédios caseiros podem ser uma boa opção para ajudar a melhorar o problema com mau hálito, mas nunca deverão ser adotados como substituição para o tratamento indicado pelo médico ou dentista.
Chá de alcaçuz, extrato de própolis e folhas de salsinha são alguns dos remédios caseiros para mau hálito. Apresentando ação antibacteriana, eles podem ajudar a eliminar bactérias responsáveis por problemas bucais que causam o mau hálito.
Como cuidar bem da saúde bucal?
Para cuidar bem da saúde bucal, é importante que o paciente mantenha bons cuidados de higiene bucal e realize visitas regulares ao dentista.
As visitas regulares são responsáveis por garantir que o paciente possa realizar o acompanhamento de sua saúde bucal. Dessa forma é possível identificar e tratar quaisquer complicações de saúde bucal que possam vir a aparecer.
Além disso, as visitas também garantem que o paciente possa realizar a profilaxia dentária, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível realizar a remoção da placa bacteriana e a raspagem de tártaro.
Portanto, ela também é responsável por prevenir o surgimento de algumas complicações derivadas dessas bactérias que formam a placa e o tártaro.
Além disso, através delas o dentista também consegue avaliar a higienização bucal do paciente e dessa forma pode orientá-lo caso necessite melhorar algo.
Logo, o plano odontológico DentalVidas pode lhe auxiliar a realizar essas visitas periódicas, visto que ele oferece cobertura no valor do procedimento e também maior conforto na hora de agendar suas consultas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.