Se atentar adequadamente à nimesulida bula é fundamental para garantir a prevalência do bom estado de saúde, prevenindo a manifestação de riscos e maiores complicações, tendo em vista que essa medicação é capaz de causar vários efeitos colaterais.
Sendo assim, identificar as informações da composição, formas de apresentação do medicamento, para que serve e como funciona é extremamente importante para realizar um tratamento benéfico.
Saiba aqui mais informações sobre nimesulida bula, incluindo para que é indicado, posologia, método de ação, forma de armazenamento, contraindicações e efeitos colaterais:
Aqui você vai encontrar:
O que é nimesulida?
A nimesulida compõe a classe de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, popularmente conhecidos a partir de uma sigla denominada de AINE ou AINEs, e é usada no tratamento de dores leves a moderadas associadas a processos inflamatórios.
Por meio de sua ação anti-inflamatória, analgésica e antitérmica, consegue atuar na amenização de inflamações, desconfortos e controle de temperatura corporal.
Entre a composição desse fármaco, estão presentes excipientes como ácido cítrico, metilparabeno, propilparabeno, citrato de sódio dihidratado, laurilsulfato de sódio, sorbitol,água purificada, aroma de acerola, goma xantana e sacarose.
Para que o nimesulida é indicado?
Como você viu, a nimesulida é indicada para tratar ou amenizar inflamações, dores agudas ou crônicas, e febre. Mas, para surtir efeito, é necessário usá-la de forma adequada, na dose indicada e por um período ideal, baseado na instrução do médico responsável pelo seu tratamento e nas informações da bula.
De modo geral, as indicações do medicamento podem ser aproveitadas para tratar os seguintes casos:
- dor de dente durante a extração de dentes ou nascimento de siso;
- dor nas articulações;
- dor de ouvido;
- inflamação das vias aéreas superiores (sinusite e dor de garganta);
- cólica menstrual;
- febre;
- dor de cabeça.
Nimesulida posologia
Na verdade, a nimesulida trata-se do princípio ativo do medicamento conhecido como Nisulid. Contudo, existem variedades intituladas de maneira semelhante, como Cimelide, Maxsulid, Nimesilam, Scaflam ou Inflalid, disponíveis nas seguintes apresentações:
- Comprimidos: 100 mg;
- Comprimidos dispersíveis: 100 mg;
- Suspensão oral/gotas: 50 mg/ml;
- Supositório: 100 mg;
- Gel: 20 mg.
Vale ressaltar que, é necessário seguir à risca as dosagens recomendadas por um profissional de saúde, seja ele um médico ou um dentista, iniciando o tratamento a partir das menores doses possíveis. Em uma situação mais grave, os especialistas ficam responsáveis por decidir se há necessidade de prosseguir com uma maior dosagem ou não.
Como tomar nimesulida em comprimidos?
Mesmo que na nimesulida bula esteja recomendando uma dose de 200 mg, duas vezes por dia, o mais indicado é ingerir um comprimido de 100 mg, com o mesmo intervalo. Caso contrário, há um grande risco de superdosagem, capaz de causar uma gama de efeitos colaterais, como sonolência, náusea, vômitos e tonturas.
Como tomar nimesulida em gotas?
Nesse caso, o máximo de doses que devem ser consumidas diariamente consiste em 80 gotas de suspensão oral. Lembrando que, cada gota contém em torno de 2,5 mg de nimesulida, e as doses são seguidas através de uma estipulação de uma gota por quilo de peso corporal.
Quantas vezes ao dia eu posso tomar nimesulida?
As doses de nimesulida devem ser divididas em duas administrações, durante 3 a 7 dias, e em algumas exceções de casos severos os profissionais de saúde podem prolongar o uso por até 15 dias. Mas, se não houver melhora, o paciente não deve aumentar ou dobrar as doses por conta própria, mas sim recorrer a uma assistência médica, a fim de investigar mais a fundo sobre a origem dos sintomas ou doenças.
Quantas em quantas horas se toma nimesulida?
Como a nimesulida deve ser tomada em um intervalo de duas vezes ao dia, é indicado que seja ingerida adequadamente em um período de 12 em 12 horas. O paciente deve tomar cuidado para não se esquecer dos horários e repetir as dosagens. Sendo assim, é aconselhado usar algum tipo de despertador ou anotação.
Como a nimesulida age no organismo?
Com suas atividades anti-inflamatórias, analgésicas e antipiréticas, a nimesulida contém a capacidade de reduzir ou combater determinados incômodos provenientes de dores inflamatórias e febre.
Seu modo de agir no organismo baseia-se em inibir a enzima responsável pela manifestação dos sintomas nocivos, fazendo com que eles diminuam consideravelmente.
Portanto, ao ingerir o remédio, em torno de 15 a 30 minutos os sinais de dor desapareceram temporariamente. Enquanto isso, a resposta do organismo para o controle da febre só é observada em cerca de 1 a 2 horas depois do uso da medicação. Os efeitos de sua utilização duram aproximadamente de 6 a 12 horas.
Como deve ser feita a armazenação da nimesulida?
Armazenar a nimesulida de forma correta é fundamental, visto que dessa forma é possível conservar sua forma e funcionamento, além de deixá-lo fora do alcance de crianças.
Assim, a qualidade do remédio é preservada até o momento de administração ao paciente. Portanto, o medicamento é guardado dessa forma:
Comprimidos: a nimesulida em comprimidos deve ser mantida em sua embalagem original até que o tratamento seja encerrado, sendo conservada em uma temperatura ambiente (entre 15 a 30º), protegida da luz e umidade;
Gotas: assim como a versão em comprimidos, a solução em gotas deve ser armazenada da mesma forma e em temperatura similar, também protegida da luz e da umidade.
Quais são as contraindicações da nimesulida?
Por mais que alguns cirurgiões-dentistas, clínicos gerais ou outros especialistas de saúde possam prescrever a nimesulida em situações específicas, é importante evidenciar que o remédio possui algumas contraindicações.
Sendo assim, converse honestamente com os profissionais responsáveis pelo seu atendimento a respeito de qualquer doença ou suspeita de doença que você tenha e esteja enfrentando.
As contraindicações da nimesulida bula estão presentes no documento, mas basicamente são:
- gestantes e lactantes;
- crianças menores de 12 anos;
- hipersensibilidade à nimesulida ou a qualquer um dos componentes da fórmula;
- hipersensibilidade ao ácido acetilsalicílico (AAS ou aspirina) ou outros anti-inflamatórios;
- úlcera péptica em fase ativa, ulcerações recorrentes ou hemorragia no trato gastrointestinal;
- distúrbios de coagulação;
- insuficiência cardíaca;
- mau funcionamento dos rins;
- mau funcionamento do fígado.
Quais são os efeitos colaterais da nimesulida?
Por pertencer a classe de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides, a nimesulida apresenta um bom número de efeitos colaterais desse grupo, sendo a lesão do fígado uma reação adversa que faz o uso do remédio ser considerado arriscado.
Entre as reações adversas dessa medicação, estão: diarreia e excesso de gases, prisão de ventre, queimação no estômago e azia, vômito e náuseas, manchas na pele, prurido, tonturas e visão turva, sonolência, rash, sudorese excessiva, retenção de líquido e inchaço e diminuição na quantidade de urina.
Nimesulida bula: qual a importância de ler esse documento?
Na nimesulida bula, estão presentes informações essenciais a respeito das recomendações do medicamento, formas de apresentação, posologia, contraindicações e efeitos colaterais.
Essas e outras informações existentes no documento acabam passando despercebidas pela maioria dos pacientes por não considerarem a sua leitura importante. Porém, às vezes somente uma conversa adequada com um profissional de saúde e uma leitura embasada na Internet não bastam, é preciso recorrer também a esse recurso.
Dessa forma, é possível evitar uma elevada quantidade de efeitos colaterais, que muitas vezes não são mencionados por um clínico geral ou cirurgião-dentista, principalmente quando o paciente não está aberto a tirar dúvidas.
Além disso, há como se precaver de reações alérgicas, verificando se você é ou não alérgico a alguma substância que faz parte da composição, ou se faz uso de alguma outra medicação ou alimento que pode provocar interação medicamentosa.
Pensando nisso, é fundamental não dispensar a leitura da nimesulida bula, visando garantir um tratamento seguro e eficaz, que conta com o auxílio do documento e da ajuda dos profissionais responsáveis pelo seu caso.
LEIA TAMBÉM: Nimesulida preço: saiba valores e onde encontrar o remédio!
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que seja possível realizar não só o tratamento de doenças, mas também para a prevenção.
É por meio da periodicidade na clínica odontológica que se é possível ser feito o diagnóstico do problema, além da avaliação dos bons hábitos. Elas também garantem que o profissional possa orientar o paciente a respeito de bons cuidados de higiene bucal.
O indicado é que as visitas à clínica odontológica sejam feitas de 6 em 6 meses, para que sejam realizados procedimentos de rotina como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.
Através delas também é possível identificar possíveis problemas bucais em seu início e tratá-los de forma precoce, prevenindo o surgimento de complicações.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!