O nódulo no pescoço representa o aumento dos gânglios linfáticos do pescoço, que formam caroços que podem surgir nas laterais, na frente e atrás do pescoço.
Conheça as causas e tratamentos dessa anomalia no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é nódulo no pescoço?
O inchaço nos gânglios linfáticos, devido ao sinal de algum problema de saúde, é o que, resumidamente, chamamos de nódulo no pescoço ou, como é popularmente conhecido, íngua.
Quando o real motivo da presença do nódulo for a presença de problemas de saúde, ou tratamento de alguma enfermidade, o seu desaparecimento ocorre em torno de 3 ou 4 semanas.
Porém, se o nódulo surgir e não desaparecer, principalmente se o paciente fuma ou consome álcool de forma exagerada, deve-se recorrer a auxílio médico, pois pode ser um dos sintomas de doenças, por exemplo, como o câncer ou de doenças autoimunes, más-formações congênitas, infecções crônicas ou cistos epidermóides.
Quais são os sintomas mais comuns?
Os principais sintomas causados pela presença de nódulo no pescoço são:
- Presença de caroços no maxilar ou pescoço, que podem se mover ou não, e que medem de 0,5cm a 1cm;
- Caroços em várias partes do corpo, causados por infecções e/ou doenças autoimunes;
- Dor devido a presença de infecção ou inflamação do linfonodo;
- Dor de garganta;
- Irritações nas narinas;
- Sensibilidade alta no local da íngua;
Em casos da presença de câncer, podem surgir várias ínguas que vão crescendo com o tempo. Elas podem ser mais rígidas e estar acompanhadas de outros sintomas, como suor noturno, coceira na pele, febre e perda de peso.
Quais os diferentes tipos de nódulos no pescoço?
-
Caroços frontais do pescoço:
Podem ser causados por problemas de tireoide, e devem passar por exames de diagnóstico para identificar se são malignos ou benignos.
-
Caroços laterais do pescoço:
Surgem através do aumento de linfonodos, causado pela presença de infecções e inflamações. Podem ser sintomas de doenças como amigdalite, faringite, resfriados ou, até mesmo, câncer na garganta.
-
Caroços na parte de trás do pescoço:
São os chamados lipomas e, geralmente são benignos. Mas, ainda assim, o importante é que o médico solicite exames para um diagnóstico preciso e possa tratar esses inchaços de maneira adequada.
-
Caroços na nuca:
Chamados de cistos sebáceos, são acúmulos de secreções sebáceas em glândulas obstruídas. Geralmente, são indolores e não geram riscos a saúde. O importante é sempre manter atenção nas possíveis alterações.
Quais as possíveis causas para o surgimento de um nódulo no pescoço?
- Presença de inflamações e/ou infecções;
- Inflamações na garganta;
- Gripes e resfriados;
- Faringite.
Quando o paciente com nódulo no pescoço deve procurar um médico?
- Caso os nódulos tenham mais de um mês de duração, e/ou continuem crescendo;
- Engasgos frequentes;
- Presença de dores;
- Presença de febre;
- Suor excessivo;
- Perda de peso;
- Falta de ar.
Estou com um nódulo no pescoço, o que pode ser?
Podem ser sinais de infecção na boca ou em outros lugares, inflamações ou, até mesmo, doenças cancerígenas. O importante, mesmo, é se atentar aos sintomas e procurar ajuda médica caso o nódulo não desapareça, ou prossiga aumentando o tamanho.
Existem tratamentos para essa anomalia?
Geralmente, quando os nódulos no pescoço são causados por razões inflamatórias, repouso e hidratação são suficientes para tratar até identificar e eliminar as causas. Chá de eucalipto e compressas de argila também podem ser grandes aliado, para desinflamar e fortalecer as defesas do organismo.
Em caso de desconforto, sensibilidade local e dor, podem ser recomendados o uso de remédios analgésicos ou anti-inflamatórios. Em ínguas causadas por infecções, podem ser receitados antibióticos, antifúngicos ou antivirais.
E, caso ela seja causada por câncer, remoção cirúrgica e sessões de quimio e/ou radioterapia podem ser indicadas.
O nódulo no pescoço e a saúde bucal: qual a relação?
O inchaço no pescoço pode ser sinais de algumas doenças que afetam a saúde bucal. Seguem algumas delas, o que são e suas causas:
-
Afta na língua:
A afta na língua é uma úlcera superficial causada por viroses ou enfraquecimento do sistema imunológico, assim como estresse e ansiedade. Lesões como mordidas acidentais na bochecha, ou contato agressivo de objetos com a gengiva, durante atividades diárias ou pós-cirúrgicas, também podem ocasionar em aftas.
Outros relatos foram de pessoas com doenças gastrointestinais e doenças inflamatórias ou, até mesmo, alimentos com alto índice de acidez, doenças autoimunes e ausências de vitaminas.
-
Amigdalite:
Inflamação nas amígdalas, causadas por vírus e bactérias, como o coronavírus, a gripe, o adenovírus e outras que acometem vias respiratórias.
Fumar, alta exposição ao ar condicionado, frequentar ambientes fechados, amigdalas inchadas e refluxo gastroesofágico são alguns dos fatores de risco dessa doença.
-
Abcesso periamigdaliano:
O abcesso periamigdaliano é a complicação da amigdalite, causado por uma infecção bacteriana com a presença de pus que, se não tratado, pode evoluir para complicações fatais, devido ao aumento de volume dos tecidos e diminuição do calibre das vias respiratórias superiores.
-
Câncer de boca:
O câncer de boca é quando há presença de tumor maligno que afeta diversas estruturas bucais. Suas principais causas são o excessivo consumo de tabaco, bebidas alcoólicas, HPV, alta exposição solar e a má higienização bucal.
O importante, independente do tipo de nódulo ou de sua origem, é buscar um profissional ortodontista, e tratar quaisquer tipos de incômodos e doenças que atrapalhem a regularidade da saúde bucal.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para evitar anomalias, uma vez que é pelas visitas ao consultório que o paciente tem acesso aos tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional) e tratamentos precoces de doenças.
Além disso, pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.
O indicado é que a frequência mantida ao consultório odontológico seja de ao menos 2 vezes ao ano, para que os benefícios sejam mantidos.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.