A afta é um dos principais problemas que afetam a boca das pessoas e podem afetar pacientes de qualquer idade, seja ele jovem ou idoso.
Dessa forma, fizemos esse artigo para falar sobre o que causa afta na boca e como curar:
Aqui você vai encontrar:
O que é afta na boca?
A afta na boca é uma das lesões bucais mais comuns, ou seja, que afetam mais pessoas e também pode afetar pessoas de qualquer idade.
As aftas consistem em pequenas lesões na boca que possuem um formato oval, são brancas em seu interior e possuem as bordas avermelhadas.
Elas costumam ser bastante incômodas, podendo causar dor e ardência, especialmente ao ingerir alimentos ácidos ou muito condimentados.
Além disso, ela pode surgir por vários motivos, dessa forma é difícil saber com exatidão o que causa afta na boca.
O que causa afta na boca?
As aftas não possuem uma causa específica, sendo assim não é possível dizer o motivo exato de seu aparecimento.
Porém, apesar de não ser possível identificar com exatidão a causa exata do surgimento das aftas, ainda podemos saber quais são os principais motivos que causam afta na boca.
Sendo assim, confira o que causa afta na boca:
- Pequenos traumas causados durante a escovação ou por algum tipo de acidente;
- Déficit vitamínico;
- Imunidade baixa;
- Alergias a algumas bactérias bucais;
- Algumas doenças inflamatórias do sistema digestivo como a estomatite aftosa;
- Estresse emocional;
- Irritação causada por algum alimento ou bebida;
- Ansiedade;
- Contato constante do aparelho ortodôntico com a boca;
- Alguns tipos de medicamentos.
Quais são os sintomas da afta na boca?
A afta na boca é um problemas bastante comum e que possui bastante causas, o que faz com que seja difícil saber o que causa afta na boca com exatidão.
Essa condição também gera alguns sintomas na boca do paciente, sendo assim, os principais sintomas da afta na boca são:
- Dor;
- Ardência, especialmente ao ingerir alimentos mais ácidos ou condimentados;
- Surgimento de pequenas lesões da boca;
- Sensibilidade na região.
Caso essa condição surja juntamente com febre, bolhas na pele e/ou inflamações é recomendado que o paciente procure ajuda profissional.
As aftas também são uma condição que tende a desaparecer sozinha com o tempo, levando entre uma a duas semanas para sumir.
Porém, é importante que caso elas não desapareçam após esse período de tempo é recomendado que o paciente procure ajuda profissional.
Como curar afta na boca?
Assim como dito anteriormente, a afta na boca é uma condição bastante comum e que pode ser causada por diversos fatores.
Sendo assim, por se tratar de uma condição bastante comum, é bem frequente que as pessoas busquem como curar afta na boca.
Dessa forma, confira quais são as principais formas de como curar afta na boca:
Bochechar água morna e sal
A água morna com sal é uma solução que possui um alto poder antisséptico além de ser fácil de se fazer, afinal consistem em ingredientes muito comuns.
Dessa forma, bochechar água morna com sal contribui para a desinfecção da afta e ajuda a acelerar a cicatrização, visto que o sal é um ótimo bactericida, contribuindo para eliminar as bactérias do local.
Para utilizar a água morna com sal basta dissolver 1 colher de chá de sal num copo com água morna e realizar alguns bochechos algumas vezes ao dia
Remédios próprios para afta
Existem alguns remédios próprios para o combate a afta que são de venda livre, porém é importante lembrar que a automedicação não é indicada.
Sendo assim, só é recomendado utilizá-los em caso de indicação de algum profissional da área da saúde.
Os remédios para afta geralmente possuem propriedades anti-inflamatórias, o que faz com que eles sejam uma ótima alternativa para acabar com as aftas.
Chás com propriedades anti-inflamatórias
Existem alguns chás que possuem ótimas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, sendo assim eles costumam ser ótimas alternativas para curar a afta na boca.
Eles podem ser utilizados para realizar bochechos ou para bebê-los naturalmente, porém nesse caso para se obter uma maior eficácia, pode-se deixar o chá repousar sobre as aftas por alguns momentos.
Alguns exemplos de chás bons para afta são o chá de cravo-da-índia, o chá preto e o chá de sálvia.
Extrato de própolis
O extrato de própolis é uma substância que possui age como um ótimo cicatrizante, anti-inflamatório e bactericida.
Sendo assim, ele é uma ótima maneira de tratar as aftas, visto que ele consegue fazer a assepsia da região e combater a ação inflamatória do local.
Bochechar água morna e bicarbonato
O uso do bicarbonato como forma de curar a afta pode causar dor e ardência, porém seu uso consegue contribuir para curar a afta mais rápido.
Isso se deve ao fato de que o bicarbonato faz com que o pH da saliva aumente, o que por sua vez contribui para a cicatrização das aftas.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que haja a ação preventiva, o diagnóstico e o tratamento de lesões como a afta.
Através das visitas ao consultório odontológico é possível realizar tratamentos regulares como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, e receber orientações a respeito de como manter bons hábitos de higiene bucal.
Com os planos odontológicos DentalVidas é possível ter maior conforto para agendar e realizar o pagamento de seus atendimentos.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.