A candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, é uma condição que pode afetar pessoas de qualquer faixa etária. Mas você sabe o que causa candidíase?
Confira mais sobre o que é e o que causa candidíase:
Aqui você vai encontrar:
O que é candidíase?
A candidíase é uma complicação causada pela infestação de um fungo chamado Candida albicans e geralmente ela tende a afetar a boca e a região genital.
Ela é caracterizada pela formação de a causar lesões e manchas brancas no interior da boca, especialmente nas mucosas, como a língua e bochechas.
Essas lesões podem ser um pouco dolorosas e em alguns casos pode chegar a sangrar. Além disso, apesar de afetar pessoas de todas as idades, ela tende a ser mais comum em bebês pelo fato de não possuírem o sistema imunológico completamente formado.
O que causa candidíase?
A candidíase é causada por uma infestação do fungo Candida albicans, que é um microrganismo que habita a pele dos seres humanos naturalmente.
A infestação desse fungo geralmente ocorre por conta de algum déficit no sistema imunológico do paciente.
Esse comprometimento do sistema imunológico pode ocorrer por diversos motivos, mas geralmente tende a acontecer por causa de:
- Alterações psicológicas, como estresse e ansiedade;
- Infecções respiratórias, como gripes e resfriados;
- Mudança de clima;
- Grandes alterações hormonais, como ocorre na gravidez;
- Má alimentação, que pode acabar causando déficit vitamínico;
- Doenças autoimunes;
- Má qualidade de sono;
- Consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.
No entanto, a baixa imunidade não é a única causa da candidíase oral. Ela também pode ser causada pelo consumo de certos medicamentos.
Isso se deve ao fato de que alguns medicamentos, geralmente os antibióticos, podem alterar a flora de microrganismos no interior da boca do paciente, fazendo com que o fungo se espalhe facilmente.
No bebê ela tende a ser causada pelo contato direto com superfícies que estejam contaminadas pelo fungo. Geralmente chupetas, mamadeiras ou até mesmo o seio da mãe.
O que a candidíase pode causar?
A candidíase oral é uma condição que tende a causar alguns sintomas específicos no paciente, de forma que seu principal sintoma seja o aparecimento de uma camada esbranquiçada no interior da boca.
Essa camada esbranquiçada geralmente possui uma textura aveludada, semelhante a um algodão, que se forma nas mucosas da boca.
Ela pode causar incômodos como ardência e dor, além de que em alguns casos pode haver alguns sangramentos.
Em casos mais severos, essa condição pode se espalhar e atingir o esôfago do paciente, prejudicando sua deglutição.
Também é comum que a candidíase cause a perda total ou parcial do paladar, o que faz com que o paciente não sinta os gostos corretamente.
Nos casos onde o paciente sofre com doenças que afetam seu sistema imunológico, essa infecção pode se espalhar pelo sistema digestório, podendo chegar a afetar o intestino.
Quando isso ocorre, pode haver um déficit na absorção de vitaminas, o que pode acabar levando o paciente a sofrer de desnutrição.
Como tratar candidíase?
A candidíase é considerada uma doença, sendo assim, cada paciente é um caso único, o que faz com que cada um possua um método de tratamento diferente.
No entanto, geralmente o tratamento para a candidíase na boca costuma ser realizado à base de antifúngicos, que são medicamentos voltados para o combate de fungos.
Geralmente são utilizados antifúngicos mais comuns, como a Nistatina e o Fluconazol, porém, também podem ser utilizados outros medicamentos para melhorar a imunidade e para o controle da dor e desconforto.
Devido ao fato de o tratamento ser feito à base de medicamentos, deve-se consultar com um profissional para que ele dê melhores orientações e receite os medicamentos corretos para o seu caso.
Como evitar a candidíase oral?
Assim como foi dito anteriormente, a candidíase é uma complicação que geralmente acontece por conta de uma queda na imunidade do paciente.
Dessa maneira, o melhor modo de se prevenir essa condição é cuidando bem de sua saúde. Portanto, confira alguns cuidados que podem ser tomados para cuidar da imunidade:
Cuide bem da alimentação
Para manter o sistema imunológico funcionando da maneira correta é importante se alimentar bem para manter o corpo com todos os nutrientes necessários.
Dessa forma, ao manter uma alimentação saudável, comendo frutas, verduras e legumes, e assim garantir que o corpo funcione da maneira correta.
Além da ingestão de frutas, verduras e legumes, também é muito importante hidratar-se. Isso se deve ao fato de que a água é uma substância fundamental para diversas funções do corpo humano.
Exercícios físicos
A realização de exercícios físicos é tão importante quanto a boa alimentação, devido ao fato de que sua realização proporciona vários benefícios para o corpo humano. Dentre os benefícios proporcionados pelos exercícios podemos citar:
- Melhora na circulação sanguínea;
- Fortalecimento dos músculos do corpo;
- Ajuda a regular o colesterol;
- Ajuda a combater a ansiedade.
Cuide da saúde mental
Não é novidade para ninguém que a saúde mental influencia diretamente na saúde e bem estar do corpo humano.
Portanto, é importante realizar atividades que promovam prazer e bem estar, além de também ser importante evitar situações que causem muito estresse ou ansiedade.
Evite compartilhar objetos pessoais
O ato de compartilhar objetos pode ser, em especial os que entram em contato com a boca, pode ser uma forma de contágio, principalmente para crianças pequenas.
Sendo assim, é importante orientar as crianças a não compartilharem talheres, mamadeiras, chupetas e outros objetos que entram em contato com a boca.
Visitas regulares ao dentista
Independentemente da idade, as visitas regulares ao dentista são extremamente importantes, visto que elas são capazes de tratar e prevenir doenças bucais.
Além disso, esse acompanhamento deve-se começar desde a infância com as idas ao odontopediatra, para que ele possa auxiliar no cuidado com a saúde bucal da criança desde cedo.
Isso se faz necessário para que a criança adote bons hábitos de higiene bucal desde pequena. Desse modo, é possível prevenir problemas futuros relacionados a má higienização.
Por meio dessas visitas, é possível realizar prevenções, receber dicas de cuidados e efetuar procedimentos como a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que deve ser feita de 6 em 6 meses.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!