A garganta inflamada é um sintoma que pode ser derivado de diversos fatores que podem ir desde invasões de microrganismos até irritação provocada por partículas alérgenas.
Sendo assim, para saber mais sobre o que causa garganta inflamada, quais são os sintomas e como tratar esta condição continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Por que ficamos com a garganta inflamada?
A inflamação da garganta acontece quando ela sofre ataques de microrganismos ofensivos ou fica exposta a partículas que provocam sua irritação, desta forma, a inflamação ocorre como uma forma de combater a presença das ameaças externas.
Esta inflamação é bastante comum devido ao fato de que as vias aéreas estão constantemente expostas a invasores externos por conta da respiração.
Sendo assim, a garganta fica inflamada com o objetivo de combater as ameaças que podem afetar sua estrutura.
Você sabe o que causa garganta inflamada?
A inflamação da garganta pode ocorrer por conta de diversos fatores que podem ser microrganismos invasores ou partículas e substâncias que provocam sua irritação.
Sendo assim, confira quais são as principais causas da inflamação da garganta inflamada:
Gripes e resfriados
A gripe e o resfriado são dois tipos de infecções diferentes do sistema respiratório e ambas são capazes de afetar as vias aéreas do paciente, provocando o surgimento de alguns sintomas em suas estruturas.
Geralmente estamos expostos aos causadores desta condição durante todo o tempo, mas na maior parte dos casos eles só provocam problemas quando estamos com o sistema imune afetado.
Dentre os principais sintomas dessas infecções podemos citar:
- Tosse;
- Garganta inflamada;
- Coriza;
- Dor de cabeça;
- Dor muscular;
- Febre.
Apesar dos sintomas serem semelhantes, eles podem variar de intensidade de acordo com a infecção de forma que os sintomas do resfriado geralmente tendem a ser mais leves.
Amigdalite, faringite e laringite
A amigdalite diz respeito a infecção das amígdalas, que são estruturas do sistema linfático que ficam localizadas no início da garganta, e pode ser causada por vírus e bactérias.
Ela é caracterizada pela inflamação da garganta do paciente, febre e incômodos para ingerir alimentos, além disso, no caso da bacteriana também podem surgir pontos de pus no fundo da garganta e sobre as amígdalas.
Já a faringite consiste em uma infecção da faringe e pode ser provocada tanto por vírus quanto por bactérias e seus sintomas são a inflamação da garganta, febre e inflamação dos gânglios do pescoço, podendo também haver a formação de uma membrana branca no fundo da garganta.
A laringite diz respeito a uma condição onde ocorre a inflamação da garganta na região da laringe, ou seja, onde ficam as pregas vocais e também pode ser provocada tanto por vírus quanto bactérias.
Dentre seus sintomas podemos citar rouquidão, pigarro constante, dificuldade para falar, tosse constante, febre baixa e dor de garganta.
Clima seco e frio
Quando há uma alteração climática e o clima fica mais frio e seco há uma queda na umidade do ar, fazendo com que ele fique mais seco.
Este ar seco acaba provocando a irritação da garganta, que pode deixá-la dolorida ou inflamada, isto ocorre devido ao fato de o ar seco provocar o ressecamento da garganta e do nariz por não possuir umidade suficiente para manter sua hidratação.
Refluxo gastroesofágico
O refluxo gastroesofágico diz respeito a uma condição que é caracterizada pelo retorno do conteúdo estomacal pela esôfago do paciente podendo chegar até a garganta.
O fato de o conteúdo estomacal ser uma solução ácida acaba fazendo com que esse retorno provoque a irritação dos tecidos por não serem apropriadas para receberem este conteúdo ácido.
Sendo assim, este retorno pode acabar provocando a irritação da garganta, deixando-a suscetível à infecções de microrganismos invasores, levando à inflamação da garganta.
Reações alérgicas
Assim como foi dito anteriormente, as vias aéreas estão constantemente expostas a partículas e microrganismos que podem afetar sua estrutura.
Desta forma, ao entrar em contato com a garganta, essas partículas e microrganismos podem provocar sua inflamação, causando sintomas como dor, ardência e incômodo para engolir alimentos.
Sintomas de garganta inflamada
É bastante comum que em infecções respiratórias surjam alguns sintomas como a garganta inflamada. Sendo assim, para conseguir reconhecer a garganta inflamada é importante conhecer seus sintomas, que são:
- Inchaço da mucosa;
- Vermelhidão;
- Sensação da garganta estar quente;
- Coceira;
- Alterações na voz;
- Dor;
- Tosse;
- Pigarro;
- Febre;
- Perda de apetite;
- Dificuldade para engolir;
- Halitose.
Em alguns casos também pode ocorrer uma perda temporária da voz, visto que pessoas com a garganta inflamada tendem a forçar mais a garganta para falar.
Veja como tratar a garganta inflamada
A garganta inflamada é um sintoma que, assim como foi visto anteriormente, pode ser provocado por diversos fatores.
Sendo assim, é importante que ao sentir seus sintomas o paciente procure consultar-se com um profissional para que ele possa avaliar a causa e indicar o tratamento adequado.
Independente de qual seja a causa, é recomendado que o paciente beba bastante água para manter a garganta bem hidratada e também é possível realizar uma nebulização para hidratar as vias aéreas.
Já o tratamento específico deve ser feito com a orientação de um profissional, tendo em vista que ele será capaz de identificar a causa e receitar o medicamento adequado para combatê-la.
Dessa forma, caso se trate de uma infecção bacteriana ele poderá receitar o uso de antibióticos e caso seja uma infecção viral ele será capaz de receitar o uso de medicamentos para controlar os sintomas, como antitérmicos e anti-inflamatórios.
Isto se deve ao fato de que quando se trata de infecções virais o próprio organismo consegue combater a infecção, portanto o tratamento é feito através do controle dos sintomas.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.