Saúde Bucal

A sensibilidade nos dentes é uma condição que pode ser bastante incômoda para o paciente, visto que provoca dores ao ingerir alimentos e bebidas com a temperatura mais alta ou mais baixa.

Sendo assim, confira mais sobre o que causa sensibilidade nos dentes e veja como evitá-la:

O que é sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade nos dentes diz respeito a uma condição que faz com que o paciente sofra desconfortos ao ingerir alimentos mais quentes ou mais frios.

Isto geralmente ocorre por conta de uma maior exposição da dentina, que é a camada do dente que fica logo abaixo do esmalte dentário e é extremamente porosa, visto que isto faz com que os estímulos gerados pela temperatura dos alimentos afetem a polpa do dente.

Esta exposição geralmente ocorre por conta do desgaste da camada de esmalte dentário, que contribui para seu afinamento e exposição da dentina, ou por conta da retração gengival, que expõe a raiz do dente, que é uma região que não possui esmalte, mas sim uma fina camada de um revestimento chamado cemento.

paciente com sensibilidade nos dentes após beber um copo com água gelada

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Veja o que causa sensibilidade nos dentes

A sensibilidade nos dentes tende a ser provocada por conta da exposição da dentina que é causada pelo desgaste do esmalte ou pela retração gengival.

No entanto, estes fatores são causados por outras condições ou hábitos do paciente, sendo assim, confira quais são os principais causadores destes problemas:

Higienização inadequada

Assim como sabemos, a escovação dos dentes é um hábito fundamental para a manutenção de uma boa higiene bucal e prevenção de complicações bucais.

No entanto, algumas vezes a escovação pode acabar sendo feita da maneira errada com o uso de força excessiva ou utilizando uma escova de dentes com cerdas rígidas.

A força excessiva e as cerdas rígidas podem provocar o desgaste do esmalte dentário e também fazer com que as gengivas sejam empurradas, deixando a raiz do dente exposta.

Além disso, utilizar muita força na hora de utilizar o fio dental também pode fazer com que as gengivas sejam empurradas, causando a exposição da raiz dentária.

Cáries

As cáries dizem respeito a uma condição provocada pelo acúmulo de bactérias na superfície dos dentes, o que geralmente ocorre por conta da má higienização dos dentes.

Estas bactérias acumuladas digerem as partículas de alimentos presentes sobre os dentes e isto resulta na produção de um ácido que é corrosivo para os dentes.

A constante liberação desse ácido sobre a superfície dos dentes vai desgastando sua estrutura e com o passar do tempo provoca o surgimento de pequenos furinhos no dente, que são as chamadas cáries.

Por corroerem a estrutura dos dentes, ela acaba expondo a dentina e nos casos mais severos comprometem até mesmo a polpa do dente, o que pode causar muita sensibilidade nos dentes.

Isto pode deixar o dente altamente sensível a estímulos externos, como a temperatura de alimentos e em alguns casos até mesmo alimentos condimentados ou açucarados.

Inflamação gengival

As inflamações gengivais, como gengivite e periodontite, consistem em complicações de saúde bucal que afetam as gengivas do paciente e que assim como as cáries são provocadas pelo acúmulo de bactérias na superfície dos dentes.

Estas complicações provocam uma inflamação do tecido gengival, que pode causar dor, provocar sangramentos durante a escovação dos dentes e deixar a boca amarga.

Além disso, elas também podem causar a retração da gengiva, expondo a raiz dos dentes, o que deixa os dentes mais suscetíveis a complicações causadas pela temperaturas de alimentos.

Alto consumo de alimentos ácidos

O consumo de alimentos ácidos pode fazer com que o esmalte dos dentes do paciente vá se desgastando gradativamente.

Sendo assim, a alta ingestão de alimentos ácidos resulta numa exposição da dentina, que pode provocar o surgimento da sensibilidade nos dentes.

Bruxismo

O bruxismo é uma desordem funcional que é caracterizada pelo ranger e apertar de dentes, que geralmente ocorre durante o sono do paciente, mas também pode ocorrer durante o dia.

Ele se trata de uma condição que não possui causa específica e multifatorial, ou seja, além de não apresentar uma causa exata, ela geralmente é causada por um conjunto de fatores.

Normalmente, o bruxismo noturno é caracterizado pelo ranger de dentes, enquanto o bruxismo diurno é caracterizado pelo apertar dos dentes.

A fricção dos dentes provocadas por esta condição é responsável por provocar o desgaste dos dentes, que, além de expor a dentina, pode provocar problemas na ATM ou nos músculos da face.

Refluxo gastroesofágico

O refluxo gastroesofágico consiste em uma condição onde há o retorno do conteúdo estomacal pelo esôfago do paciente, podendo chegar até sua boca.

O fato de o estômago liberar ácidos para digerir os alimentos ingeridos resulta no retorno desse ácido pelo esôfago do paciente, e isto pode acabar danificando suas estruturas.

A chegada deste ácido à boca atua da mesma forma que os alimentos ácidos, elas vão corroendo a estrutura dos dentes, o que acaba resultando na exposição da dentina e surgimento da sensibilidade dentária.

Clareamento dental indevido

O clareamento dental consiste em uma técnica onde as partículas pigmentadas dos dentes que se encontram pigmentadas são quebradas, promovendo assim um branqueamento dos dentes do paciente.

Quando o clareamento é feito por um profissional, há um controle do uso do abrasante, garantindo um desgaste controlado dos dentes.

No entanto, com os métodos de clareamento caseiro sem supervisão ou utilizando métodos alternativos pode acabar havendo um desgaste a mais do esmalte dentário, provocando assim a exposição da dentina, que pode causar o surgimento da sensibilidade nos dentes.

paciente se perguntando como tratar sensibilidade nos dentes

Como tratar sensibilidade nos dentes?

Assim como vimos anteriormente, a sensibilidade nos dentes pode ser provocada por inúmeros fatores que se resumem ao desgaste dos dentes e a retração gengival.

Portanto, da mesma forma que existem fatores que provocam o surgimento da sensibilidade, sendo assim, confira quais são eles:

  • Higienizar os dentes adequadamente, com a força adequada e utilizar uma escova de cerdas macias;
  • Realizar o clareamento dos dentes com a supervisão de um profissional para que ele possa avaliar e indicar seu tratamento;
  • Procurar tratamento para o bruxismo;
  • Cuidar bem da limpeza bucal, escovar os dentes os dentes da forma correta e utilizar o fio dental corretamente juntamente com as visitas regulares ao dentista;
  • Evitar consumir alimentos muito ácidos em excesso.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que o dentista possa identificar e tratar os casos de sensibilidade nos dentes precocemente.

Além disso, ele é capaz de descobrir o motivo por trás delas e tratá-las de modo que não ocorram novamente.

Elas também garantem a possibilidade de realizar a profilaxia dental, que é a limpeza profissional dos dentes que deve ser realizada de 6 em 6 meses.

Além disso, é apenas por meio da profilaxia que o dentista é capaz de realizar a remoção de indícios de placa bacteriana e tártaro no dente.

As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO