O procedimento de arrancar o dente pode ser simples no caso dos dentes de leite amolecido ou necessitar de um procedimento cirúrgico.
Para saber mais a respeito de como é feito e o que comer quando arranca dente continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
Como é feito o processo de extração de dente?
O processo de extração de dente consiste em um procedimento realizado em consultório odontológico para remover um dente do paciente.
Ele pode ser realizado para extrair um dente que se encontra completamente comprometido, o siso ou algum dente de leite que está demorando a cair.
Desta forma, ele pode ser um procedimento simples, onde o profissional apenas remove o dente que está prestes a cair, ou uma pequena cirurgia, feita para remover o dente de dentro da gengiva.
O procedimento simples é feito a partir do puxar o dente que se encontra amolecido e pode ser feito utilizando um anestésico tópico para que crianças não sintam incômodo.
Já nos casos em que é necessário realizar um procedimento cirúrgico, aplica-se uma anestesia local para que o paciente não sinta dor.
Em seguida é feita a incisão para ter acesso ao dente e removê-lo, no entanto, em alguns casos pode ser necessário partir o dente em pedaços menores para conseguir removê-lo.
O que comer quando arranca o dente?
Assim como foi dito anteriormente, a extração de dente pode ser efetuada de diferentes formas, podendo ser tanto um procedimento cirúrgico quanto o simples ato de puxar o dente amolecido.
No entanto, após arrancar o dente, é recomendado que o paciente opte por outros tipos de alimentos. Sendo assim, confira o que comer quando arranca o dente:
Veja também: O que comer quando tira o siso: confira aqui
Sorvete
O sorvete geralmente é o primeiro tipo de alimento que pensamos após arrancar o dente por se tratar de um alimento frio e fácil de ser ingerido.
Por conta de ser frio e fácil de ser ingerido, este alimento contribui para a redução do inchaço, para redução da dor e também contribui para uma boa cicatrização da gengiva.
No entanto, é importante tomar cuidado com a quantidade ingerida, pois este é um alimento rico em açúcares e seu consumo em excesso pode trazer malefícios para a saúde.
Além disso, também é necessário ter cuidado com os acompanhamentos, como as casquinhas e os granulados, e deve-se evitar tomar milk-shake utilizando canudo, pois o movimento de sucção pode provocar sangramentos.
Sopas frias
A sopa é um alimento extremamente fácil de ser ingerido por possuir apenas alguns legumes como parte sólida ou até mesmo não possuir nenhuma parte sólida.
Por se tratar de um alimento que geralmente é feito utilizando vários legumes, ele tende a ser rico em vitaminas, tornando-o uma ótima opção de alimento para comer quando arranca um dente.
No entanto, é importante que o paciente tenha em mente que é importante esperar a sopa esfriar antes de ingeri-la e também deve-se ter cuidado com a quantidade de tempero, visto que alimentos muito condimentados podem irritar a gengiva afetada.
Vitaminas
As vitaminas consistem em bebidas feitas utilizando leite e algum outro tipo de complemento, que na maior parte dos casos são frutas.
Isto acaba fazendo com que essa bebida possua um alto valor nutritivo e, por ser consumida fria, também contribui para uma boa cicatrização.
No entanto, é importante que o paciente tenha cuidado na hora de escolher a fruta em questão, tendo em vista que frutas cítricas podem irritar a região da gengiva de onde o dente foi extraído.
Ovos mexidos
Os ovos mexidos são um alimento extremamente fácil de ser ingerido, pois é de fácil mastigação, o que garante que ele não cause danos à gengiva.
Por se tratar de um alimento rico em proteínas, seu consumo também auxilia o paciente a ingerir a quantidade de proteína adequada.
Contudo, para ingeri-los é importante que o paciente espere que eles esfriem e também é importante que ele não esteja muito temperado, para evitar possíveis irritações.
O que não comer quando arranca dente?
Assim como existem alimentos que são indicados para o paciente após arrancar um dente, também existem alguns alimentos que devem ser evitados.
Sendo assim, confira quais são os alimentos que devem ser evitados:
Alimentos ácidos
Alguns alimentos possuem uma alta acidez como molho de tomate, morango e algumas outras frutas. Sendo assim, por conta desta acidez, seu consumo acaba prejudicando a cicatrização e causando a irritação da gengiva.
Além dos alimentos, também é recomendado evitar bebidas ácidas, como refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Alimentos muito condimentados
Assim como os alimentos ácidos, alimentos excessivamente temperados ou picantes também devem ser evitados.
Isto se deve ao fato de que estes alimentos podem provocar a irritação do tecido gengival onde o dente foi extraído.
Alimentos rígidos
Alguns alimentos mais rígidos ou crocantes também devem ser evitados devido ao fato de que sua consistência mais rígida pode acabar fazendo com que eles acabem ferindo a gengiva durante a mastigação.
Cuidados que devemos ter após arrancar o dente
Assim como foi visto anteriormente, após arrancar um dente devemos tomar alguns cuidados com a alimentação.
Contudo, além da alimentação, também devemos tomar outros cuidados, tais como:
- Repouso físico nos primeiros dias após a extração do dente;
- Evitar exposição solar excessiva durante os primeiros dias;
- Cuidar bem da higiene bucal, mantendo o local onde o dente foi extraído sempre bem limpo;
- Evitar utilizar canudinhos ou garrafinhas que necessite de sugar;
- Evitar utilizar remédios caseiros encontrados na internet;
- Observar se há alguma alteração no local, como inflamação ou inchaço anormal.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.