O sintoma de irritabilidade na garganta é muito comum em diversas patologias, frequentemente durante as variações climáticas.
Está procurando por o que é bom para garganta irritada? Perfeito, no artigo abaixo você conhecerá algumas alternativas de alívio dos sintomas. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é garganta irritada?
A garganta irritada é uma condição em que a mucosa ou revestimento da garganta inflama e provoca vários sintomas desconfortáveis, como dor e coceira local, vermelhidão, sensação de secura, dificuldade em engolir e rouquidão.
As causas dessas condições são diversas, e pode ser consequência de infecções virais ou bacterianas, alergias, exposição a substâncias irritantes (como fumaça, poluição, produtos químicos) e refluxo gastroesofágico.
Além disso, a baixa umidade do ar, respiração pela boca, tabagismo e uso excessivo da voz também podem deixar a garganta irritada. Entre as doenças que geralmente acometem a garganta e causam irritação, podemos citar faringite, amigdalite e laringite.
O tratamento para essa condição requer medidas de cuidados caseiros, como gargarejos, beber líquidos mornos, descanso vocal e evitar irritantes conhecidos, como poeira, fumaça e etc.
O que deixa a garganta irritada?
A principal causa da irritação na garganta é a gripe e o resfriado. Mas, além dessas condições, existem outras possibilidades. Confira:
- Infecções bacterianas como a faringite estreptocócica;
- Alergias a poeira, ácaro e outros fatores;
- Refluxo gastroesofágico;
- Substâncias irritantes, como fumaça, poluição e etc.;
- Uso excessivo da voz.
Além disso, doenças como a amigdalite, a rinite, a Covid-19 e a sinusite também podem afetar a garganta.
Quais os sintomas acompanham a garganta irritada?
A dor é o sintoma mais comum na presença da irritação na garganta, que pode prejudicar a deglutição. Mas, outros sintomas também podem acompanhar essa condição, como por exemplo:
- vermelhidão local;
- presença de pus;
- tosse seca (sem muco);
- redução do apetite;
- sede e boca seca;
- febre;
- linfonodos inchados na lateral do pescoço.
O que é bom para garganta irritada?
Existem diversas opções de cuidados com a garganta irritada. Segue alguns dos principais:
-
Gargarejo com água salgada
Gargarejos com meia colher de chá de sal e um copo de água morna pode ajudar a reduzir a inflamação e aliviar o sintoma de dor.
-
Beber líquidos mornos
Nem frios demais, nem quentes demais: os líquidos mornos são as melhores opções de cuidados e alívio dos sintomas de irritação na garganta. Opte por bebidas como chá de camomila, chá de gengibre ou água morna com mel e limão para aliviar os incômodos.
-
Hidratação frequente
Beber bastante água é extremamente importante para aliviar a secura e irritação da garganta, além de que a água pode limpar possíveis corpos e microrganismos causadores de irritação.
-
Evitar substâncias irritantes
O uso de tabaco, a exposição à fumaça de cigarro, poluição e outros irritantes ambientais podem deixar a garganta irritada. Evite-os o máximo que puder!
-
Descansar a voz
Evite falar excessivamente ou gritar, pois sua garganta pode se ferir.
-
Umidificar o ar
Em locais e durante clima seco, utilize um umidificador ou deixe uma tigela de água no ambiente para aumentar a umidade e evitar o ressecamento da garganta.
-
Pastilhas ou sprays para garganta
Pastilhas ou sprays para garganta contendo mentol, eucalipto ou mel podem aliviar a irritação na garganta.
-
Higiene bucal
Sempre cuide de sua saúde bucal, visitando o dentista regularmente, escovando os dentes após as refeições e fazendo uso diário de enxaguante bucal e fio dental. Isso pode prevenir o acometimento por doenças infecciosas.
Como fortalecer o sistema imunológico e evitar irritação na garganta?
- Tenha uma alimentação saudável, especialmente rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas;
- Beba bastante água para manter as membranas mucosas da garganta hidratadas;
- Pratique exercícios físicos para fortalecimento do sistema imunológico;
- Durma bem, pois o sono regular fortalece o sistema imunológico;
- Relaxe! Faça atividades ou hobbies que lhe dão prazer! Pois o estresse não é conveniente para o fortalecimento imunológico;
- Evite fumar e limite o consumo de álcool em excesso.
Dúvidas frequentes:
Por que as crianças frequentemente ficam com a garganta irritada?
Os pequenos têm um sistema imunológico mais fraco e em desenvolvimento, além de serem mais propensas ao acometimento por refluxo gastroesofágico.
Minha garganta está doendo e irritada, posso tomar leite?
Não é muito recomendado, pois os laticínios podem aumentar a quantidade de muco em alguns indivíduos, agravando a irritação na garganta. Isso não acontece com todas pessoas.
Logo, o ideal é verificar como o seu organismo irá reagir e, caso provoque desconforto, que seja evitada a ingestão de derivados do leite. Conversar com um profissional da saúde também é fundamental para a prevenção da garganta irritada, especialmente com um odontologista!
LEIA TAMBÉM: Irritação na garganta e tosse seca: conheça as causas comuns
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que seja possível realizar não só o tratamento da garganta irritada, mas também para sua prevenção.
É por meio da periodicidade na clínica odontológica que se é possível ser feito o diagnóstico do problema, além da avaliação dos bons hábitos. Elas também garantem que o profissional possa orientar o paciente a respeito de bons cuidados de higiene bucal.
O indicado é que as visitas à clínica odontológica sejam feitas de 6 em 6 meses, para que sejam realizados procedimentos de rotina como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.
Através delas também é possível identificar possíveis problemas bucais em seu início e tratá-los de forma precoce, prevenindo o surgimento de complicações.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!