O diastema é o nome dado ao espaço existente entre dois dentes que possui opiniões divergentes quando pensamos na alteração estética que essa condição provoca, com algumas pessoas achando-o atraente e outras não.
Com intuito de fornecer mais informações a seu respeito escrevemos o artigo abaixo para falar mais sobre o que é diastema e outras informações a seu respeito, confira:
Aqui você vai encontrar:
O que é diastema?
Diastema é o nome dado ao espaçamento existente entre dois dentes do paciente e pode ocorrer tanto entre os dentes frontais quanto entre os dentes laterais.
Apesar de poder ocorrer entre quaisquer dentes, é mais comum que aconteça entre os dentes frontais superiores, além de também ser mais perceptível nesses casos.
Geralmente essa condição não provoca nenhum tipo problema funcional, no entanto, esse espaço possui opiniões distintas a respeito de sua estética.
Isso se deve ao fato de que algumas pessoas consideram ele um charme enquanto outras pessoas consideram um problema estético.
Sendo assim, por não causar nenhum problema funcional ao paciente, fica a critério dele decidir se deseja ou não corrigi-lo.
Essa condição também pode ser causada por vários fatores e geralmente quando acontece na infância tende a se corrigir sozinha com o nascimento dos dentes permanentes.
Quais são as causas do diastema?
O diastema é uma condição caracterizada pelo espaçamento existente entre dois dentes de uma mesma arcada do paciente.
Isso pode acontecer durante a infância após a queda de algum dente de leite, porém geralmente nesses casos ela tende a se corrigir após o nascimento da dentição permanente.
Sendo assim, confira quais são as principais causas do diastema:
- Inflamações gengivais;
- Freio labial muito longo;
- Língua presa;
- Hábitos parafuncionais;
- Diferença entre o tamanho dos dentes;
- Respiração bucal;
- Fatores genéticos;
- Perda dentária.
O que o diastema pode causar?
Assim como dito anteriormente, o diastema entre os dentes é uma condição caracterizada pelo espaçamento existente entre dois dentes da mesma arcada dentária.
Geralmente ele tende a causar problemas exclusivamente estéticos, apesar de que em alguns casos o paciente pode considerar o espaço entre os dentes um charme adicional.
Algumas vezes, especialmente quando ocorre nos dentes traseiros, o espaço entre os dentes pode acabar fazendo com que alguns alimentos, especialmente os mais rígidos, provoquem alguns danos à gengiva do paciente.
No entanto, esses casos onde há prejuízos além da estética são bastante raros.
Como é feito o tratamento do diastema?
O diastema é uma condição que geralmente causa apenas prejuízos estéticos, portanto, após o dentista confirmar que o prejuízo é apenas estético o paciente pode optar por corrigir ou não o espaço entre os dentes.
Sendo assim, confira as principais formas de tratamento do diastema:
- Tratamento ortodôntico, que consiste em fechar o espaço através do uso do aparelho ortodôntico;
- Lentes de contato dental e facetas, contribuem para o fechamento dos diastemas através de sua fixação sobre os dentes;
- Frenectomia, é uma cirurgia realizada para reduzir o tamanho do freio labial ou lingual, permitindo a correção do diastema quando este é causado pelo tamanho do freio;
- Tratamento das complicações gengivais, garantem que seja possível prevenir os danos causados por conta das inflamações gengivais;
- Instalação de próteses dentárias, a prótese dentária pode ser utilizada para repor os dentes perdidos e prevenir movimentações dentárias que possam resultar no espaçamento entre os dentes.
Como higienizar o dente com diastema?
Apesar de o diastema consistir em um espaçamento entre os dentes, essa condição não muda a maneira como devemos higienizar os dentes.
Sendo assim, na hora de higienizar os dentes, é recomendado que o paciente escove os dentes e utilize o fio dental da maneira correta, principalmente na região do diastema.
Além dos cuidados convencionais, também é importante que o paciente realize visitas regulares ao consultório odontológico.
Isso se deve ao fato de que por meio delas é possível realizar a profilaxia, limpeza profissional dos dentes, que é fundamental para a manutenção de uma boa saúde bucal.
LEIA TAMBÉM: Diastema antes e depois? Causas, consequências e tratamento
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que realizar não só o tratamento do diastema, mas também para fazer sua prevenção.
É por meio da periodicidade na clínica odontológica que se é possível ser feito o diagnóstico do diastema, além da avaliação dos bons hábitos. Elas também garantem que o profissional possa orientar o paciente a respeito de bons cuidados de higiene bucal.
O indicado é que as visitas à clínica odontológica sejam feitas de 6 em 6 meses, para que sejam realizados procedimentos de rotina como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes.
Através delas também é possível identificar possíveis complicações em seu início e tratá-las de forma precoce, prevenindo o surgimento de complicações.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!