A leucoplasia é uma condição caracterizada pelo surgimento de placas brancas rígidas no interior da boca do paciente.
Uma grande porcentagem dos casos de leucoplasia no fim acaba sendo diagnosticado como casos de câncer oral.
Sendo assim, nesse artigo falaremos mais sobre o que é leucoplasia, o que causa, sintomas e mais:
Aqui você vai encontrar:
O que é leucoplasia?
A leucoplasia oral corresponde ao surgimento de placas brancas rígidas nas mucosas da boca, principalmente nas laterais da língua. Elas são resultado do espessamento da camada mais superficial das mucosas que é formada por queratina.
Essas placas geralmente não provocam nenhum sintoma como dor, ardência ou desconforto e tendem a afetar pessoas entre os 40 e 60 anos.
As placas causadas por essa condição geralmente não podem ser removidas pela higienização bucal convencional como a saburra lingual.
Também é muito importante ficar atento a essa condição devido ao fato de que essa lesão geralmente está associada à presença de câncer.
Isso faz com que mesmo que ela não apresente nenhum sintoma preocupante seja importante procurar atendimento médico ao identificar os sintomas.
O atendimento se faz importante devido ao fato de que essa condição muitas vezes pode significar a presença de um câncer bucal.
Dessa forma, ao identificar e iniciar o tratamento do câncer de boca precocemente, as chances de sucesso do tratamento são muito maiores.
O que causa leucoplasia?
Ainda não se sabe a causa específica da leucoplasia, no entanto, ela parece ser causada pela irritação crônica das mucosas orais causada pelo consumo de cigarros.
Além disso, outros fatores que podem desencadear essa condição são:
- Consumo frequente de álcool e/ou tabaco tragável e mastigável;
- Próteses mal adaptadas e quebradas ou dentes fraturados em contato com o interior das bochechas;
- Ato de morder constantemente as bochechas.
Esses hábitos não irão provocar o surgimento da leucoplasia de imediato, no entanto, a constante exposição a esses hábitos com o tempo pode vir a causar o surgimento das placas.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma da leucoplasia é a formação de placas esbranquiçadas e rígidas nas mucosas bucais, principalmente na língua.
Essas placas, apesar de na maioria dos casos elas serem esbranquiçadas, elas também podem ser acinzentadas, escuras ou avermelhadas e não podem ser removidas durante a higienização oral.
Elas também possuem a superfície irregular e em alguns casos mais raros podem apresentar uma superfície peluda, a chamada leucoplasia pilosa.
Sendo assim, é importante atentar-se para as diferenças entre a saburra lingual e a leucoplasia. Apesar de ambas provocarem o surgimento de manchas brancas na superfície da língua, as causadas pela saburra saem com a higienização bucal.
Além disso, suas causas também são diferentes, a leucoplasia ocorre pela irritação constante dos tecidos bucais e a saburra pelo acúmulo de microrganismos e células mortas na superfície da língua.
Como tratar essa condição?
A melhor maneira de se tratar essa condição é a partir da prevenção, que pode ser feita evitando os fatores que podem provocar o aparecimento das placas.
Sendo assim, para prevenir é importante evitar o consumo de álcool e tabaco, além de ajustar as próteses mal ajustadas e procurar restaurar dentes fraturados.
Também é importante evitar morder as bochechas e a língua, visto que esses hábitos podem irritar essas mucosas.
No entanto, ao perceber a presença de algumas placas rígidas nas mucosas bucais é importante procurar atendimento profissional para avaliá-las.
Durante a avaliação, o profissional irá examinar a boca do paciente e pedir alguns exames, como a biópsia para confirmar ou não a leucoplasia, além de também avaliar se também há a presença de câncer de boca.
O tratamento geralmente é feito através da remoção das placas por meio de um procedimento cirúrgico que pode ser feito utilizando um dos seguintes métodos:
- Cirurgia convencional;
- Criocirurgia;
- Cirurgia a laser.
Visitas regulares ao dentista
Assim como dito anteriormente, através das visitas regulares é possível realizar a profilaxia dentária, que é a limpeza profissional dos dentes.
Nesse procedimento é realizada também a remoção da placa bacteriana e a raspagem do tártaro, o que garante ao paciente a possibilidade de prevenir complicações derivadas desses problemas.
As visitas regulares também garantem que o paciente possa relatar qualquer desconforto que esteja sentindo e permite que o dentista possa realizar uma avaliação para verificar se está tudo em dia com a saúde bucal.
Através delas o profissional também pode avaliar a higienização bucal do paciente de modo que garanta que ele possa oferecer dicas a respeito de como higienizar os dentes da maneira correta.
Dessa forma, os planos odontológicos DentalVidas te auxiliam com a cobertura das visitas e também na hora de realizar as marcações dos seus atendimentos.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.