Saúde Bucal

Nutriente importante para o sangue e os ossos, a vitamina K2 realiza diversas ações benéficas para o organismo, inclusive para a saúde bucal.

Continue a leitura desse artigo para saber o que é a vitamina K2 e outras informações sobre a sua ingestão:

O que é vitamina K2?

A vitamina K2, que faz parte dos grupos das vitaminas K, que foi descoberto no ano de 1929 e relatado em uma revista de ciências alemã como uma substância essencial para a coagulação sanguínea. Existem duas variações de destaque das vitaminas K:

  • Vitamina K1: Também conhecida como filoquinona, pode ser encontrada em alimentos folhosos e algas;
  • Vitamina K2: Conhecida também como menaquinona, é formada através da fermentação de micróbios e pode ser encontrada em alimentos fermentados e de origem animal. Essa variação ainda pode ser dividida em subtipos, sendo o MK-4 e o MK-7 os mais importantes.

Vitamina K2 MK-4:

É encontrada em alimentos de origem animal, como carnes, fígado e gema de ovos; rapidamente absorvida no organismo.

Vitamina K2 MK-7:

Produzida por bactérias presentes em alimentos fermentados; permanece no organismo por mais tempo.

Ovos com gema de ovo a mostra, uma das fontes de vitamina k2.

Qual a diferença da vitamina K2 para a K1?

A vitamina K1 auxilia no bom funcionamento do sistema circulatório, sendo o fígado um órgão dependente da mesma, uma vez que esse órgão não consegue condensar as responsáveis pela coagulação sanguínea se não houver a presença desse nutriente.

Por outro lado, a vitamina K2 auxilia não apenas na coagulação sanguínea, mas também no metabolismo do cálcio no organismo através da ativação da proteína MGP, que auxilia na eliminação do cálcio nas artérias e da fixação do cálcio na osteocalcina, uma proteína que auxilia a solidificar a estrutura dos ossos.

Além disso, a vitamina K2 fica presente na corrente sanguínea por mais tempo que a vitamina K1.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Quais os benefícios a vitamina K2 pode proporcionar à sua saúde?

A vitamina K2 proporciona diversos benefícios para a saúde, como por exemplo:

  • Melhora na saúde cardíaca e dos vasos sanguíneos

A vitamina K2 previne o acúmulo de cálcio nas artérias, reduzindo as chances de problemas cardíacos.

  • Auxilia no fortalecimento dos ossos

A perda da densidade mineral óssea pode provocar o enfraquecimento dos ossos e deixá-los mais propensos a fraturas; a vitamina K2 atua no equilíbrio da densidade óssea.

  • A vitamina K2 auxilia na fortificação dentária

A vitamina K2 apresenta propriedades importantes que contribuem para o metabolismo do cálcio, e consequentemente podem auxiliar na saúde dos dentes, pois a osteocalcina, proteína da construção de ossos e dentes saudáveis, é ativada por essa vitamina.

Através da ingestão da vitamina K2, você previne o acometimento e pode realizar tratamento de doenças bucais como: periodontite, cárie dentária, perda óssea na mandíbula e mau hálito.

Uma jovem mostrando pílula de suplemento de vitamina k2.

Como obter a vitamina K2 de que você precisa?

Você pode encontrar a vitamina K2 somente em alguns alimentos de origem animal e em alguns lacticínios ricos em gordura e fermentados à base de soja. Essa vitamina também é produzida por bactérias presentes no intestino grosso.

Caso essas fontes sejam inacessíveis, suplementos que contenham essa substância também podem auxiliar, mas devem ser administrados somente com orientação médica.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados e conhecimento das necessidades que devem ser mantidas para conquistar uma saúde bucal impecável.

Isso porque, nas visitas ao consultório, o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional).

É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar se existe alguma anormalidade, sensibilidade, infecções, bactérias e tratar problemas de forma precoce. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.

O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO