A obturação de dente, também conhecida como restauração dentária, é um procedimento que permite selar a raiz do dente que foi atacado por cárie.
Confira mais sobre a obturação, como é feita, o que é, cuidados, para que é feita e mais:
Aqui você vai encontrar:
O que é obturação de dente?
A obturação é um procedimento que permite selar a raiz de dentes que foram afetados por cáries.
Desse modo, ele é capaz de pegar o dente que teve parte de sua estrutura comprometida pelas cáries, removê-la e reconstruir sua parte comprometida.
A obturação é um procedimento relativamente simples que é capaz de evitar a reincidência das bactérias.
Como é feita uma obturação no dente?
Primeiramente, o dentista faz uma análise prévia da situação do dente, verificando até onde a cárie já consumiu e seu estado.
Para auxiliar o dentista na avaliação, ele pode pedir um exame de raio X que consegue verificar a presença de cáries e até onde elas atingiram.
Além disso, por meio dele também é possível verificar se somente uma obturação é necessária ou se precisa realizar um tratamento de canal antes.
Isso é possível de identificar o ponto até onde as cáries avançaram, o que mostra se a polpa do dente foi ou não comprometida, pois caso tenha sido é necessário realizar um tratamento de canal.
Após isso, é realizada a remoção da cárie através da raspagem e remoção da parte da estrutura comprometida, caso necessário é realizado um tratamento de canal.
Quando necessário realizar apenas a raspagem e preenchimento é um procedimento chamado de restauração.
Já a obturação corresponde ao selamento dos canais radiculares quando o tratamento de canal é realizado.
Após a obturação, o dente pode ser preenchido com um material metálico ou com uma espécie de resina que possui uma estética mais agradável que o metal.
Porém, independente de qual seja o material escolhido é possível restabelecer as funções mastigatórias do dente.
Esse procedimento é todo feito sob o efeito de anestesia, portanto o paciente não sente nenhum tipo de dor.
Quando é necessário fazer a obturação?
A obturação é um procedimento realizado juntamente com o tratamento de canal, visto que ela é necessária para complementá-lo e evitar novas incidências de cárie.
Logo, a obturação é feita quando o dente já foi muito afetado pelas cáries e elas já chegaram a comprometer a polpa do dente.
Desse modo, é necessário realizar um tratamento de canal para remover toda a parte comprometida.
Sendo assim, para complementar o tratamento e evitar a reincidência, juntamente com ele é feita a obturação, que é o selamento do canal radicular.
Desse modo, é possível evitar o reaparecimento de cáries nesse dente.
Qual a diferença entre restauração e obturação no dente?
Apesar de serem muitas vezes confundidas como sendo a mesma coisa, elas consistem em procedimentos diferentes.
Desse modo, apesar de serem confundidos ambos se tratam de procedimentos diferentes nos quais:
A restauração se refere a reconstrução dos dentes em casos de cáries leves, fraturas ou pequenos danos.
Desse modo, ela possui a função de repor pequenos defeitos em dentes e devolver sua funcionalidade.
Já a obturação é realizada quando há a necessidade de se realizar um tratamento de canal. O que significa que geralmente ambos andam em conjunto.
Logo, a obturação se refere ao selamento das raízes do dente para evitar a reincidência e o avanço das cáries.
Porém, é possível combinar os dois tratamentos, de modo que após realizar o tratamento de canal pode-se fazer a restauração do dente.
O que é o tratamento de canal?
O tratamento de canal consiste na retirada da polpa do dente, remoção de qualquer possível comprometimento do dente, como cáries e afins.
Logo após, é feita a obturação, que é o selamento dos canais radiculares do dente e em seguida é feito o preenchimento do interior do dente.
Em seguida é possível realizar a restauração, que é o preenchimento das camadas mais externas do dente com resina ou similares.
Isso significa que o tratamento de canal consiste na remoção da câmara pulpar do dente e preenchimento do local onde ela estava com algum tipo de resina.
Cuidados após o procedimento
Para o sucesso do tratamento é necessário ter alguns cuidados especiais durante os primeiros dias, visto que a resina do tratamento de canal e da restauração ainda não estão completamente firmes.
Esses cuidados especiais são:
- Evitar ingerir alimentos duros e/ou pegajosos;
- Manter um bom cuidado com a higiene bucal;
- Tomar todas as medicações prescritas pelo dentista;
- Realizar o tratamento de problemas de má-oclusão.
Visitas regulares ao dentista
A partir das visitas regulares ao dentista garantem que o dentista possa avaliar a necessidade de realizar um tratamento de canal e uma obturação.
Desse modo, elas também permitem que ele acompanhe o tratamento e realize qualquer tipo de manutenção que seja necessária.
Por meio delas também é possível identificar e tratar a presença de problemas de saúde bucal logo em seu início.
Isso permite que eles possam ser tratados antes de se tornarem maiores complicações e seja necessário realizar tratamentos endodônticos ou até mesmo a extração.
Elas também permitem a realização de procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Daniel Masculino
29/03/2022 at 23:31olá, acabei de fazer 4 restaurações de uma vez, e a dentista não usou anestesia local, que durante tive muita dor a dentista não falou nada, o que devo fazer nessa situação, obrigado.