Saúde Bucal

Você, com certeza, já deve ter ouvido falar em ômega 3, certo? Mas você sabe, exatamente, o que é essa substância e os benefícios que ela pode trazer para o funcionamento do seu organismo?

Leia o artigo abaixo e saiba tudo a respeito do suplemento:

O que é ômega 3?

O ômega 3 é considerado um lipídio que se origina das gorduras poli-insaturadas, é natural e composto por 3 ácidos graxos: ácido docosa-hexaenoico (DHA), eicosapentaenoico (EPA) e ácido alfa-linolênico (ALA).

Conhecido como “gordura boa”, o ômega 3 atua regulando as funções celulares em nosso organismo, controlando os níveis de gorduras ruins.

Pílulas de gel com suplementos de ômega 3.

Quais são os benefícios da ingestão do ômega 3?

Segue os benefícios da presença de cada um dos ácidos graxos no ômega 3:

  • DHA – ácido docosa-hexaenoico:

Excelente para a memória e cérebro, é uma prevenção para o surgimento do Alzheimer e Parkinson. Sua atuação é excelente para a saúde ocular.

  • EPA – eicosapentaenoico:

Auxilia no sistema circulatório, quando há inflamações como, por exemplo, celulite, obesidade e artrite reumatoide. Em seus resultados, pode ser observada a redução de dores nas articulações, assim como o controle do peso, fortalecimento muscular e uma melhor aparência física.

  • ALA – ácido alfa-linolênico:

É um excelente regulador da pressão arterial e do ritmo cardíaco.

Para que serve o ômega 3?

  • Fortalecimento muscular e do sistema imunológico:

Auxilia nas práticas de exercícios físicos, reduzindo dores e sensações de desgaste, além de diminuir as chances de contrair infecções no corpo ou, até mesmo, infecções na boca.

  • Melhora a Diabetes Tipo 2:

Através do aumento de um hormônio chamado adiponectina, as taxas de açúcar presentes no sangue são reguladas.

  • Emagrecimento:

O ômega 3 não é indicado, diretamente, para o emagrecimento. Mas, por possuir o ácido graxo EPA e função anti-inflamatória, realiza o controle do peso de quem faz a ingestão.

  • Auxilia no desenvolvimento neurológico do feto:

Pode ser administrado durante o período gestacional ou de amamentação, mas, somente, sob indicação e avaliação médica.

  • Auxilia na saúde neurológica e muscular do idoso:

É uma forma de prevenir doenças como Alzheimer e Parkinson, além de fortalecer os músculos e proteger o sistema cardiovascular, controlando o colesterol.

  • Reduz a pressão arterial:

Deixando as veias mais flexíveis e livres de gordura. Além disso, ajuda a reduzir os riscos de AVC.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

Para quem o ômega 3 é indicado?

O ômega 3 é indicado para quem deseja fazer um controle do peso, aprimorar a memorização aumento da disposição, diminuição da fadiga e redução da propensão de doenças crônicas do bebê antes ou depois do seu nascimento.

Essa gordura natural não possui restrição de idade, apenas de dosagem. Logo, é muito importante que sua administração seja realizada de acordo com a recomendação médica.

Em quais alimentos está presente o ômega 3?

  • Origem animal:

Sardinha, salmão, anchova, pescada, corvina, caranguejo e atum.

  • Origem vegetal:

Sementes de chia, linhaça, nozes, castanhas e outros alimentos.

O que devo considerar para escolher a melhor forma de ômega 3?

  • A concentração de cada um dos ácidos graxos presentes, quanto mais concentrado for, melhor o composto;
  • Os produtos com certificação IFOS (International Fish Oil Standards) representam maior índice de pureza. Logo, busque sempre os produtos que contenham essa certificação;
  • Formas com maiores índices de triglicerídeo TG são absorvidas de maneira mais eficiente;
  • Se você possui sensibilidade ao cheiro ou gosto de óleos de peixe, a opção de ômega 3 gastrorresistentes é a ideal, por possuir aroma mais agradável.

Uma moça, com aspectos jovens e saudáveis, mostrando para o ômega 3 pode servir para fins saudáveis e estéticos.

Qual a dosagem diária devo utilizar de ômega 3?

Como qualquer outra suplementação, o ômega 3 não deve ser utilizado sem prescrição médica.

Logo, é importante consultar um médico e seguir a dosagem recomendada, de acordo com a sua faixa etária e necessidades do organismo, assim como o tempo que será necessário a utilização da substância e o melhor horário para ingerir.

Ômega 3 e a odontologia: para o que serve essa gordura natural e benefícios na saúde bucal?

Por realizar função anti-inflamatória, o ômega 3 pode ajudar na prevenção de inflamações bucais como, por exemplo:

  • Gengivite:

A gengivite se resume ao acúmulo de placa bacteriana, que causa inflamações nas gengivas, ocasionando sangramentos, vermelhidão e inchaço.

  • Periodontite:

Quando a gengivite evolui, ocorre a periodontite, que compromete os tecidos ao redor dos dentes, ossos e, até mesmo, pode ocasionar em perda dentária, devido à fragilidade da saúde bucal.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados e conhecimento das vitaminas e outras substâncias que devem ser mantidas para conquistar uma saúde bucal impecável.

Isso porque, nas visitas ao consultório, o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional).

É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar se existe alguma anormalidade, sensibilidade, infecções, bactérias e tratar problemas de forma precoce. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.

O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

Banner "conheça os planos dentalvidas"

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário

Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO
Qual o melhor remédio para dor de dente? SAIBA AQUI Quais são os tipos de lesão bucal? DESCUBRA AQUI Cores de aparelho que não desbota? Veja aqui quais são! Qual o melhor remédio para mau hálito? Confira a lista Invisalign: descubra quais são as vantagens do aparelho Como ter os dentes perfeitos dos sonhos? CONFIRA Descubra os tipos de piercing na boca e como cuidar Conheça as causas por trás do DENTE TORTO