Especialidades

Você já teve dúvidas sobre o que engloba a ortodontia, e já chegou a pesquisar nos motores de busca algo sobre ortodontia o que é?

Respondendo de uma forma rápida, a ortodontia é um ramo da odontologia que visa corrigir a funcionalidade e estética no posicionamento dos dentes.

Sendo assim, ela é uma especialidade que possui como objetivo realizar a movimentação dos ossos da boca proporcionando a correção deles.

Portanto, para saber mais a respeito da ortodontia o que é e o que faz, continue acompanhando o artigo abaixo:

Afinal, ortodontia o que é?

A ortodontia é uma especialidade da odontologia que tem o objetivo de corrigir o posicionamento dos ossos bucais através do uso de aparelhos.

Essa correção visa fazer com que os ossos possam desempenhar suas funções da maneira correta sem causar problemas.

Além disso, esse ramo da odontologia também consegue garantir ao paciente o sorriso perfeito, visto que ele permite que ele corrija o posicionamento de seus dentes.

O que é aparelho ortodôntico?

O aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é um tipo de aparelho que visa realizar mudanças no posicionamento dos dentes.

Essas mudanças nem sempre são apenas estéticas, sendo assim, ele pode ser utilizado para corrigir outros problemas originados do posicionamento desses dentes.

O que é documentação ortodôntica?

A documentação ortodôntica é o conjunto de exames de raio X de dente, fotografias intra e extraorais e dos moldes da arcada dentária.

Sendo assim, a documentação ortodôntica se trata do conjunto de exames realizados pelo paciente durante sua vida.

E o conjunto desses exames forma a documentação ortodôntica, ou o chamado histórico odontológico, pelo qual o dentista pode acessá-lo e visualizar qualquer um desses exames que ele precisar.

Ortodontia faz o que faz?

A ortodontia corrige o posicionamento dos dentes da boca através do uso de aparelhos ortodônticos e com isso consegue evitar e tratar problemas relacionados ao mau posicionamento dos deles.

Além disso, esse ramo também é responsável por garantir ao paciente dentes alinhados de modo que garanta a ele um sorriso perfeitamente alinhado.

Dessa maneira, além de garantir ao paciente uma melhor estética do sorriso, o ortodontista também garante a correção de problemas na fala, mastigação e respiração derivados do posicionamento dos dentes.

O que a ortodontia consegue corrigir?

A ortodontia é um ramo que visa corrigir o posicionamento dos dentes, e dessa maneira consegue corrigir alguns problemas que venham a surgir durante a vida do paciente.

Esses problemas podem ser originados desde o nascimento, através da hereditariedade, ou ser desenvolvido através de algum hábito ao decorrer da vida.

Sendo assim, confira quais são os problemas que a ortodontia corrige:

mordida cruzada ortodontia

Mordida cruzada

A mordida cruzada é um problema relacionado ao posicionamento anterior ou posterior da arcada inferior, fazendo com que os dentes de baixo fiquem à frente ou atrás dos superiores.

Esse problema normalmente é causado por:

• Hábitos parafuncionais;
  • Perda precoce ou permanência exagerada dos dentes.

A mordida cruzada também pode causar:

• Zumbidos no ouvido;
  • Problemas na ATM;
  • Sensibilidade dentária;
  • Feridas no céu da boca;
  • Retração gengival;
  • Sensibilidade e dor nos dentes.

mordida aberta ortodontia

Mordida aberta

A mordida aberta pode ser encontrada de duas maneiras, a chamada mordida aberta posterior e a lateral.

A mordida aberta posterior é caracterizada pela falta de contato dos dentes frontais superiores e inferiores, enquanto a lateral é a mesma situação, porém nos dentes laterais.

Dessa maneira, ao fechar a boca, os pacientes que sofrem dessa condição não encostam os dentes superiores e inferiores, deixando um espaço entre eles.

Geralmente ela é causada por:

• Impactos.

Os sintomas que podem ser causados por essa condição são:

• Interferência na respiração, fala e alimentação;
  • Desgaste irregular de alguns dentes;
  • Problemas na ATM.

apinhamento ortodontia

Apinhamento dentário

O apinhamento dentário, também chamado de dente encavalado, é um problema que é caracterizado pela presença de dentes tortos.

Geralmente essa condição é causada por:

• Traumas;
  • Nascimento do siso;
  • Bruxismo;
  • Interrupção do tratamento ortodôntico;
  • Falta de espaço na arcada dentária;
  • Permanência prolongada dos dentes na arcada.

Os sintomas causados por esse problema são:

• Dificuldade de limpeza, o que pode facilitar o aparecimento da cárie no dente e halitose;
  • Problemas na hora da alimentação;
  • Complicações na ATM.

diastema ortodontia

Diastema

O diastema é uma condição caracterizada pela presença de um espaçamento entre os dentes, geralmente ocorre nos dentes da frente.

As principais causas desse problema são:

• Freio labial alongado;
  • Retração gengival;
  • Dentes desproporcionais;
  • Perda dos dentes precoce;
  • Doenças periodontais;
  • Fatores genéticos.

Essa condição não costuma causar complicações além do déficit estético e da maior chance de prender partículas de alimentos sobre os dentes.

Como corrigir os problemas ortodônticos?

A ortodontia é um ramo da odontologia que visa corrigir o posicionamento errado dos dentes através da utilização de tratamentos ortodônticos.

Portanto, o tratamento dos problemas ortodônticos citados acima geralmente são feitos através da utilização de aparelhos ortodônticos, podendo ser fixos ou móveis.

Porém, o tratamento com os aparelhos costumam ser eficientes somente durante a fase da infância e da adolescência.

Dessa maneira, quando não há possibilidade de corrigir esses problemas com o uso de aparelhos na fase adulta, é necessário recorrer a cirurgia ortognática.

Essa cirurgia é responsável por fazer a correção do posicionamento das arcadas visto que não é mais possível realizá-lo através do uso de aparelhos.

Através das visitas regulares ao dentista, o profissional é capaz de acompanhar o paciente e avaliar a necessidade de realizar qualquer procedimento ortodôntico que seja necessário.

Por meio delas, o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e assim o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.

Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.

Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA