Prótese dentária

A overdenture inferior, tal como o seu modelo superior, são uma das alternativas de reparação da perda de dentes na arcada dentária.

Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre a prótese overdenture inferior, como funciona, seus benefícios e qual o valor:

O que é overdenture inferior?

A prótese dentária é o tipo de tratamento indicado para quem sofreu a perda ou o comprometimento grave de algum dente. Dessa forma, assim como os demais modelos de prótese dentária usados na substituição de dentes naturais faltosos, o tipo overdenture também tem como objetivo fazer a restauração do sorriso.

A perda dentária pode trazer uma série de prejuízos, não só quanto a aparência, mas também em relação ao funcional da dentição, comprometendo a fala, mastigação, deglutição e até mesmo a respiração.

Assim, o uso da prótese overdenture trás uma série de benefícios, substituindo a falta dos dentes e assim, reparando os danos causados por ela.

O grande diferencial da overdenture inferior e superior é que ela é indicada em casos em que há perda total dos dentes, possuindo uma estrutura parecida com a dentadura. Contudo, seu uso é contraindicado em quem está em fase de crescimento, sendo a indicação em caso de pessoas adultas.

Para a fixação da prótese overdenture, o paciente posteriormente é submetido a aplicação de implantes dentários, sendo posteriormente encaixada sobre os pinos de titânio. Assim sendo, o acessório protético oferece uma boa estabilidade e assim, uma maior melhor qualidade de vida.

Ao contrário da prótese protocolo, a overdenture pode ser removida pelo paciente, o que facilita em sua higienização. Entre as suas similaridades está a preocupação quanto ao impacto estético, podendo ser feita em porcelana ou outros materiais que buscam ser fiéis à coloração do sorriso natural.

Quais são as suas indicações e contraindicações?

A prótese overdenture, assim como qualquer procedimento odontológico possui as suas indicações e contraindicações. São elas:

Indicações

  • Pessoas que sofreram uma grande perda dos dentes inferiores;
  • Pessoas que não possuem estrutura óssea suficiente para apoiar a prótese móvel (dentadura);
  • Pacientes que não se adaptaram com outras modelos de prótese;
  • Em casos de incômodos e feridas causadas pelo uso da dentadura móvel;
  • Sensibilidade da gengiva pela falta de dentes.

Contraindicações

  • Pacientes que não possuem osso suficiente para receber os implantes – podendo ser submetidos ao enxerto ósseo para viabilizar o procedimento;
  • Pacientes que possuem debilidade na higienização;
  • Doença do sistema oral, como estomatite;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes;
  • Doenças do sistema nervoso central;
  • Doenças cardiovasculares.

Como funciona o tratamento com a overdenture inferior

Como funciona o tratamento com a overdenture inferior?

Antes do paciente ser submetido a esse procedimento, o dentista primeiramente irá fazer a avaliação da arcada dentária para assim identificar qual a melhor escolha de tratamento.

Para que seja feita essa análise, o odontologista irá encaminhar o paciente para um uma série de exames, como a radiografia. É assim que é possível averiguar como está a condição da estrutura óssea para que haja a colocação dos implantes, que irão substituir as raízes dentárias. O implante será a sustentação para a estrutura da prótese.

Com a aprovação do procedimento, o paciente passa por uma sessão para a colocação dos pinos de titânio, em que pode ser utilizado um sistema chamado “o’ring”, que utiliza pinos-fêmeas na dentadura e pinos-machos na mandíbula, ou o de barras de apreensão, por meio de um sistema de barra-clipe.

Para que haja a sustentação da overdenture são necessários de 2 a 4 pinos de base. Antes do procedimento cirúrgico, o dentista faz a aplicação de uma anestesia para que não haja incômodo durante o processo.

Após a colocação, o paciente aguarda o período de cicatrização do tecido ósseo (osseointegração), que ocorre enquanto a prótese é confeccionada na clínica ou em um laboratório específico por meio de moldes feitos anteriormente.

O período de osseointegração costuma durar de 4 a 6 meses. Uma vez que a recuperação do tecido ao redor dos pinos já foi concluída e a prótese finalizada, o paciente passa por testes de adaptação quanto ao tamanho, altura e formato dos dentes artificiais. Com o consentimento do paciente, a prótese é instalada se tudo estiver certo.

Quais são as vantagens de uma prótese overdenture inferior?

A overdenture tanto inferior como superior pode proporcionar uma série de vantagens quanto a estética e o funcional do sorriso. Entre as vantagens estão:

Melhor impacto estético

A perda dentária proporciona prejuízos à estética do sorriso. Dessa forma, a reposição do espaço vazio por um dente artificial é capaz de renovar a aparência e a autoestima.

Além disso, buscando proporcionar um ainda melhor impacto estético, os materiais utilizados na confecção da prótese buscam ser fiéis tanto na coloração quanto no aspecto das estruturas da boca.

Conforto

Uma vez que possui uma técnica de encaixe, a prótese overdenture inferior não fica apoiada nos tecidos bucais, isso considerando que o suporte é garantido pelos implantes dentários.

Assim, a peça pode ser removida antes de comer e na hora de fazer a higienização, que deve não só ser feita nos dentes naturais, mas na língua e mucosa. Para proporcionar alívio à mucosa, o indicado é sempre remover a prótese antes de se deitar, a deixando de molho em um recipiente com uma solução higiênica.

Contudo, vale considerar que a pressão exercida nas gengivas já é reduzida durante o uso desse modelo, já que a força feita é atenuada pelos implantes, o que também reduz o aparecimento de feridas na boca.

Higiene bucal facilitada

A maioria das pessoas que usam um modelo de prótese fixa queixam da dificuldade de higienizar a prótese. Pelo fato da overdenture inferior ser colocada em encaixe, o paciente pode realizar a sua remoção e higienização normalmente.

Contudo, esse modelo de prótese tende a reter resíduos da alimentação, sendo o ideal serem mantidas 3 escovações diárias para evitar problemas bucais, como o aparecimento de cáries nos dentes naturais e gengivite.

Para a higienização da prótese deve-se utilizar escovas retas, fio dental e creme dental pouco abrasivo, podendo haver o bochecho com enxaguante bucal sem álcool após ser colocado novamente na boca. Não esqueça de fazer a higiene dos pinos sobre os implantes.

Segurança

Vale ressaltar ainda que ao contrário da dentadura, a prótese overdenture oferece uma boa estabilidade graças aos pinos de titânio, não se movimentando durante a fala ou mastigação.

Assim, a uma maior promoção de segurança, fazendo com que o usuário da prótese sinta mais confiança em seguir com as relações e com as atividades do dia-a-dia.

Melhora do funcional

A melhora das funções da boca é um dos principais benefícios da colocação da prótese. Com isso há a recuperação da eficiência da função mastigatória e da melhor fonética, graças à renovação da dinâmica da boca.

A overdenture também é a opção para quem costuma sentir dores mastigatórias pelo uso de prótese, sendo capaz de amenizá-las.

Valor acessível

Por fim, em comparação com os demais modelos de prótese, a overdenture é um dos tipos de valor mais acessível, o que pode ser um fator de escolha dependendo das necessidades do caso.

Vale ressaltar que o preço desse tratamento tende a variar, seja pelo seu tipo de encaixe (o’ring ou barras de apreensão) e quanto as barras metálicas internas.

Quais são os riscos da falta do implante?

Diante da perda de algum ou alguns dentes é muito importante que você tenha em mente que a colocação de uma prótese além de um tratamento é uma ação preventiva a uma série de complicações.

Deve-se levar em conta que, uma vez que o dente foi perdido, o tecido que estava envolvendo a raiz perde a sua função e inicia um processo de reabsorção. Por conseguinte, a estrutura óssea vai diminuindo pelo processo de perda óssea.

Dessa forma, é importante que a colocação do implante seja feita o quanto antes, evitando que a situação se agrave e que não haja mais osso para a colocação do pino. Nesses casos, o paciente é encaminhado para um procedimento de enxerto ósseo.

Vale considerar que na falta do(s) dente(s), a fala, mastigação e deglutição são comprometidas.

Quanto custa uma overdenture inferior

Quanto custa uma overdenture inferior?

O valor de uma prótese overdenture tende a variar pela localização, pelo profissional e material de confecção escolhido.

Contudo, o preço médio desse procedimento é de R$ 2.200 (dois mil e duzentos reais).

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que haja a avaliação e a manutenção da prótese overdenture inferior.

Além disso, é pelas visitas ao consultório odontológico que é feita a ação preventiva e se é possível corrigir problemas nos implantes o quanto antes.

Mantendo a periodicidade das idas ao consultório odontológico por outros tratamentos essenciais, como a profilaxia (limpeza profissional), que deve ser feita em a cada 6 meses.

Além disso, é pelas visitas regulares ao dentista que você tem acesso a avaliação e as orientações quanto a adoção de bons hábitos, sendo essencial para a ação preventiva.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe seu comentário