Prótese dentária

Criada com o avanço da tecnologia na ortodontia, a overdenture foi desenvolvida para substituir as convencionais dentaduras.

Uma boa opção para os que tiveram alguma perda dentária, a overdenture surgiu como uma opção para quem busca uma boa estética.

Overdenture superior, o que é?

A overdenture é como um tipo de dentadura que, porém, apresenta muitas vantagens em relação aos modelos comuns. Ela é fixada por pinos metálicos, que são implantados nos ossos maxilares do próprio paciente.

Por ter essa fixação, ela oferece mais segurança para o paciente, e mais conforto nas tarefas comuns do dia a dia, como a mastigação e a fala.

Desenvolvida pensando na necessidade de quem teve a arcada dentária comprometida, a overdenture tem como objetivo devolver a alegria de sorrir, para os pacientes. Mais usada por idosos, a prótese devolve a autoestima a eles.

Por ser móvel ela permite mais praticidade quanto aos cuidados a serem tomados e traz um incômodo menor do que as próteses convencionais para quem a escolhe.

A prótese overdenture é indicada nos casos em que a perda total dos dentes. Ela possui os pinos de titânio que irão substituir as raízes dentárias perdidas.

E no caso da overdenture superior, a fixação é feita na maxila, parte superior da boca, daí a distinção do nome. O local onde a prótese será fixada, que irá definir se a prótese será superior ou inferior.

Por isso, é necessário que o dentista analise em que parte da boca o paciente necessita da prótese, lembrando de verificar se ela pode ser fixada nesse local, e se o mesmo é propício para o implante.

Overdenture superior

Como funciona?

A overdenture somente deve ser implantada nos casos em que à indicação do ortodontista, pois sua fixação só poderá ser feita nos casos em que o paciente ainda possui estrutura óssea, onde a prótese será fixada através dos pinos.

Após a avaliação do dentista, o paciente será encaminhado para o processo de implante da prótese. Esse procedimento é feito após a pessoa ser anestesiada, para garantir que seja um processo indolor e que não cause desconforto para o paciente.

A overdenture é uma opção para quem precisa usar a prótese e busca por um tratamento que ofereça mais conforto e estética para quem o usa. Ela apresenta muitas vantagens se comparada aos modelos mais comuns.

Um exemplo dessas vantagens, e talvez o principal, é o conforto que a overdenture propicia. Diferente das outras próteses feitas de acrílico, a overdenture não danifica a gengiva, que se encontram frágeis por causa da ausência de dentes.

A overdenture oferece como essa, muitas outras vantagens, o que desperta uma curiosidade e interesse dos pacientes por esse modelo.

Como é colocada a prótese overdenture superior?

Parece algo bobo mais vale lembrar que ela só pode ser usada sob prescrição de um profissional especializado, e que saiba os cuidados que deve ter ao implantar a prótese. Busque também lugares de confiança para fazer seu tratamento.

Após a indicação da prótese, o dentista irá fazer o molde e avaliar onde será implantado os pinos, que devem ser em média de dois a três, para que haja uma boa sustentação da prótese dentária.

Logo depois dos implantes o paciente passa a usufruir dos benefícios da prótese overdenture

Porém, depois dos implantes serem feitos, é necessário esperar até que haja a osseointegração deles, o que pode levar de três a seis meses, a depender de cada caso. E enquanto aguarda o paciente pode fazer o uso de próteses móveis se permitido pelo dentista.

Depois desse período a prótese é reaberta, para que haja a colocação e modelagem definitiva da mesma. A prótese overdenture possui dois tipos de fixação vamos explicar como funciona cada um:

Overdenture com fixação barra-clip

A fixação da prótese é feita sobre os implantes dos pinos de titânio. No caso da fixação com barra-clip, essa barra possui um clip de plástico que faz a junção da prótese ao implante.

Overdenture com fixação o’ring

No caso desse modelo que é feita com a fixação no tipo o’ring, no lugar da barra a fixação é feita com um tipo de borracha.

Overdenture superior preço

Overdenture superior preço?

O valor das próteses overdenture pode variar a depender de vários fatores, como região em que se busca o tratamento, de dentista para dentista e da necessidade do paciente, pois a prótese é feita sob medida para cada caso.

O preço de uma prótese completa é em média de R$ 2.200 (dois mil e duzentos), sendo necessária a consulta de como ficaria o valor se feita somente a overdenture superior.

Mas em resumo o preço da overdenture, seja completa ou a overdenture superior é sempre melhor comparado aos outros modelos de próteses que existem no mercado. Ela possui um custo menor e gera menos gastos, por ser uma prótese fixa.

Cuidados necessários para quem usa overdenture superior

Com o implante da overdenture é importante que o paciente tome alguns cuidados com a prótese. Esses cuidados irão ajudar a manter a prótese limpa e evitar doenças na boca, causadas pela falta de higiene.

Mas como essa opção de implante possui um manuseio fácil, a higienização e a alimentação, não possuem grandes restrições, trazendo mais um benefício para o paciente.

Porém, devemos estar atentos, quanto à escovação. Ela é fundamental e não pode ser ignorada. O que muitos pensam é que, por não possuírem dentes na boca, a sua escovação não é necessária.

Esse pensamento é perigoso, pois se negligenciarmos a limpeza da boca, problemas de saúde sérios podem ser causados pelas bactérias que se aglomeram nesta região.

A escovação deve ser feita com escovas macias e pequenas, se preferir, opte pelas escovas interdentais, elas foram desenvolvidas com um design próprio para tratamentos odontológicos. Faça a escovação com creme dental que possua flúor, porém aqueles pouco abrasivos.

A escovação deve ser feita com movimentos suaves e circulares. Para evitar de lesionar a boca, e garantir que a escova alcance toda a sua área, até os cantos mais escondidos.

Outra precaução que se deve tomar é quanto ao uso de enxaguantes bucais. Eles só devem fazer parte da higienização, se forem sob prescrição do dentista. Converse com seu profissional de confiança, ele saberá informar se podem ser usados.

Atente-se também aos cantos que a prótese tem, assim como os espaçamentos que os dentes naturais possuem, eles podem acumular sujeiras na boca, que a escova na hora da higienização, deve limpar.

Tenha cuidado com a alimentação. Apesar de não possuir muitas contraindicações atente-se aos alimentos que vai ingerir, evite aqueles muito duros. Mesmo tendo uma fixação forte é importante não arriscar.

Mantenha as consultas ao dentista frequentes, ele saberá te informar e analisar se a saúde da boca está boa, e se a prótese se adaptou ao paciente. O dentista também irá te orientar sobre os cuidados com a overdenture.

Para as consultas com o dentista, o indicado é possuir um plano odontológico. Eles auxiliam, não somente na hora de procurar as consultas com profissionais, mas também com os tratamentos que são oferecidos pelo o plano, para auxiliar no tratamento.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

Deixe seu comentário