Prótese dentária

Com o avanço da tecnologia, procedimentos odontológicos como a prótese dentária ganhou uma série de variações, como o modelo overdenture.

Você sabe o que é a prótese dentária overdenture? Conheça aqui quais são as suas indicações, vantagens e preço:

o que é a overdenture

O que é overdenture?

As próteses dentárias overdenture, ou sobredentadura, são um um tipo de dispositivo protético removível e total. O modelo pode ser confeccionado por materiais estéticos como porcelana e zircônia e é composto de barras e clipes.

A prótese overdenture é indicada em casos que envolvam a perda total dos dentes, podendo ser a opção mais vantajosa nesse caso.

Também conhecida como sendo um tipo de dentadura com encaixe, uma vez que se trata de uma prótese total de encaixe em implantes que antes foram instalados nos ossos maxilares. 

As overdentures são amparadas pelo tecido gengival, o que permite um efeito estético satisfatório e quase imperceptível. 

As peças do acessório possuem uma fixação eficiente, já que é feita a junção da estrutura aos pinos de titânio (implantes) fazendo com que sejam mais estáveis do que a dentadura móvel. 

Graças a essa estabilidade, movimentos involuntários da prótese na boca são evitados, facilitando a fala e a mastigação.

Como funciona a prótese overdenture?

Tanto a overdenture superior quanto a inferior uma vez que se é feita a indicação do modelo, o ortodontista primeiramente avalia a zona bucal e analisando o local em que se existe a estrutura óssea para ser feita a colocação dos pinos de titânio. 

Feita a detecção o dentista encaminhará o paciente para a aplicação dos implantes, realizando a aplicação de uma anestesia local para que todo o procedimento seja indolor.

Dessa forma, há a colocação dos pinos de titânio, que atuaram substituindo as raízes dentárias perdidas ou comprometidas. É após ser feita a colocação dos implantes que o paciente é submetido aos benefícios da colocação da prótese dentária.

Para que haja a aplicação definitiva e suficiente da prótese, geralmente é necessário que haja a colocação de dois a três implantes. Após a colocação dos pinos é necessário esperar o período de osseointegração, que geralmente dura de 3 a 6 meses. Nesse período o dentista pode indicar que seja feito o uso temporário de uma prótese móvel.

Após ser concluído o processo de regeneração, o implante é reaberto para que haja a colocação dos componentes necessários e assim, a moldagem e a instalação da prótese.

Por fim, a prótese overdenture pode ter em dois tipos de fixação sobre implantes, o barra-clipe, em que uma barra com um clipe de plástico realiza a junção da prótese ao implante, e o oring, que no lugar da barra se utiliza um tipo de borracha. 

Quais são as vantagens da prótese overdenture?

A prótese overdenture é capaz de promover uma série de vantagens ao paciente: 

Praticidade

A praticidade que envolve o tratamento da prótese overdenture é um dos seus benefícios que envolve não só uma maior agilidade de tratamento, mas também uma experiência mais rápida e tranquila.

Uma vez que possuem um menor número de implantes necessários, sendo o modelo que proporciona um resultado imediato e que pode ser visto com bons olhos por quem sofre pelo desconforto da dentadura móvel. 

Dessa forma, é uma alternativa que proporciona alívio e a reabilitação do sorriso, sendo uma das melhores opções disponíveis.

Além disso, a praticidade também está na forma de manuseio do dispositivo proteico, o que permite que haja menores momentos de risco a danos e lesões.

Melhora da fala e da função mastigatória

Um dos principais, e talvez a principal vantagem de uso da overdenture seja justamente a sua otimização das funções vitais do sorriso. 

Uma vez que o sorriso artificial é colocado na boca, o paciente é beneficiado não só pela possibilidade da realização das funções, mas também da sua melhor execução, graças a sua fixação eficiente.

Boa fixação e segurança

Considerando a eficácia de fixação das técnicas usadas na overdenture, a estabilização adquirida pelo uso desse dispositivo protético permite que se consiga realizar todas as funções e sorrir sem se preocupar com movimentos indesejados, assim como ocorre com a dentadura comum.

Autoestima

A autoestima também pode ser beneficiada pelo uso da overdenture, já que além de melhorar a estética comprometida pela perda total dos dentes, ainda colabora recuperando a vontade de sorrir e de se relacionar do paciente pela melhora da confiança.

overdenture beneficios

Estética natural 

Um dos principais objetivos e benefícios, já que após a perda de dente os tecidos de sustentação acabam por ficarem flácidos, comprometendo não só a aparência do sorriso, mas também o contorno da face. 

Pelo uso da dentadura de encaixe, se consegue assim um apoio para a língua e para a bochecha, possibilitando que o rosto seja remodelado.

Conforto

Uma vez que há o ganho de estabilidade, de autoestima e de um impacto estético positivo, há também a promoção de conforto durante o processo de reabilitação do sorriso. 

Além disso, a prótese total removível é confeccionada com uma base de acrílico que danifica a gengiva, que é fragilizada por conta da ausência de dentes. 

Esse atrito diário é bastante desconfortável e pode levar a lesões grandes no tecido gengival e a sangramentos, uma vez que pela perda de dentes, a gengiva já se encontra fragilizada. A ausência dessa fricção e incômodo é um ponto positivo para a Overdenture.

Higiene bucal simplificada 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, quanto aos cuidados de uma higiene bucal eficiente, a overdenture também é destaque. Uma vez que são de encaixe, acumulam menos resíduos e podem ser facilmente retiradas, e para uma higiene bucal eficiente e completa ela deve ser feita cerca de 3 vezes ao dia.

Substituição do rebordo alveolar

Por fim, um dos principais benefícios do uso da prótese overdenture é a substituição do rebordo alveolar, uma vez que por essa ação, a implantação é ainda mais eficiente. 

Equilíbrio oclusão

Pelo uso da prótese o paciente pode ser beneficiado ainda pelo equilíbrio oclusão (encaixe correto das arcadas), evitando que ocorra complicações como a perda e mobilidade óssea, atuando na ação preventiva de problemas na Articulação Mandibular – ATM. 

Quanto custa uma overdenture?

Considerando o seu número limitado de pinos de titânio e por contar com o número menor de próteses, o tratamento pela prótese overdenture tende a ser mais acessível do que os demais modelos.

Contudo, vale ressaltar que o preço de uma prótese dentária pode ser bastante variável, variando de dentista a dentista, de clínica a clínica, quanto ao material utilizado, o tipo de encaixe e também das barras metálicas internas. 

O valor médio da overdenture é de R$ 2.200 (dois mil e duzentos reais).

Quais as desvantagens desse tipo de tratamento?

Assim com qualquer tipo de abordagem odontológica, a colocação da prótese overdenture pode possuir algumas desvantagens considerando as particularidades do caso e se feita a comparação com outros modelos.

Por exemplo, em comparação a próteses como a protocolo, que envolve um maior número de implantes, de 4 a 6, a fixação é menos eficiente.

Além disso, tendo em vista a limitação de materiais em sua confecção, tende a ter um impacto estético menos positivo do que outros modelos, o que não o faz ser menos satisfatório e que consequentemente, permite que o preço dos demais tipos de prótese com esse fator em contraste sejam mais valorizados.

Vale destacar que a estrutura da prótese overdenture deve ser trocada anualmente, o que pode não ser necessário em outros tipos de sistema, como o protocolo, que possui uma durabilidade mínima de 4 a 6 anos.

Outra possível desvantagem da overdenture é que pode-se haver uma quebra de expectativas, já que mesmo tendo uma fixação mais satisfatórias do que os modelos tradicionais, pode apresentar alguma movimentação, principalmente em casos em que o oring e o clip se encontram desgastados.

Quanto às desvantagens da prótese overdenture pode-se citar ainda a sua contraindicação para pacientes que não possuem osso suficiente para a instalação dos implantes. 

Nesse caso, para que seja possível o uso da técnica overdenture, o dentista pode encaminhar o paciente primeiramente para um enxerto ósseo, que reabilita a estrutura óssea e torna possível a aplicação dos pinos.

Quais são os cuidados necessários com a prótese overdenture?

Assim como demais modelos de prótese, a overdenture requer alguns cuidados de manutenção para que a boa experiência persista após a realização do tratamento. Aqui vale ressaltar que os cuidados necessários irão variar de acordo com o tipo de prótese escolhido.

No tratamento com a overdenture, tendo em vista a facilidade de manusear o dispositivo, a higiene é mais simplificada. Dessa forma, tanto a higiene bucal e alimentação são descomplicadas, não havendo muitas restrições envolvidas.

O processo de higienização da prótese deve ser feito de 1 a 2 vezes ao dia, para que o implante não seja sobrecarregado. Para que a higiene seja feita de forma eficiente, é necessário que se utilize uma escova de dente de cerdas macias e creme dental com flúor, pouco abrasivo, sendo utilizados movimentos suaves e circulares.

Assim como é necessário haver a limpeza dos espaçamentos entre os dentes naturais, essa limpeza também é necessária quanto a estrutura da prótese, já que também é capaz de reter resíduos em meio às suas brechas. 

Para uma limpeza ainda mais eficiente, o dentista pode indicar o uso de escovas interdentais para que haja a total remoção de impurezas e placas no sistema da overdenture.

A higienização da zona bucal, mesmo sem dentes, não deve ser ignorada, e também deve ser feita com uma escova de cerdas macias e com o uso da pasta de dente fluoretada, compreendendo a extensão da língua e gengiva. 

O uso de um enxaguante bucal irá depender da observação e da indicação do dentista. Após a higienização o paciente poderá colocar a prótese na boca ou guardar em um recipiente limpo adequado.

Ao sinal de alguma dúvida específica, não deixe de contatar o cirurgião-dentista responsável, tal como diante de algum dano ou qualquer prejuízo envolvendo a prótese.

Haja o que houver o processo de higiene diário não deve deixar de acontecer, já que em sua ausência a zona bucal fica suscetível a infecções, uma vez que os implantes estão penetrados diretamente na estrutura óssea. 

Tendo em vista ainda que o processo de aplicação da prótese se trata de uma cirurgia, deve-se considerar ainda as orientações e indicações do dentista para o sucesso do pós-operatório.

Por último, na alimentação evitar alimentos duros e maus hábitos como morder objetos e roer os dentes devem ser evitados para que não haja acidentes com a prótese. Alimentos muito pigmentados ou grudentos tendem a dificultar a higienização do material e também podem ser evitados.

Visitas regulares ao dentista

As visitas ao dentista devem ser periódicas para que o dentista seja capaz de avaliar a saúde bucal e de diagnosticar problemas bucais em sua fase inicial, encaminhando o paciente para o tratamento mais adequado o quanto antes.

É por meio desse acompanhamento profissional que é feita a substituição do clipe, do oring ou da própria prótese quando necessário. 

O indicado é que em um primeiro momento, visando a acomodação da prótese, que as visitas sejam mantidas de 3 em 3 meses, após essa circunstância, a periodicidade das consultas devem ocorrer no máximo em um período de 6 em 6 meses, tendo como o ideal intervalos de 3 a 4 meses.

O plano odontológico Dental Vidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Comentário para “Overdenture: o que é, como funciona e quanto custa?

Deixe seu comentário