Existem algumas estruturas presentes na boca que auxiliam na distinção dos sabores dos alimentos consumidos. Mas, você sabe quais são e quais características apresentam?
Neste artigo, você saberá o que são as papilas gustativas, assim como a importância dessa estrutura bucal e as possíveis anomalias dessa região. Confira e curta a leitura!
Aqui você vai encontrar:
O que são papilas gustativas?
As papilas gustativas são saliências, partes da língua, que contêm 1.500 botões receptores que detectam os 5 sabores do paladar (doce, salgado, amargo, azedo e umami).
Além disso, essas estruturas também podem detectar a temperatura dos alimentos e são sensíveis ao toque.
Onde ficam as papilas gustativas?
As papilas gustativas são parte do sistema gustativo, e se encontram no dorso e na superfície da língua, especialmente nas laterais e na ponta da estrutura bucal.
Como as papilas gustativas distinguem os sabores?
As papilas gustativas são conectadas ao corpo humano, e podem distinguir se alimento tem gosto agradável ou desagradável através de reações bioquímicas imediatas dentro das células gustativas, que enviam informações ao sistema nervoso central, recebendo um feedback da sensação e do gosto percebido.
Para que servem as papilas gustativas?
As papilas gustativas são fundamentais para o reconhecimento do sabor, do paladar dos alimentos, além de auxiliarem na prevenção de incômodos e intoxicações bucais.
Também são essas estruturas que enviam informações para as fibras do sistema nervoso e para as áreas cerebrais responsáveis pela sensação gustativa.
Quantos tipos de papilas gustativas existem?
Existem 4 tipos de papilas gustativas: as fungiformes, as foliáceas, as filiformes e as circunvaladas. Veja a seguir o que caracteriza cada uma dessas papilas:
-
Papilas fungiformes
Essas papilas possuem esse nome pela aparência semelhante a fungos, principalmente cogumelos. Elas se encontram distribuídas pela língua de forma irregular, aumentando a sensibilidade ao gosto, ao toque e à temperatura durante a alimentação.
-
Papilas foliáceas
Essa papila gustativa apresenta formato de folha, por isso tem esse nome, e são circundadas por um sulco. Elas estão localizadas na borda posterior da língua, e possuem centenas de botões gustativos, sendo extremamente importantes para a distinção do paladar humano.
-
Papilas filiformes
As papilas filiformes são estruturas em formato de fio, que se estendem em direção à faringe. Esse é o tipo mais comum de papila gustativa, se localiza na superfície dorsal da língua e se diferencia bastante das papilas fungiformes e foliáceas.
-
Papilas circunvaladas
Também chamadas de papilas valadas, são circulares e se localizam na entrada do esôfago. Essa papila possui como função a facilidade da ingestão de líquidos, enquanto as outras papilas sofisticam o paladar humano.
Que tipos de problemas podem afetar as papilas gustativas?
O formato anormal da saliência ou a perda da sensibilidade das papilas gustativas são os principais problemas que podem acometer essas estruturas bucais.
Isso ocorre quando o paciente consome o tabaco em excesso, ou faz uso de medicamentos que apresentam esse efeito colateral. Além disso, déficits de nutrientes e o envelhecimento podem alterar a função das papilas.
Quando há a presença de papilas gustativas inflamadas, o paciente pode apresentar sintomas como: presença de bolinhas na língua, inchaço, vermelhidão local e dificuldade de distinguir o gosto dos alimentos.
Ao perceber esses sinais, procure um dentista o mais rapidamente possível, para avaliação da saúde bucal e, se necessário, realizar o diagnóstico e o tratamento precoce de anomalias bucais.
Higiene bucal e papilas gustativas: qual a relação?
A ausência de uma boa higiene bucal pode prejudicar diretamente as papilas gustativas, reduzindo a funcionalidade dessas pequenas estruturas.
Isso acontece porque, quando a cavidade oral não é bem higienizada, a sensibilidade ao paladar pode ser comprometida, especialmente quando os alimentos são salgados.
Além disso, o paciente pode ser acometido por inflamações e cáries, que podem alterar a percepção do sabor azedo. A produção de saliva também poderá ser afetada, alterando o paladar e dificultando a deglutição de alimentos.
Por que devo cuidar com atenção das papilas gustativas?
As papilas gustativas são essenciais para o organismo humano, uma vez que auxiliam na mastigação e sensibilidade durante a alimentação, seja através do gosto, temperatura ou textura da comida.
Caso você não cuide das papilas e não realize uma higiene bucal adequada, não apenas o seu paladar pode ser afetado, mas haverá maior acúmulo de alimentos, deixando a sua boca propensa a ser acometida por bactérias e outras condições.
Por isso, escove os dentes, use o fio dental e o enxaguante bucal diariamente. Além disso, existem outras formas de realizar cuidados com as papilas gustativas, confira:
- Alimente-se bem, com muitas frutas e vegetais frescos, para garantir nutrientes que auxiliam nas funções das papilas gustativas;
- Evite fumar e consumir álcool excessivamente, isso prejudica as papilas gustativas e provoca problemas de saúde;
- Evite adoçantes artificiais! Eles podem interferir na capacidade do seu corpo de saborear a doçura natural;
- Mantenha um sono regular e, se for preciso, faça terapia! Pois um sono regular diminui o estresse e mantém a regularidade do funcionamento das papilas;
- Evite usar enxaguante bucal muito forte (que contenham álcool).
Não se esqueça, também, de visitar o seu dentista regularmente (a cada 6 meses), para avaliação de sua saúde bucal.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar o estado da saúde e da higiene bucal do paciente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional e, por meio dela, é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.