Você com certeza já deve ter ouvido falar no ômega 3, um suplemento muito utilizado no Brasil pelos benefícios e propriedades presentes em sua composição.
Mas, para que serve o ômega 3 exatamente? Prossiga a leitura deste artigo e saiba mais:
Aqui você vai encontrar:
O que é o ômega 3?
O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada, formada por DHA (ácido docosaexaenoico), ALA (ácido alfa-linolênico) e EPA ácido eicosapentaenoico, 3 ácidos graxos saudáveis que podem ser encontrados em óleos de peixes, algas, sementes e oleaginosas, suplementos e etc., sendo recomendado para melhorar as funções do nosso organismo, como a cognição, as articulações, problemas cardíacos, oculares e anti-inflamatórios.
Pode ser ingerido em forma pura, concentrada ou com adição de ingredientes na fórmula. Entretanto, mesmo que natural, é sempre recomendável administrar suplementos conforme orientação médica, inclusive em casos onde há contraindicações ou o paciente realiza tratamento de alguma doença com fármacos.
Para que serve o ômega 3?
Entre as principais funções do ômega 3 estão:
- Auxílio no funcionamento do sistema cognitivo e mental do paciente;
- Inibidor de declínios mentais (como a Alzheimer);
- Auxilia na saúde de gestantes, prevenindo a depressão pós-parto;
- Auxiliar no controle de colesterol das funções;
- Realiza ação anti-inflamatória;
- Auxilia na perda de peso;
- Realiza melhorias nas articulações;
- Fortalecer os músculos;
- Auxilia na saúde da visão.
Como o ômega 3 atua na cognição?
Ácidos graxos são aprimoradores do aprendizado e da memória, além de serem importantes agentes neuroprotetores. Existem alguns suplementos que apresentam fosfolipídios e fitonutrientes em sua composição, que somados ao ômega-3 fornecem efeitos positivos na memória e no sistema cognitivo, aumentando a concentração e energia.
Como o ômega 3 atua nas funções cardíacas?
Agregado à carotenóides como, por exemplo, a astaxantina , a coenzima Q10, vitaminas e minerais, o ômega 3 pode ser excelente atuante na saúde cardíaca, reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação, aprimorando o fluxo sanguíneo.
Juntamente com as vitaminas B, a coenzima Q10 reduz os riscos de infarto, equilibrando a pressão e tratando insuficiência cardíaca. Além disso, esses nutrientes auxiliam na energia mitocondrial, que deixa o organismo mais energizado.
Já as vitaminas B são cofatores enzimáticos de reações metabólicas como o nível celular, cerebral e a produção de energia. Além delas, os minerais como o cromo, zinco e cobre possuem propriedades antioxidantes que ajudam na proteção do coração e fortalecimento da imunidade.
Como o ômega 3 atua nas articulações?
A presença de colágeno tipo II são ideais para curar inflamações e dores, além de ser importante para a reconstrução das cartilagens. O suplemento dessa substância somado ao ômega 3, que atua na melhoria das articulações através de efeito anti-inflamatório, promove diversos benefícios para pessoas que sofrem de doenças causadas pela velhice, dores causadas pelas práticas de exercícios, sobrepeso e fraqueza dos músculos.
O ácido hialurônico, também somado ao ômega 3, pode auxiliar no alívio de dores nas articulações e no progresso da cicatrização de ferimentos.
Como o ômega 3 realiza ação anti-inflamatória?
Estudos realizados comprovam que ácidos graxos como o EPA, atuam reduzindo inflamações.
Se junto com o ômega 3 for adicionada a cúrcuma e antioxidantes, como a astaxantina e vitamina e, por exemplo, o suplemento possui efeito anti-inflamatório ainda maior.
Como o ômega 3 atua na saúde ocular?
O ômega-3 está presente em uma das gorduras estruturais presentes na retina ocular, a DHA. Com o tempo, a mácula, presente no centro da retina, vai se degenerando, ocorrendo a chamada DMRI – degeneração macular relacionada à idade, que acumula proteínas e gorduras na região da retina, ocasionando na perda gradativa de visão.
Além disso, a mácula é essencial para leitura e reconhecimento de cores, e pode sofrer aceleração na degeneração causada por tabagismo e luzes ultravioletas, emitidas por aparelhos eletrônicos.
Sendo assim, pode ajudar bastante a administração de suplementos com a presença de ômega 3, zinco, carotenóides antioxidantes e vitaminas A, C e E, que irão auxiliar na saúde e proteção ocular através a potencialização do efeito.
Quais os benefícios do ômega 3 na saúde dos dentes?
Estudos indicam que o ômega 3 pode auxiliar como anti-inflamatório, além de promover mais saúde às gengivas e aos tecidos bucais. Ademais, ômega 3 pode auxiliar na cicatrização após a cirurgia, reduzindo riscos de infecções após procedimentos odontológicos como extração de dente ou implante dentário.
Lembre-se: apesar desses benefícios, a principal forma de prevenção das doenças bucais é através da realização de uma higiene bucal adequada e visitas ao dentista.
Inclusive, se você pretende iniciar a utilização desse suplemento, comunique ao profissional da saúde bucal de sua confiança.
Ômega 3 emagrece?
Indiretamente, sim, devido às propriedades anti-inflamatórias e à regulagem da alimentação nos horários certos.
Em quanto tempo o ômega 3 começa a fazer efeito?
Geralmente, leva em média 3 meses para que a administração de ômega 3 tenha efetividade no organismo.
O que acontece se eu consumir o ômega 3 em excesso?
O risco está no enfraquecimento do sistema imunológico e alterações nos níveis de colesterol, além de hemorragias e inflamação. JAMAIS se automedique! Sempre busque orientação médica ao iniciar a administração de qualquer medicamento.
Existem contraindicações da ingestão de ômega 3?
O ômega 3 não é recomendado para pessoas menores de 19 anos, vegetarianos ou com alergias ao seu composto. Deve-se sempre levar em consideração a orientação médica para administração desse medicamento, especialmente para alinhar corretamente a dosagem diária.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são decisivas para a manutenção dos cuidados e conhecimento das vitaminas e outras substâncias que devem ser mantidas para conquistar uma saúde bucal impecável.
Isso porque, nas visitas ao consultório, o paciente tem acesso aos benefícios de tratamentos como a profilaxia (limpeza profissional).
É também por essa periodicidade que o dentista consegue avaliar se existe alguma anormalidade, sensibilidade, infecções, bactérias e tratar problemas de forma precoce. Pelas avaliações são passadas orientações para com a adesão de bons hábitos da higiene e alimentação.
O indicado é que a frequência seja mantida ao menos 2 vezes ao ano (de 6 em 6 meses).
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família!
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.