Você alguma vez já se perguntou qual é o nome da condição que provoca formigamento ou sensação de dormência em uma região do corpo?
Essa condição é chamada de parestesia e pode ocorrer em diversas partes do corpo, principalmente na boca e nos membros.
Sendo assim, confira no artigo abaixo o que é parestesia e saiba mais informações a respeito dessa condição:
Aqui você vai encontrar:
Parestesia o que é?
A parestesia é uma condição caracterizada pelo formigamento e pela sensação de dormência e formigamento dos membros ou da boca do paciente.
Geralmente ela é originada de rompimento ou pressão exercida sobre o nervo alveolar inferior ou por algum nervo responsável pelos movimentos da língua.
Parestesia, o que causa?
A parestesia da boca é uma condição bastante rara e que geralmente é causada pelo rompimento ou pela compressão do nervo alveolar inferior ou algum nervo da língua.
Normalmente, o rompimento ou a compressão desse nervo são causadas por alguma fratura ou por algum erro durante alguma cirurgia da face, como a extração de siso por exemplo.
Algumas vezes essa condição pode se resolver sozinha, porém nos casos onde isso não ocorre, é necessário voltar ao dentista para realizar uma intervenção.
Geralmente essa intervenção é feita por meio de uma cirurgia na qual o nervo é recolocado em seu lugar.
Quais os sintomas da parestesia?
A parestesia da boca é uma condição que possui vários sintomas, como por exemplo:
- Falta de sensibilidade na região afetada;
- Dormência da região;
- Formigamento;
- Dor;
- Fisgadas;
- Desconfortos;
- Coceira.
Geralmente, quando essa condição ocorre exclusivamente por conta de um erro durante a aplicação da anestesia, a recuperação é feita de forma gradativa.
Portanto, nesse caso em específico, é necessário que o paciente aguarde um determinado período de tempo para que o efeito da anestesia passe.
Como tratar a parestesia?
Assim como dito anteriormente, geralmente os sintomas da parestesia da boca tendem a desaparecer com o passar do tempo.
Dessa forma, quando a parestesia é causada pela compressão do nervo alveolar derivada de inchaço, ela tende a melhorar de acordo com a diminuição desses inchaços.
Para acelerar o processo de redução do inchaço, o dentista pode recomendar o uso de alguns medicamentos e o paciente também pode aplicar uma compressa fria sobre o local.
Também é possível tratar a parestesia através da laserterapia, que é um procedimento que estimula as funções nervosas, reduzindo os sintomas e desconfortos.
Em alguns casos, também pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica para corrigir o problema da parestesia na boca.
Visitas regulares ao dentista
Através das visitas regulares o dentista pode acompanhar o paciente e atentar-se ao nascimento do siso e desse modo ele pode recomendar sua extração ao ver seu nascimento.
Além disso, o retorno após a remoção do siso também é importante para que o dentista possa avaliar o processo de cicatrização da exodontia.
Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.
Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.
Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.
Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.
Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!