Saúde Bucal

O piercing no dente é um acessório que era moda nos anos 60 e 70 que voltou a alta atualmente. Hoje em dia, sua popularização começou por causa de alguns famosos.

Vendo as celebridades utilizando-o, parte da população decidiu adotar a moda, fazendo com que a febre do piercing no dente voltasse.

Confira mais a respeito desse acessório, assim como seus cuidados, complicações, diferença e valores:

O que é piercing no dente?

O piercing no dente é um dos tipos de piercing na boca existentes, porém ele é utilizado nos dentes. Eles funcionam como um acessório para os dentes, ou seja, seu uso permite enfeitar os dentes para que eles fiquem mais atraentes.

Diferentemente dos outros piercings que são fixados através de perfurações, esses são apenas colados. Dessa maneira, o piercing no dente não causa nenhum dano ao esmalte, visto que não é necessário perfurá-lo nem desgastá-lo.

Além disso, ele possui a vantagem de não ser permanente, o que significa que pode ser retirado a qualquer momento. O fato de não necessitar de perfurações também contribui para isso.

Desse modo, ao removê-lo não fica nenhum indício de que ele esteve ali. Outra vantagem desse piercing é que por não ser necessário fazer perfurações, não há chances de inflamações e infecções.

O piercing no dente também oferece ao paciente a oportunidade de escolher entre diferentes:

  • Cores;
  • Modelos;
  • Tamanhos;
  • Materiais;
  • Tipo de brilho;
  • Quantidade a ser utilizada.

Como colocar o piercing do dente

Como colocar o piercing do dente?

Para colocar um piercing no dente, o ideal é procurar um dentista para que ele possa colocá-lo da maneira correta.

Portanto, para evitar complicações durante a instalação é recomendado buscar um profissional da área da odontologia para fixá-lo da maneira correta.

Sendo assim, não é indicado colocá-lo em casa, visto que o uso de colas muito fortes pode danificar o esmalte dentário na hora de removê-lo.

Além disso, ainda há o risco de ingestão da cola que é tóxica e pode causar problemas se for ingerida. Assim como dito anteriormente, para utilizá-lo é recomendado visitar um dentista para colocar o piercing no dente. Após chegar ao consultório, ele fará uma limpeza prévia do dente para que sua fixação possa ser feita.

Logo em seguida, o dente é colado utilizando uma cola odontológica, o que garante uma boa fixação e evita danos ao esmalte na hora da remoção. O processo de fixação pelo dentista garante que a cola não seja ingerida, além do fato de evitar complicações que poderiam acontecer durante a instalação

Esse processo, tem a duração de em média 20 minutos. Apesar de se tratar de um piercing, não é necessário nenhuma perfuração ou desgaste visto que ele é apenas colado sobre o dente.

Cuidados com o piercing de dente?

Para garantir que o piercing tenha sua duração prolongada, existem alguns hábitos que podem contribuir para isso.

Normalmente, esse tipo de piercing tem uma duração média que varia entre 2 meses e 2 anos, apesar dessa média, existem casos onde ele pode durar mais ou menos.

Portanto, para garantir que o piercing dure o maior tempo possível, é recomendado evitar alimentos duros e pegajosos, visto que eles podem danificar tanto o piercing quanto sua fixação.

Além disso, é importante se atentar a higiene, principalmente na região ao redor do piercing, visto que ela pode acumular resíduos, o que futuramente pode pode resultar num tártaro ou até mesmo cáries.

Também é importante redobrar o cuidado durante a alimentação para não acabar engolindo o piercing, principalmente por se tratar de uma peça pequena.

Outro cuidado muito importante se refere ao fato de não tentar colocar o piercing no dente em casa, pois o uso de colas inapropriadas podem acabar danificando o esmalte dentário na hora de removê-lo.

E também, há o risco de ingeri-la, o que pode fazer mal. Além disso, não é recomendado retirar o piercing no dente em casa.

Essa recomendação se baseia no fato de que ao retirá-lo em casa, é possível que a cola fique presa no dente, o que pode acabar manchando o dente.

Apesar de não possuir riscos graves, o uso prolongado desse tipo de piercing pode favorecer o aparecimento de cáries e outras complicações relacionadas à falta de higiene.

Isso ocorre pelo fato de o piercing no dente atrapalhar a higienização, sendo assim, é extremamente importante que ele seja retirado algumas vezes ao ano para que seja feita a devida limpeza.

Características do piercing no dente

A principal característica do piercing no dente é o fato de não ser necessário realizar nenhuma perfuração para utilizá-lo.

Isso garante que não fique nenhum indício de sua presença após removê-lo, o que faz com que ele seja uma ótima opção de acessório para o sorriso.

O fato de não deixar vestígios também garante que ele seja uma ótima opção para profissionais que buscam por um piercing na boca mais discreto.

Além disso, por se tratar de um acessório que não necessita de perfurações para sua instalação, ele é uma ótima opção para pacientes que querem utilizar um piercing, mas não querem perfurar a pele.

Sendo assim, ele garante a essas pessoas a possibilidade de utilizar o acessório sem a necessidade de se perfurarem.

Complicações piercing no dente

O uso do piercing no dente possui várias vantagens, como o fato de não necessitar de furos para sua instalação, pode ser retirado sem deixar marcas e não correr o risco de infeccionar ou inflamar.

Porém, ele também possui algumas desvantagens que são:

  • Atrapalhar a higiene bucal ao seu redor;
  • Baixa durabilidade, o que faz com que seja necessário retornar ao dentista para recolocá-lo;
  • Não é recomendado removê-lo em casa por contra própria, o que faz com que seja necessário ir ao consultório para removê-lo;
  • Necessidade de retirá-lo periodicamente para limpar o local de instalação.

Piercing no dente valor

Piercing no dente valor

O valor do piercing no dente não é fixo, desse modo ele pode variar dependendo do modelo, local, material e formato escolhidos.

Dessa maneira, seu valor pode variar de R$ 200 (duzentos reais) à R$ 1.000 (mil reais). Sendo que a opção mais barata é a feita de strass e a mais cara confeccionada de metais e/ou pedras preciosas.

Visitas regulares ao dentista

A partir das visitas regulares ao dentista é possível colocar o piercing no dente e realizar todos os cuidados necessários.

Também é indo ao consultório que podemos remover o piercing no dente sem que fique resquícios de cola grudados no dente.

Por meio delas também é possível realizar os tratamentos periódicos como a profilaxia, que deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da saúde bucal.

Ela é responsável por atuar como uma ação complementar à higiene feita em casa e através dela o dentista pode avaliar seus hábitos de higiene e dar dicas para melhorá-los.

As visitas periódicas também garantem que problemas odontológicos sejam identificados logo em seu começo e tratados o mais cedo possível.

O que garante que seja possível evitar que eles se desenvolvam e tornem sua correção mais complicada.

O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário