Você sabe o que pode ser um ponto preto no dente?
Nesse artigo explicaremos mais a respeito do que pode ser o ponto preto no dente, como tratá-lo e o que ele pode causar. Confira:
Aqui você vai encontrar:
O que pode ser um ponto preto no dente?
Pode ser que algumas vezes o paciente ao olhar seus dentes no espelho e notar a presença de um ponto preto no dente.
A primeira coisa que nos vem à mente é que esse ponto preto no dente é cárie, visto que o acúmulo de bactérias geralmente formam um ponto preto no dente.
Porém, nem sempre esse pontinho significa que seu dente está sendo atacado por cáries, visto que ele também pode significar a presença de um pequeno orifício no dente ou restos de alimentos.
Sendo assim, ao notar a presença de um pontinho preto no dente é recomendado procurar um dentista para que ele possa avaliar se o estamos com o dente cariado ou com algum outro tipo de complicação.
É importante lembrar que também podem aparecer manchas escuras nos dentes que podem ser derivadas de problemas em canais dentários.
O que causa o ponto preto no dente?
Assim como dito anteriormente, o ponto preto no dente geralmente está associado a presença de cáries nos dentes.
Sendo assim, as causas do ponto preto no dente geralmente estão associadas a presença de cáries, portanto suas causas tendem a ser as mesmas.
Desse modo, o ponto preto no dente geralmente está associado a maus cuidados de higiene bucal.
Portanto, a cárie, que é a principal causa do ponto preto no dente, é o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes.
Essas bactérias se acumulam devido a restos de alimentos que ficam presos aos dentes devido a má higienização bucal.
Dessa maneira, para consumir esses alimentos presos aos dentes, essas bactérias liberam um tipo de ácido que é corrosivo para os dentes.
A produção desses ácidos acaba formando pequenos furinhos nos dentes, que possuem a cor preta. Logo, a cárie consiste na corrosão provocada por esse acúmulo de bactérias na superfície dos dentes.
Quais são os sintomas do ponto preto no dente?
O ponto preto no dente, assim como dito anteriormente, consiste no avanço da cárie dentária. Desse modo, os principais sintomas da cárie são:
- Formação de um ou vários pontinhos pretos no dente;
- Dor de dente;
- Aumento da sensibilidade dentária;
- Halitose;
- Inchaço gengival;
- Gengiva dolorida.
Além disso, a corrosão do dente é progressiva, portanto caso a cárie não seja tratada, preferencialmente de forma precoce, ela pode acabar levando a desvitalização do dente ou até mesmo a perda dentária.
Como tratá-lo?
O tratamento da cárie é realizado no consultório odontológico, a partir da remoção do tecido comprometido por ela.
Sendo assim, o tratamento dessa condição geralmente consiste na raspagem de toda a parte comprometida e o passo a seguir irá depender da profundidade da cárie.
Portanto, caso seja apenas superficial, será necessário apenas fazer uma pequena raspagem. Porém, quando o procedimento é um pouco mais profundo e ainda não comprometeu a polpa dentária, é realizada uma raspagem e por fim uma restauração para que o dente retorne ao seu estado natural.
Já no caso de infiltrações profundas que comprometem a polpa dentária o tratamento pode ser realizado de duas maneiras:
- Caso ainda seja possível manter a estrutura dentária, é realizar um tratamento de canal, onde a polpa dentária comprometida é removida e realiza-se o preenchimento do dente com resina odontológica;
- Quando essa infiltração de cáries já comprometeu o dente por completo pode ser necessário remover o dente.
Como evitar?
Devido ao fato de a cárie ser causada por problemas de higienização bucal, a principal maneira de se evitá-la é manter bons cuidados de higiene bucal.
Porém, além dos bons cuidados de higiene bucal ainda existem outras ações que podem ser adotadas, tais como:
- Evitar o consumo de alimentos muito açucarados, visto que o processo de digestão deles pelas bactérias é mais rápido, o que resulta em uma produção de ácidos mais rápida;
- Evite ingerir alimentos muito ácidos e bebidas alcoólicas;
- Beba muita água;
- Utilize o fio dental e realize a escovação dental da maneira correta.
Além disso, é indicado que o paciente realize visitas regulares ao dentista por no mínimo 2 vezes ao ano. Dessa forma é possível assegurar-se de que o dentista será capaz de realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes, e garantir que ele possa avaliar o estado da sua saúde bucal.
Dessa forma é possível identificar as cáries e tratá-las logo em seu início, prevenindo que elas se desenvolvam e comprometam o dente por completo.
Como um plano odontológico lhe auxilia a corrigir problemas de saúde bucal?
A melhor maneira de se evitar e tratar problemas bucais de modo precoce antes que eles se tornem problemas mais severos é através das visitas regulares ao dentista.
Sendo assim, as visitas regulares são responsáveis por garantir que o dentista possa avaliar o estado bucal do paciente para que possa-se identificar possíveis complicações e tratá-las precocemente.
Logo, o plano odontológico DentalVidas te auxilia a manter essas consultas, visto que ele consegue lhe oferecer descontos e até mesmo a cobertura em alguns casos.
Além disso, ele também te oferece a oportunidade de ser atendido a qualquer momento através dos atendimentos de urgência que são proporcionados pelo plano.
Contanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!