Especialidades

Profilaxia é o nome dado ao processo de prevenção de doenças, portanto a profilaxia dentária é um procedimento feito para evitar doenças odontológicas.

A profilaxia dentária é um procedimento que deve ser feito periodicamente, a fim de evitar algumas possíveis complicações.

Portanto, confira mais a respeito desse procedimento como o que é, para que serve, quando é indicado e como é feito:

profilaxia dentaria

O que é profilaxia dentária?

A profilaxia dentária é um procedimento bastante comum no ramo da odontologia e que costuma ser feito periodicamente.

Ela também costuma ser chamada de limpeza profissional dos dentes, visto que ela é responsável por limpar os dentes da maneira correta.

Desse modo, a profilaxia dentária diz respeito ao procedimento em que os dentes são limpos por um profissional da odontologia.

Sendo assim, ela garante que seja possível executar a limpeza da cavidade oral da maneira correta, ou seja, é efetuada a limpeza tanto dos dentes quanto das gengivas, língua e céu da boca.

Para que serve?

Assim como dito anteriormente, a profilaxia dentária consiste na limpeza profissional dos dentes, ou seja, na limpeza executada por um profissional da odontologia.

Isso garante que ela seja feita da maneira correta, garantindo a limpeza dos locais de mais difícil acesso.

Dessa maneira, a profilaxia garante a remoção das placas bacterianas, tártaros e consegue identificar indícios de cárie.

Além disso, é por meio dela que o dentista consegue identificar e avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente.

Sendo assim, caso o paciente possua hábitos de higiene bucal ruins, o profissional pode identificar e orientá-lo a respeito de bons hábitos de limpeza bucal.

Isso significa que do mesmo modo que as vacinas evitam doenças e são consideradas uma maneira de profilaxia na medicina, a profilaxia dentária é responsável por evitar complicações na saúde bucal.

Quando a profilaxia dentária é indicada?

A indicação da limpeza é feita para todas as pessoas, de modo que ela seja necessária para evitar doenças bucais como cárie e tártaro.

Desse modo, é recomendado realizar a profilaxia dentária de 6 em 6 meses, ou seja, duas vezes ao ano.

Além disso, caso o paciente faça o uso de aparelhos odontológicos é recomendado que ele realize-a de 3 em 3 meses, ou seja, 4 vezes ao ano.

Como ela é feita?

A profilaxia dentária inicia-se através de uma avaliação rápida para verificar a presença de tártaro e placa bacteriana.

Dessa maneira, caso o paciente possua indícios de tártaro nos dentes o dentista inicia o processo de remoção de tártaro dos dentes.

O processo de remoção de tártaro é feito por meio da raspagem, que pode ser feita manualmente, utilizando-se uma cureta, ou por meio de ondas, utilizando um aparelho de ultrassonografia.

Logo após realiza-se a limpeza dos dentes por meio de um jato de água e bicarbonato, visto que essa é uma ótima combinação para efetuar a limpeza bucal.

Após o jato de bicarbonato a limpeza está concluída e o paciente se vê livre de complicações originadas de maus hábitos de higiene bucal, como tártaro e placa bacteriana.

Sendo assim, é possível perceber o quão importante a profilaxia dentária é, visto que ela  é responsável por remover problemas de saúde bucal antes que se tornem complicações mais sérias.

O que a profilaxia dentária oferece?

O procedimento da profilaxia dentária garante que o paciente remova por completo todas as formações de tártaro nos dentes.

Vale a pena ressaltar que, por meio delas, é possível remover indícios de placa bacteriana e dessa maneira ela consegue agir prevenindo a cárie, o tártaro e a gengivite.

Graças ao fato de remover a placa bacteriana, a limpeza dos dentes também contribui para o clareamento dos dentes.

Esse clareamento não é tão perceptível quanto o clareamento a laser ou caseiro, porém promove uma mudança notável na tonalidade dos dentes.

como manter os resultado da profilaxia dentaria

Como fazer os resultados da profilaxia dentária perdurarem?

Assim como dito anteriormente, a profilaxia dentária é o nome dado ao procedimento que tem como objetivo efetuar a limpeza e tratar indícios de problemas bucais.

Dessa maneira, ele garante a limpeza dos dentes e mucosas bucais e também remove inícios de complicações como tártaro e placa bacteriana.

Sendo assim, para que seja possível manter os efeitos dela é necessário que paciente tenha certos cuidados, como:

  • Cuidar da higiene bucal: isso pode ser alcançado através do uso do fio dental da forma correta e de uma boa escovação dos dentes;
  • Cuidar da alimentação: através de uma alimentação saudável e consumo moderado de doces é possível evitar algumas complicações como a cárie;

Além disso, é altamente recomendado evitar o uso de escovas com cerdas duras e força excessiva durante a escovação e uso do fio dental.

Entretanto, é possível garantir que não haja complicações a respeito da saúde bucal durante a infância ou qualquer outra fase da vida.

Isso garante que seja possível evitar qualquer um desses tipos de complicações e ainda faz com que o paciente tenha melhores hábitos de saúde bucal

Valor da profilaxia dentária

O valor da profilaxia dentária pode variar de acordo com diversos fatores como região onde será feita, clínica escolhida, profissional escolhido e o fato de o paciente possuir ou não um plano odontológico.

O plano odontológico é importante na hora de definir o preço desses procedimentos pelo fato de que ele costuma cobrir parte do valor, fazendo com que seu preço abaixe.

Dessa maneira, por não se tratar de um preço fixo, o preço médio desse procedimento costuma variar em torno de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais).

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista garantem que o paciente possa efetuar a profilaxia dentária, que deve ser realizada num período de 6 em 6 meses ou de 3 em 3 meses se o paciente utilizar aparelho, visto que ele contribui para o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias.

Desse modo, por meio da profilaxia dentária o paciente consegue efetuar a prevenção e remoção da placa bacteriana, do tártaro e da gengivite.

Além disso, as visitas regulares garantem que procedimentos como a manutenção em aparelhos e ajustes em próteses possam ser realizados.

Por meio delas o dentista também pode avaliar os hábitos de higiene do paciente, assim como efetuar o check-up da saúde bucal do paciente.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário