Profilaxia é o nome dado ao processo de prevenção de doenças, portanto a profilaxia dentária é um procedimento feito para evitar doenças odontológicas.
A profilaxia dentária é um procedimento que deve ser feito periodicamente, a fim de evitar algumas possíveis complicações.
Portanto, confira mais a respeito desse procedimento como o que é, para que serve, quando é indicado e como é feito:
Aqui você vai encontrar:
O que é profilaxia dentária?
A profilaxia dentária é um procedimento bastante comum no ramo da odontologia e que costuma ser feito periodicamente.
Ela também costuma ser chamada de limpeza profissional dos dentes, visto que ela é responsável por limpar os dentes da maneira correta.
Desse modo, a profilaxia dentária diz respeito ao procedimento em que os dentes são limpos por um profissional da odontologia.
Sendo assim, ela garante que seja possível executar a limpeza da cavidade oral da maneira correta, ou seja, é efetuada a limpeza tanto dos dentes quanto das gengivas, língua e céu da boca.
Para que serve?
Assim como dito anteriormente, a profilaxia dentária consiste na limpeza profissional dos dentes, ou seja, na limpeza executada por um profissional da odontologia.
Isso garante que ela seja feita da maneira correta, garantindo a limpeza dos locais de mais difícil acesso.
Dessa maneira, a profilaxia garante a remoção das placas bacterianas, tártaros e consegue identificar indícios de cárie.
Além disso, é por meio dela que o dentista consegue identificar e avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente.
Sendo assim, caso o paciente possua hábitos de higiene bucal ruins, o profissional pode identificar e orientá-lo a respeito de bons hábitos de limpeza bucal.
Isso significa que do mesmo modo que as vacinas evitam doenças e são consideradas uma maneira de profilaxia na medicina, a profilaxia dentária é responsável por evitar complicações na saúde bucal.
Quando a profilaxia dentária é indicada?
A indicação da limpeza é feita para todas as pessoas, de modo que ela seja necessária para evitar doenças bucais como cárie e tártaro.
Desse modo, é recomendado realizar a profilaxia dentária de 6 em 6 meses, ou seja, duas vezes ao ano.
Além disso, caso o paciente faça o uso de aparelhos odontológicos é recomendado que ele realize-a de 3 em 3 meses, ou seja, 4 vezes ao ano.
Como ela é feita?
A profilaxia dentária inicia-se através de uma avaliação rápida para verificar a presença de tártaro e placa bacteriana.
Dessa maneira, caso o paciente possua indícios de tártaro nos dentes o dentista inicia o processo de remoção de tártaro dos dentes.
O processo de remoção de tártaro é feito por meio da raspagem, que pode ser feita manualmente, utilizando-se uma cureta, ou por meio de ondas, utilizando um aparelho de ultrassonografia.
Logo após realiza-se a limpeza dos dentes por meio de um jato de água e bicarbonato, visto que essa é uma ótima combinação para efetuar a limpeza bucal.
Após o jato de bicarbonato a limpeza está concluída e o paciente se vê livre de complicações originadas de maus hábitos de higiene bucal, como tártaro e placa bacteriana.
Sendo assim, é possível perceber o quão importante a profilaxia dentária é, visto que ela é responsável por remover problemas de saúde bucal antes que se tornem complicações mais sérias.
O que a profilaxia dentária oferece?
O procedimento da profilaxia dentária garante que o paciente remova por completo todas as formações de tártaro nos dentes.
Vale a pena ressaltar que, por meio delas, é possível remover indícios de placa bacteriana e dessa maneira ela consegue agir prevenindo a cárie, o tártaro e a gengivite.
Graças ao fato de remover a placa bacteriana, a limpeza dos dentes também contribui para o clareamento dos dentes.
Esse clareamento não é tão perceptível quanto o clareamento a laser ou caseiro, porém promove uma mudança notável na tonalidade dos dentes.
Como fazer os resultados da profilaxia dentária perdurarem?
Assim como dito anteriormente, a profilaxia dentária é o nome dado ao procedimento que tem como objetivo efetuar a limpeza e tratar indícios de problemas bucais.
Dessa maneira, ele garante a limpeza dos dentes e mucosas bucais e também remove inícios de complicações como tártaro e placa bacteriana.
Sendo assim, para que seja possível manter os efeitos dela é necessário que paciente tenha certos cuidados, como:
- Cuidar da higiene bucal: isso pode ser alcançado através do uso do fio dental da forma correta e de uma boa escovação dos dentes;
- Cuidar da alimentação: através de uma alimentação saudável e consumo moderado de doces é possível evitar algumas complicações como a cárie;
Além disso, é altamente recomendado evitar o uso de escovas com cerdas duras e força excessiva durante a escovação e uso do fio dental.
Entretanto, é possível garantir que não haja complicações a respeito da saúde bucal durante a infância ou qualquer outra fase da vida.
Isso garante que seja possível evitar qualquer um desses tipos de complicações e ainda faz com que o paciente tenha melhores hábitos de saúde bucal
Valor da profilaxia dentária
O valor da profilaxia dentária pode variar de acordo com diversos fatores como região onde será feita, clínica escolhida, profissional escolhido e o fato de o paciente possuir ou não um plano odontológico.
O plano odontológico é importante na hora de definir o preço desses procedimentos pelo fato de que ele costuma cobrir parte do valor, fazendo com que seu preço abaixe.
Dessa maneira, por não se tratar de um preço fixo, o preço médio desse procedimento costuma variar em torno de R$ 250 (duzentos e cinquenta reais).
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que o paciente possa efetuar a profilaxia dentária, que deve ser realizada num período de 6 em 6 meses ou de 3 em 3 meses se o paciente utilizar aparelho, visto que ele contribui para o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias.
Desse modo, por meio da profilaxia dentária o paciente consegue efetuar a prevenção e remoção da placa bacteriana, do tártaro e da gengivite.
Além disso, as visitas regulares garantem que procedimentos como a manutenção em aparelhos e ajustes em próteses possam ser realizados.
Por meio delas o dentista também pode avaliar os hábitos de higiene do paciente, assim como efetuar o check-up da saúde bucal do paciente.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!