Prótese dentária

A prótese dentária flexível é o tipo de dispositivo protético mais comum e mais moderno. Também chamada de “dentadura”, possui um custo aquisitivo mais em conta do que demais modelos.

Conheça aqui quais são as principais características desse modelo, suas indicações e vantagens:

O que é prótese dentária flexível?

A prótese dentária flexível ou prótese flex se trata de um modelo de dispositivo protético confeccionado em material mais leve e de maior flexibilidade, comumente o silicone.

Uma das indicações para perda dentária, a prótese dentária flexível pode ser tanto total ou parcial, sendo a indicação para quem quer se vê livre das estruturas metálicas.

Dessa forma, a prótese flex é o modelo isento de peças de metal, tendendo a ser mais confortável e estético.

Por ser flexível, também se destaca quanto a resistência e boa durabilidade, principalmente em relação ao modelo tradicional.

Tendo em vista as suas vantagens, esse tipo de prótese flexível comumente é usada para substituir as dentaduras tradicionais e pontes móveis.

Contudo, vale ressaltar que a prótese dentária flexível não é indicada a todos os tipos de caso, sendo sua indicação feita após a avaliação do dentista.

Quando a prótese dentária flexível é indicada?

A indicação de qualquer tipo de prótese dentária se deve a falta de um ou mais dentes, ou casos de dentes bem fraturados, atuando como um dente artificial e diretamente na reabilitação da saúde bucal.

Entre os casos comuns para o uso de uma prótese dentária estão uma cárie profunda em que a realização de um tratamento de canal não seja suficiente para sanar o comprometimento dos nervos.

A indicação da prótese removível vai depender das particularidades do caso, das características da zona bucal, como a mordida, e o histórico médico do paciente. Além disso, o recurso financeiro do paciente também conta, já que o modelo móvel é mais em conta do que o fixado.

Por conseguinte, o modelo removível pode ser indicado para casos específicos como: substituição das estruturas metálicas pela prótese, otimização da mastigação em pessoas que perderam totalmente os dentes, reabilitação em casos em que o implante dentário é inviabilizado e em casos de uso temporário para a confecção da prótese fixa.

Pacientes com dificuldades de realizar a higienização adequada também podem optar pela prótese dentária removível, considerando o processo simplificado.

Por fim, vale ressaltar que em geral os pacientes que recorrem ao uso da prótese flex ficam bem satisfeitos com o resultado, considerando todas as suas vantagens.

Prótese dentária flexível

Quais são as principais vantagens da prótese dentária flexível?

Assim como os demais modelos de prótese, a prótese dentária flexível possui as suas vantagens. Tendo em vista que cada tipo de prótese possui as suas particularidades quanto ao modelo, tamanho, preço e cor, suas vantagens e indicações são moldadas a cada caso.

Entre as principais vantagens da prótese dentária flexível pode-se destacar:

Flexibilidade

A vantagem que dá o nome a esse modelo é uma das características determinantes para o seu fator de escolha.

Os materiais usados pela prótese flexível tendem a ser resistentes e duráveis justamente por causa da flexibilidade.

Boa durabilidade

A prótese flex possui uma tendência de desgaste menor do que demais modelos, tendo uma boa durabilidade. Possuindo um menor risco de danos e fraturas, sua máxima de uso é de 5 anos, devendo ser efetuada a troca logo após.

Conforto

Também por causa da flexibilidade e da espessura fina do material, a prótese dentária flexível se destaca quanto à promoção de conforto.

Tal como o silicone ou material termoplástico, o paciente é beneficiado pela maciez e textura lisa da prótese, evitando lesões na mucosa oral por parte do uso, que são comuns principalmente em meio ao período de adaptação.

O material elástico utilizado em sua confecção também auxilia em sua fixação mais precisa.

A prótese em silicone possui resina macia em sua base o que permite uma melhor acomodação da gengiva, tendo o seu lado interno revestido em silicone.

Biocompatibilidade

A irritação do tecido gengival também é reduzida, uma vez que o material da prótese é biocompatível e não é alergênico ao tecido vivo, e também por não conter resinas em sua composição, que acabam por queimar a gengiva.

Estética

A estética também é uma característica em que a prótese dentária flexível se destaca. Isso se deve ao material de textura mais leve e que se assemelha às características fisiológicas da zona bucal.

Além disso, a ausência de estruturas metálicas também auxilia na melhora da autoestima. Os grampos de sustentação da prótese flex são translúcidos ou da cor da gengiva, o que faz com que eles fiquem imperceptíveis no sorriso.

Melhor funcional

Tendo em vista a melhor flexibilidade do material utilizado e seu efeito antistress, o uso do modelo tradicional removível auxilia na preservação da estrutura dos dentes naturais utilizados como suporte. Isso contando com a redução da pressão exercida na hora da mastigação e do encaixe e na retirada do acessório.

Além disso, esse tipo de modelo oferece uma maior eficiência mastigatória em contraste aos convencionais e uma menor cobertura do céu da boca/língua, comprometendo menos a fala e a higiene bucal.

Higienização facilitada

Por sua característica móvel, a prótese flexível acaba por auxiliar no processo de higienização. Dessa forma, é possível remover o dispositivo protético para fazer a sua limpeza e a higiene bucal.

Durante a noite após a higienização a prótese pode continuar fora da boca para evitar lesões durante o sono. É necessário colocar a prótese em um recipiente com água e uma substância higienizadora, como o hipoclorito de sódio.

O material não possui odor, o que evita o aparecimento do mau-hálito. A prótese dentária flexível em silicone vulcanizado é ainda mais benéfica nessa circunstância, já que impede a proliferação de microrganismos.

A prótese em silicone vulcanizado possui uma interface metálica para fixação à base de resina composta, resina acrílica ou fluorelastômero.

Rapidez de fabricação

A prótese dentária flexível, em comparação aos demais modelos de prótese dentária, possuem um curto período de fabricação, o que permite que o paciente tenha acesso aos seus benefícios o mais rápido possível, sem a necessidade de muitas consultas.

Falta de desgaste

O modelo de prótese dentária flexível não requer a realização de desgaste dental ou gengival para que haja a fixação. Isso se deve a técnica utilizada nesse tipo de tratamento, em que apenas há o suporte na gengiva para a retenção.

Dessa forma, a abordagem não é invasiva, o que permite um processo mais tranquilo.

Custo acessível

Por fim, uma das vantagens que é mais levada em conta sobre a prótese dentária flexível é o seu valor mais acessível, isso levando em conta a qualidade do material e a ausência das estruturas metálicas, como os implantes dentários, que encarecem o tratamento de forma significativa.

Quando a prótese flex é indicada?

Assim como demais procedimentos odontológicos, a prótese flexível também possui as suas contraindicações, que devem ser levadas em conta logo ao início pelo dentista.

Em casos em que há a falta de três ou mais dentes do mesmo segmento, a prótese dentária flexível pode, ao invés de ajudar, comprometer na mastigação, trazer mobilidade ao tratamento e riscos de trauma crônico na mucosa oral.

Contudo, mesmo que com o avanço da tecnologia a prótese flex apresente uma boa fixação, o modelo de metal ainda possui uma firmeza maior, o que pode ser uma desvantagem dependendo do caso.

Em relação ao dispositivo protético de barra de metal fundido, a prótese dentária de silicone pode deixar a desejar.

Assim sendo, somente o dentista será capaz de escolher o melhor tratamento para cada situação.

Prótese dentária flexível preço

Quanto custa uma prótese dentária flexível?

A prótese dentária flexível é um dos dispositivos protéticos que possuem um valor mais em conta.

Geralmente, o preço médio da prótese flex fica entre R$ 600 (seiscentos reais) e R$ 1.300 (mil e trezentos reais).

Vale ressaltar que a faixa de preço é bem variável, dependendo da localização, da clínica, do dentista e do tipo de material que irá ser utilizado.

Visitas regulares ao dentista

As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida, evitando problemas bucais e os detectando no início.

É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos.

Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.

O indicado é que as idas ao consultório sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano – de 6 em 6 meses.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário