A prótese flexível superior é um tipo de prótese dentária que possui características bastante diferentes da prótese dentária convencional.
Sendo assim, confira mais a respeito dessa prótese no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é a prótese flexível superior?
A prótese flexível superior, também conhecida como prótese dentária flex superior, consiste em um modelo de prótese dentária removível que é confeccionada de silicone e possui tanto o modelo total, que substitui todos os dentes da arcada, quanto o parcial, que substitui apenas alguns dentes do paciente.
A estrutura desta prótese é confeccionada de silicone e seus grampos feitos de acrílico, sendo assim, nenhuma de suas partes é confeccionada de metal.
Isso acaba proporcionando à prótese uma estética muito mais agradável que as próteses que possuem partes metálicas.
Além disso, o fato de ser uma prótese flexível também possui a vantagem de não causar feridas na gengiva, pois o silicone se acomoda muito melhor à ela.
No entanto, é importante ressaltar que esse tipo de prótese não é recomendada para todos os pacientes, visto que ela também possui algumas contraindicações.
Para que serve a prótese flexível superior?
A prótese flexível superior é um dos tipos de prótese dentária, e como tal é utilizada em casos onde o paciente sofre de edentulismo na arcada superior.
Ela pode ser utilizada unicamente com o objetivo de devolver ao paciente seus dentes perdidos, conferindo assim uma melhora da estética de seu sorriso.
Além do motivo estético, a prótese flexível superior também pode ser utilizada para conferir ao paciente a possibilidade de proteger a integridade de seu periodonto.
Sendo assim, a principal função da prótese dentária é repor os dentes ausentes na boca do paciente e também prevenir o surgimento de complicações derivadas do edentulismo.
Quais as vantagens da prótese flexível superior?
A prótese dentária flexível superior é um tipo de prótese dentária que por ser confeccionada com um material maleável acaba possuindo algumas características que as demais próteses não possuem. Sendo assim, confira quais são as principais causas:
1 – Conforto
A prótese flexível superior é confeccionada de silicone, que é um material flexível, o que acaba fazendo com que ela se adapte melhor à boca do paciente, evitando o surgimento de feridas causadas pela prótese.
Além disso, ela também é mais leve e possui mais resistente à quedas, o que acaba resultando num maior conforto para o paciente que a utiliza.
O silicone também é um material que não adere cheiros, fazendo com que o paciente possa se alimentar tranquilamente sem o receio de que sua prótese ficará com mau cheiro.
2 – Durabilidade
A prótese flexível superior é confeccionada de silicone, o que acaba conferindo a ela uma capacidade de suportar melhor as pressões geradas durante a mastigação.
Por não ser rígida, ela também possui uma resistência maior à quedas e impactos, garantindo que ela seja mais durável.
No entanto, apesar de possuir uma resistência maior, o material em si não possui uma alta durabilidade, fazendo com que ela dure apenas alguns anos.
3 – Estética
Assim como dito anteriormente, a PPR flex superior é um tipo de prótese que não utiliza grampos metálicos, e por isso proporciona um visual mais discreto e menos chamativo.
Isso se deve aos fatos de que os grampos dessa prótese são confeccionados de acrílico da mesma cor que os dentes, garantindo que eles não chamem muita atenção.
Além disso, o silicone possui a capacidade de se assemelhar a tonalidade dos dentes e da gengiva, o que garante que a aparência da prótese fique ainda melhor.
4 – Distribui melhor a pressão
A prótese flexível superior se adapta melhor a superfície das gengivas devido ao fato de sua flexibilidade proporcionar à prótese a capacidade de moldar-se de acordo com a superfície da gengiva do paciente.
Dessa forma, ela não fica firme apenas em determinados pontos, o que previne o surgimento de pontos de pressão que consequentemente contribuem para a reabsorção óssea de forma desigual.
5 – Acessibilidade
A prótese flexível superior é confeccionada de silicone e no caso das próteses parciais, seus grampos são confeccionados de acrílico.
Devido ao fato de esses materiais serem materiais mais baratos que os demais, como a porcelana e afins, a prótese flexível acaba sendo uma das opções mais acessíveis no que diz respeito ao valor.
6 – Pouco invasiva
As próteses convencionais são confeccionadas com materiais mais rígidos, e por conta disso, nas próteses parciais, acaba sendo necessário realizar um pequeno desgaste nos dentes remanescentes para que a prótese possa se encaixar perfeitamente.
No entanto, no caso da prótese flexível superior, não é necessário realizar esse desgaste, e isso se deve ao fato de que ela é maleável, fazendo com que ela se adapte aos dentes.
7 – Biocompatível
O acrílico que geralmente é o material utilizado para confeccionar as dentaduras pode provocar reações alérgicas em alguns pacientes, já o silicone, que é utilizado na prótese flexível, tende a ser mais aceito pela maior parte das pessoas.
Sendo assim, essa prótese possui a vantagem de poder ser utilizada por pacientes que não se adaptaram à dentadura convencional por conta de alergia do material com o qual ela é confeccionada.
Quando a prótese flexível superior é indicada?
Assim como qualquer tipo de prótese dentária, a prótese flexível superior tende a ser indicada quando o paciente sofre de perda dentária.
Por possuir modelos tanto totais quanto parciais, esse tipo de prótese pode ser utilizado quando o paciente perdeu todos os dentes da arcada e também quando perdeu apenas alguns.
O fato de ela se adaptar facilmente à superfície das gengivas mesmo que seja irregular ela também pode ser utilizada por pacientes que possuem a superfície da gengiva irregular.
Essa prótese também tende a ser indicada para pacientes que possuem algum tipo de alergia que as próteses convencionais são fabricadas.
No entanto, apesar de possuir diversas indicações, ela também é contraindicada em alguns casos. Por isso, consulte o seu dentista a respeito de quais são os melhores modelos de prótese dentária para você.
Cuidados que devemos ter com a prótese dentária flexível superior
A prótese flexível superior é uma prótese removível e, como tal, pode ser removida na hora de realizar a higienização e durante o sono.
Sendo assim, é recomendado que o paciente remova a prótese para realizar a higienização da boca, de forma que ele higienize as gengivas e a prótese separadamente.
Também é recomendado remover a prótese na hora de dormir e deixá-la separada em um recipiente com água para que ela não resseque e seja danificada.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida, evitando problemas bucais e os detectando no início.
É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos.
Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.
O indicado é que as idas ao consultório sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano – de 6 em 6 meses.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.