A prótese flexível é um tipo de prótese dentária, que, assim como as demais, é utilizada para repor os dentes faltosos com uma estrutura flexível.
Sendo assim, confira mais a respeito deste tipo de prótese neste artigo:
Aqui você vai encontrar:
O que é prótese flexível?
A prótese flexível, também conhecida como prótese dentária de silicone ou prótese flex, é um tipo de prótese dentária confeccionada de silicone.
Diferentemente das próteses confeccionadas de acrílico e de porcelana, a prótese de silicone possui uma estrutura flexível e maleável.
Isso faz com que ela seja a indicação ideal para os pacientes que desejam fugir dos implantes e que possuem problemas de adaptação com as próteses rígidas.
No entanto, apesar de ser utilizada como uma alternativa às próteses rígidas, ela não é recomendada para todos os tipos de pacientes.
Tipos de prótese flexível
Apesar de ser um dos modelos de próteses dentárias, a prótese flexível pode ser encontrada em diferentes tipos de prótese. Confira seus principais tipos:
Dentadura flexível
Dentadura flexível é a maneira como é chamada a prótese total removível confeccionada de silicone. Isso se deve ao fato de que o material com o qual ela é feita permite que sua estrutura seja flexível.
Dessa forma, ela é uma maneira de repor todos os dentes de uma arcada dentária utilizando uma prótese mais macia e que não cause ferimentos nas gengivas.
PPR flex
A PPR flex, também conhecida como prótese parcial removível flexível, consiste em um modelo de prótese dentária utilizada para substituir alguns dentes perdidos pelo paciente.
Geralmente esse tipo de prótese é utilizada para substituir dentes faltosos de forma alternada e utiliza o sistema de grampos para se fixar.
Para manter uma boa estética, os grampos da prótese parcial flexível são confeccionados de acrílico, o que garante a eles a capacidade de se camuflar entre os dentes e a gengiva do paciente.
O fato de ser confeccionada de silicone também garante que sua estrutura seja flexível e seu encaixe seja feito de forma mais suave.
Características da prótese flexível
A prótese flexível, assim como os demais modelos de prótese, possui suas vantagens e desvantagens. Desse modo, confira quais são as principais características da prótese flexível:
Durabilidade
Por se tratar de um modelo maleável, a prótese flexível possui um risco mais baixo de ser danificada ou quebrada, o que garante que ela tenha uma ótima vida útil.
Mais confortável
A prótese flexível, por ser confeccionada de silicone, confere ao paciente mais conforto que a prótese rígida convencional.
Isso se deve ao fato de que o silicone é um material que é macio e possui uma textura lisa, dessa forma ele se adapta melhor à superfície das gengivas.
Sua maciez também permite que ela não cause feridas à gengiva do paciente e também se fixe com maior facilidade que o modelo rígido.
Alta biocompatibilidade
Algumas vezes podem ocorrer rejeições das próteses quando o paciente possui alergia a algum componente utilizado em sua confecção ou ao material dos implantes.
No entanto, o fato de o silicone possuir uma baixíssima taxa de rejeição garantindo que a prótese quase sempre seja aceita pelo corpo do paciente.
Estética
Esse modelo de prótese possui uma ótima aparência pelo fato de o silicone conseguir se adaptar as cores da gengiva com facilidade.
Além disso, no caso da PPR flex, os grampos são confeccionados de acrílico, o que permite que eles possam ser feitos com a cor dos dentes ou da gengiva.
Dessa forma eles conseguem se camuflar muito bem, ficando praticamente imperceptíveis dentro da boca do paciente.
Não é necessário desgastar os dentes
No caso das próteses parciais removíveis, em alguns casos pode ser necessário realizar um pequeno desgaste dos dentes para que a prótese se encaixe perfeitamente.
Porém, devido ao fato de que a prótese flexível é maleável, não é necessário realizar esse desgaste, o que faz com que ela possa ser fixada mais facilmente.
Custo mais baixo
As próteses fixas sobre implante geralmente possuem um custo mais elevado devido ao fato de necessitarem de toda uma estrutura.
Já no caso das próteses flexíveis, essa estrutura não é necessário e o material utilizado para fabricá-la também é mais barato, o que faz com que seu custo seja mais acessível.
Mais fácil de ser higienizada
A prótese flexível é um modelo de prótese removível, o que faz com que ela possa ser removida para ser higienizada e para realizar a higienização da boca.
Dessa forma, o paciente consegue realizar a higienização completa tanto da boca quanto da prótese, o que garante a possibilidade de prevenir complicações.
Além disso, esse material normalmente não adere aos cheiros, o que contribui para evitar o surgimento da halitose.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são essenciais para que a saúde bucal seja mantida, evitando problemas bucais e os detectando no início.
É pelas visitas regulares ao consultório odontológico que o dentista consegue avaliar a situação da zona bucal do paciente e encaminhá-lo para o melhor tratamento e a adoção de bons hábitos.
Tratamentos regulares como a profilaxia (limpeza profissional) também devem estar em dia para que os benefícios desses cuidados sejam percebidos.
O indicado é que as idas ao consultório sejam feitas ao menos 2 vezes ao ano – de 6 em 6 meses.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.