A prótese overdenture é um dentre os vários modelos de prótese dentária existentes atualmente. Ela é uma prótese fixa que é presa sobre implantes.
Confira mais a respeito dessa prótese no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é prótese overdenture?
A prótese overdenture é um tipo de prótese dentária móvel total que sua fixação é feita por meio de 4 a 6 implantes, variando de acordo com a necessidade do paciente.
Ela é um modelo que possui uma ótima estabilidade devido ao fato de que ela é apoiada sobre os implantes dentários.
Geralmente essa prótese é confeccionada de porcelana odontológica e seus implantes podem ser feitos de titânio ou de zircônia.
Quem pode utilizar?
A prótese overdenture é uma prótese total, e como tal só é utilizada em casos onde o paciente perdeu todos os dentes de uma arcada.
O fato de necessitar de implantes para sua fixação também faz com que seja necessário que o paciente possua um determinado volume ósseo.
Sendo assim, ela é indicada para pacientes que sofreram perda dentária total ou quase total e possuem o volume ósseo necessário para instalar os implantes.
Tipos de prótese overdenture
A prótese overdenture é um tipo de prótese total móvel fixa sobre implantes, no entanto, o sistema de fixação sobre os implantes pode ser feito de maneiras diferentes.
Dessa forma, possuem diferentes tipos de fixação dessa prótese, confira mais a respeito deles:
1. Overdenture barra-clip
O sistema de fixação barra-clip consiste em um modelo de fixação onde há barras metálicas fixadas ligando um implante ao outro e na estrutura da prótese há pequenos clips de plástico.
Sendo assim, a fixação desse tipo de overdenture é feita através do encaixe dos clips nas barras metálicas dos implantes.
2. Overdenture O’Ring
O sistema de fixação O’Ring consiste em um modelo onde há pequenas esferas sobre os implantes e pequenos orifícios com um anel O’Ring em seu interior.
Dessa forma, a fixação dessa prótese é feita a partir do encaixe dessas pequenas esferas nos furos destinados a elas.
Vantagens da prótese overdenture
A overdenture é um modelo de prótese dentária, e assim como as demais, também possui vantagens em seu uso. Confira as principais vantagens da prótese overdenture:
Mais confortável
O fato de essa prótese ser fixada sobre implantes significa que ela não entra em contato direto com a gengiva. Por conta disso, ela acaba fazendo com que não haja feridas ou desconfortos durante seu uso.
Além disso, os implantes também fazem com que a pressão exercida sobre ela durante a mastigação seja dividida de forma igualitária, garantindo que não haja nenhum dano causado pela divisão desigual da pressão.
Higienização facilitada
Apesar de ser uma prótese que utiliza implantes em sua fixação, a prótese overdenture continua sendo uma prótese removível.
Isso faz com que ela possa ser removida na hora de realizar a higienização, o que garante que o paciente possa higienizar tanto a prótese quanto seu suporte de mais facilmente.
Devolve a autoestima
A perda dentária pode causar vários prejuízos funcionais ao paciente, comprometendo sua mastigação e a fala, assim como comprometer a estética do paciente.
Desse modo, o uso da prótese devolve ao paciente o conforto na hora de sorrir, devido ao fato de que através dela ele poderá repor todos os seus dentes perdidos.
Desvantagens da prótese overdenture
A prótese overdenture é uma prótese dentária removível que é fixada sobre implantes, no entanto, ela ainda é uma prótese removível.
Isso faz com que ela, apesar de ter uma ótima estabilidade, não seja tão estável quanto uma prótese protocolo, que é fixa sobre implantes.
Ela também possui a desvantagem de que seus métodos de fixação vão se desgastando com o decorrer do tempo, o que faz com que seja necessário substituí-los de tempos em tempos.
O fato de ser fixada sobre implantes também faz com que essa prótese tenha um valor um pouco mais elevado que as demais por conta de ser necessário realizar a instalação dos implantes.
Por necessitar de implantes para sua fixação, essa prótese também acaba exigindo que o paciente possua um determinado volume ósseo para instalá-los.
Diferença entre prótese overdenture e protocolo?
Tanto a prótese overdenture quanto a protocolo são próteses totais que possuem sua fixação feita sobre implantes dentários.
No entanto, apesar disso, sua fixação é feita de forma diferente, o que faz com que elas sejam duas próteses diferentes.
A prótese protocolo é um modelo de prótese fixa, na qual sua fixação é feita parafusando a prótese sobre os implantes dentários, garantindo assim que ela permaneça fixa.
Já a overdenture consiste em um modelo de prótese que apesar de ser fixa sobre implantes ela não é parafusada. Isso se deve ao fato de possuir um sistema de fixação próprio, que pode ser o barra-clip ou o O’Ring.
Sendo assim, apesar de ambas utilizarem implantes em sua fixação e serem confeccionadas com o mesmo material, elas consistem em duas próteses diferentes.
Cuidados com a prótese overdenture
Assim como qualquer outro tipo de dentadura, a prótese overdenture também exige que o paciente tenha alguns cuidados especiais com ela, para manter sua integridade.
O principal cuidado que devemos ter com ela é na hora de realizar sua higienização, que apesar de ser mais simples pelo fato de ser removível não deve ser negligenciada.
Assim como a escovação dos dentes naturais, também é recomendado higienizar a cavidade bucal e a prótese após as refeições para evitar complicações.
Para complementar a higiene bucal, o paciente também pode utilizar um enxaguante bucal, visto que ele consegue complementar a higienização bucal.
Também é recomendado realizar as visitas periódicas ao consultório para fazer as manutenções necessárias, bem como alertar o profissional de qualquer desconforto que venha a surgir durante sua utilização.
O paciente também deve questionar o dentista a respeito de quaisquer dúvidas que possa vir a ter a respeito do tratamento.
Visitas regulares ao dentista
As visitas ao dentista devem ser periódicas para que o dentista seja capaz de avaliar a saúde bucal e de diagnosticar problemas bucais em sua fase inicial, encaminhando o paciente para o tratamento mais adequado o quanto antes.
É por meio desse acompanhamento profissional que é feita a substituição do clipe, do O’Ring ou da própria prótese quando necessário.
O indicado é que em um primeiro momento, visando a acomodação da prótese, que as visitas sejam mantidas de 3 em 3 meses.
Após o período inicial, as consultas devem ocorrer no máximo em um período de 6 em 6 meses, tendo como o ideal intervalos de 3 a 4 meses.
O plano odontológico Dental Vidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!