Prótese dentária

A prótese protocolo é uma prótese dentária utilizado para repor dentes faltosos, sendo assim, ela é utilizada apenas em casos onde o paciente não possui dentes.

Além disso, esse tipo de prótese possui outras características que serão citadas no artigo abaixo, assim como o que é, quem pode utilizá-la e mais.

Confira mais sobre este tipo de prótese no artigo abaixo:

O que é prótese protocolo?

A prótese protocolo é um tipo de dispositivo utilizado para substituir os dentes que o paciente perdeu. Desse modo, assim como as outras próteses, ela é responsável por devolver as funções mastigatórias, estéticas e fonéticas. Portanto, a prótese é extremamente importante para que o paciente possa ter uma qualidade de vida melhor.

Essa prótese é um modelo fixo, sendo assim, ela não pode ser removida pelo paciente. Para alguns pacientes isso pode ser um ponto negativo, pelo fato de preferirem a prótese móvel.

O fato de ser um modelo fixo faz com que seja necessário que ela possua um sistema responsável por sua fixação.

Essa fixação é feita por meio de implantes, o que garante que a prótese fique mais estável, garantindo assim um maior conforto e estabilidade ao paciente na hora de mastigar e falar.

A prótese protocolo é um tipo de prótese total, o que significa que ela é utilizada para substituir todos os dentes da arcada.

Dessa maneira, ela é utilizada quando o paciente perdeu todos os dentes da arcada, o que significa que ao utilizá-la o paciente faz a reposição dos dentes perdidos.

É possível utilizar a prótese protocolo tanto para substituir os dentes superiores, com o protocolo superior, e os debaixo com o inferior.

protese protocolo

Como ela é fixada?

A fixação da prótese protocolo é feita por meio de implantes, mas o que são esses implantes e como eles são fixados?

O implante dentário é uma estrutura que é fixada ao osso periodontal, o osso de suporte dos dentes, onde as raízes dentárias ficam fixadas.

Sendo assim, eles possuem função de exercer a função de suporte das próteses, como se fossem suas raízes artificiais.

Portanto, além de fixá-las, eles são responsáveis por garantir uma estabilidade e segurança maior ao paciente que utiliza a prótese sobre implante.

O implante garante que elas ofereçam maior conforto para o paciente na hora de exercer as funções do dia a dia, como falar e mastigar.

Essa segurança se deve ao fato de o implante garantir que a prótese não irá se soltar ou escorregar, além de promover maior estabilidade ao mastigar.

Eles garantem essa estabilidade devido ao fato de o implante passar por uma osseointegração, o que é um processo que pode demorar um certo tempo.

Assim, ao utilizar as próteses sobre implante, o paciente pode garantir que sentirá uma confiança maior para executar suas tarefas do dia a dia.

A fixação desses implantes é feita por meio de um procedimento cirúrgico, onde após o procedimento é necessário esperar um período de até 6 meses para a conclusão da osseointegração.

Isso significa que após a fixação dos implantes, o paciente deve esperar a conclusão desse período para que a prótese possa ser enfim fixada.

Porém, para a realização desse procedimento é necessário que o paciente possua gengivas saudáveis e uma boa estrutura óssea.

Desse modo, caso ele não atenda a esses requisitos, é necessário tratar qualquer tipo de condição que aflige a gengiva, para que ela se torne saudável e também realizar um implante ósseo para que haja o volume ósseo necessário.

O fato de ser fixa sobre implantes também garante que a adaptação do protocolo inferior seja mais simples, visto que ela é uma região responsável por causar vários problemas de adaptação.

Vantagens da prótese protocolo

Assim como qualquer tipo de procedimento, aparelho e prótese odontológica, a prótese protocolo possui vantagens e desvantagens.

Portanto, cabe ao paciente avaliá-las para que ele possa decidir por si mesmo se vale ou não a pena optar por essa prótese.

Sendo assim, as vantagens de se optar pela prótese protocolo são:

  • Maior conforto, o fato de ser fixada sobre implantes garante que ela forneça maior estabilidade mastigatória e que o paciente não precise ficar com medo de a prótese cair na hora de realizar suas ações cotidianas, como falar e sorrir;
  • Melhor adaptabilidade, diferentemente das próteses móveis que acabam causando feridas e podem sofrer com mau ajuste, a prótese protocolo não possui esse problema, visto que ela é fixada sobre os implantes, o que garante que ela não machuque a gengiva;
  • Boa estética, essa prótese garante que o paciente possa optar por seu modelo sobre implantes de zircônia, o que garante que ela ofereça uma estética ainda mais agradável, visto que não aparecerá nenhuma parte metálica;
  • Durabilidade alta, por se tratar de uma prótese sobre implantes, o paciente não corre risco de afetar a integridade dos ossos de sustentação. Além disso, a própria prótese possui uma alta durabilidade onde sua duração média é de até 10 anos e ainda há relatos de ter durado até 20 anos.

Tipos de prótese protocolo

Atualmente, existem alguns modelos diferentes de prótese protocolo no mercado, dentre as quais estão a de acrílico, a metalocerâmica e a metal free.

Cada uma delas possuem suas próprias características, o que as diferencia uma das outras, garantindo a elas vantagens e desvantagens. Conheça cada uma delas abaixo:

prótese protocolo metalocerâmica

Prótese protocolo metalocerâmica

A porcelana é um material muito conhecido na odontologia por conta de sua estética muito agradável e sua alta durabilidade.

Isso faz com que ela seja uma ótima alternativa para quem procura uma estética agradável e uma prótese que possua uma boa durabilidade.

Porém, essa prótese possui um valor mais alto que a prótese de acrílico e também há um fato negativo em sua estética, que é o fato de os implantes algumas vezes ficarem visíveis, o que pode acabar afetando sua estética.

prótese protocolo metal free

Metal free

A prótese protocolo metal free é uma prótese feita de porcelana assim como a metalocerâmica, porém seus implantes e sua estrutura é feita de zircônia.

A zircônia é um material que assim como a porcelana, possui uma tonalidade esbranquiçada. Isso permite que ela seja a opção mais agradável esteticamente, visto que não deixa nenhuma parte metálica à mostra.

Além disso, ela também possui uma ótima durabilidade, porém, todas essas vantagens vêm com a desvantagem de ela ser mais cara que as outras opções.

Prótese protocolo preço

A prótese protocolo não oferece a possibilidade de afirmar um preço fixo para ela, tendo em vista que seu preço pode variar de acordo com o local, profissional e material escolhido.

Sendo assim, visando obter o melhor preço na instalação desta prótese, é importante que o paciente realize uma pesquisa de preços nas clínicas locais.

Além disso, apesar de não ser possível estabelecer um preço fixo, é possível estipular um preço médio. Portanto, o preço da prótese protocolo costuma ir até R$ 3.000 (três mil reais).

É importante lembrar que este é um valor médio estipulado, portanto é possível que o paciente encontre protocolos com um preço mais alto que o médio.

Visitas regulares ao dentista

Por meio das visitas regulares o paciente pode realizar a instalação da prótese protocolo e também garante que ele possa realizar as manutenções necessárias com ela.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.

Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.

Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.

Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.

Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário