Prótese dentária

A prótese total é uma maneira para o paciente que perdeu todos os seus dentes, reponha esses dentes por outros artificiais.

Ela é utilizada quando o paciente já perdeu todos os dentes da arcada dentária, o que faz com que ela não possa ser utilizada para repor apenas alguns dentes da arcada dentária.

Para saber mais a respeito dela, confira o artigo abaixo:

O que é prótese total?

A prótese total é um tipo de prótese dentária que possui o objetivo de substituir todos os dentes de uma arcada dentária.

Porém, assim como seu nome sugere, ela só pode ser utilizada quando o paciente não possui mais nenhum dente em uma das arcadas dentárias.

As próteses totais podem ser confeccionadas em dois modelos, que são as próteses móveis e as próteses fixas, além do fato de poder ser confeccionada para as arcadas superiores e inferiores.

Além disso, elas podem ser feitas de diferentes materiais e também possui diversos modelos, o que permite que o paciente tenha mais opções quando for escolher.

Desse modo, ela é um dispositivo protético feito para substituir todos os dentes de uma arcada dentária, oferecendo ao paciente a oportunidade de obter a estética e funcionalidade dos dentes de volta.

Além dos diversos tipos de próteses totais, ainda existem a total imediata, que é um tipo de instalação diferente, e a total caracterizada, que é uma  maneira diferente de personalização. Confira mais sobre elas abaixo:

O que é prótese total imediata?

A prótese total imediata é uma prótese comum, porém, ela recebe o nome de imediata pelo fato de ser instalada logo após a realização de um processo de exodontia.

O desenvolvimento desse método de instalação de prótese surgiu devido ao fato de que por vezes, alguns pacientes já tinham obtido o diagnóstico de perda dentária.

Porém, mesmo quando optavam por extrair os dentes que já iriam cair, ainda tinham que esperar o período de cicatrização da exodontia.

Isso acabava fazendo com que os pacientes tivessem que passar um período em que não poderiam fazer a instalação das próteses devido a cicatrização da exodontia.

Portanto, visando evitar esse tempo de espera, surgiu o procedimento chamado prótese total imediata, que é o nome dado ao processo de instalação da prótese logo após a exodontia, ou seja, na mesma sessão.

Isso permitiu que pacientes pudessem instalar a prótese mais cedo e evitassem o período em que deveriam ficar sem os dentes.

O que é prótese total caracterizada?

A prótese total caracterizada foi o nome dado ao tipo de prótese que passa por um processo que permite que ela fique mais natural.

Dessa maneira, esse processo é responsável por dar a gengiva pinturas para se assemelharem às veias e os dentes passam por procedimentos que conseguem simular o envelhecimento natural dos dentes, garantindo uma tonalidade mais natural a eles.

Portanto, a prótese caracterizada é uma maneira desenvolvida de proporcionar às dentaduras uma maneira de se parecerem mais com os dentes naturais.

Tipos de prótese total dentária

Assim como a prótese parcial removível, a total também possui diferentes modelos que oferecem ao paciente a possibilidade de escolher o tipo de prótese que ele deseja, seja ela sobre implantes, removível ou fixa.

Confira mais a respeito dos modelos de prótese abaixo:

protese total protocolo

Prótese protocolo

A prótese protocolo é um tipo de prótese total sobre implantes. O que implica que ela é

fixada por meio desses implantes.

Esse fato garante que ela promova maior estabilidade na mastigação e maior conforto ao falar, visto que não existe o risco de ela cair enquanto o paciente está conversando.

O fato de ser uma prótese fixa que é instalada sobre implantes faz com que seja necessário que o paciente possua implantes previamente instalados ou faça a instalação deles.

Portanto, sua instalação quando o paciente não possui implantes é um pouco mais demorada pelo fato de exigir a espera da osseointegração dos implantes antes de fazer a instalação.

Além disso, existem casos onde o paciente não possui o volume ósseo necessário para a instalação dos implantes. Nesses casos, o paciente deve esperar um tempo ainda maior para instalar os implantes por ter que esperar a cicatrização do implante ósseo.

Essa prótese também permite que o paciente possa escolher dentre diferentes materiais de confecção disponíveis para sua confecção.

Cada um desses materiais confere a ela características diferentes, sejam elas estéticas ou relacionadas a sua resistência.

Desse modo é possível encontrá-la nos seguintes materiais:

  • Porcelana sobre estrutura metálica (metalocerâmica);
  • Porcelana sobre estrutura de zircônia (metal free);
  • Acrílico.

Isso permite que o paciente possa escolher a que mais lhe agrada, sendo que essa escolha pode basear-se em estética, preço ou durabilidade.

protese total overdenture

Overdenture

A overdenture assemelha-se a prótese protocolo pelo fato de também ser fixada sobre implantes, então assim como o protocolo dentário, ela necessita que o paciente possua implantes.

Isso significa que caso ele não possua implantes, ele deve esperar período de cicatrização e osseointegração dos implantes.

Além disso, caso não haja volume ósseo necessário o paciente deve passar pelo processo de implante ósseo, que também possui seu próprio tempo de recuperação.

Portanto, apesar de possuir os mesmos requisitos que o protocolo, ela possui o diferencial de ser uma prótese móvel.

Isso implica que diferentemente do protocolo que é instalado diretamente sobre os implantes, a overdenture é instalada sobre um sistema de fixação.

Esse sistema pode ser feito de 2 maneiras, que é o barra-clip e o O’ring, ambos tipos de fixação permitem que a prótese seja removida pelo paciente.

Porém, mesmo se tratando de uma prótese removível, o fato de ela utilizar implantes em sua fixação permite que ela promova mais estabilidade que uma prótese móvel que não os utiliza.

Geralmente ela pode ser encontrada nos modelos de porcelana com metal, porcelana com zircônia e acrílico.

prótese total removível

Prótese total removível

A prótese total removível é o modelo mais conhecido de próteses totais, ela consiste em uma dentição que é fixada sobre a gengiva de modo que substitui os dentes perdidos e proporciona uma boa estética.

Geralmente esse modelo é confeccionado de acrílico ou de silicone, sendo que o acrílico é sua forma rígida e a de silicone o modelo flexível.

Ambos modelos possuem seus prós e contras, portanto, fica a critério do paciente qual modelo ele optará por utilizar.

Esse tipo de prótese possui a desvantagem de ser menos estável que as alternativas que são fixadas sobre implantes, porém possuem um preço menor e são instaladas mais rapidamente.

Cuidados com as próteses

Apesar de se tratar de dentes artificiais, é muito importante continuar a manter os cuidados de higiene bucal em dia.

Isso é necessário pois mesmo se tratando de dentes artificiais, eles ainda podem acumular partículas de alimentos e bactérias e assim se tornarem focos de doenças bucais.

Além disso, no caso das próteses móveis é importante atentar-se ao cuidado com elas na hora de dormir e higienizá-las.

Visitas regulares ao dentista

Para complementar os cuidados com a prótese total, é importante manter as visitas ao consultório odontológico em dia.

Isso se deve ao fato de as visitas permitirem que o dentista possa avaliar as condições da prótese e efetuar quaisquer tipos de manutenção necessária.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.

Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.

Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.

Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.

Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

               
Artigo anterior

               
Próximo Artigo

Deixe seu comentário