O implante dentário consiste em uma estrutura que geralmente é confeccionada de titânio e é utilizada como suporte para futuras próteses dentárias.
Neste artigo falaremos mais a respeito do que é, para que serve e quanto custa um implante dentário:
Aqui você vai encontrar:
O que é implante dentário?
O implante dentário consiste em uma estrutura que é responsável por servir como suporte para futuras próteses dentárias.
Seu formato se assemelha a um pino e é fixado no osso de sustentação do paciente, fazendo com que eles atuem de forma semelhante à raiz do dente natural.
Geralmente eles são confeccionados de titânio, no entanto, também podem ser feitos de zircônia, que é um material de coloração branca.
Os implantes também podem ser utilizados unitariamente para repor um único dente ou em conjunto para substituir vários dentes.
Quanto custa um implante dentário?
Assim como foi visto anteriormente, o implante dentário possui diversos fatores que podem influenciar em seu custo final.
Assim sendo, não é possível afirmar exatamente quanto custa um implante dentário, mas é possível ter uma ideia do valor médio do procedimento.
Sendo assim, o implante dentário possui um valor médio que se inicia nos R$1.500 (mil e quinhentos reais) por implante dentário.
Para que serve implante dentário?
O implante dentário é uma estrutura que é fixada nos ossos de sustentação do paciente e possui como objetivo agir como forma de sustentação para futuras próteses dentárias.
O fato de ser inserido no osso do paciente faz com que ele ofereça um suporte estável para as próteses, garantindo que elas não se soltem ou desprendam de seu lugar durante a fala ou alimentação.
Ele pode ser utilizado de forma unitária para suportar uma prótese e substituir um único dente ou em conjunto para suportar uma prótese responsável por substituir vários dentes.
Além disso, os implantes também garantem que a prótese não entre em contato direto com as gengivas, o que garante que não apareçam feridas nela.
Por se tratar de uma estrutura que é fixada diretamente nos ossos de sustentação e fica em contato direto com as gengivas,é necessário que o paciente possua gengivas saudáveis e livres de complicações.
O que influencia no custo do implante dentário?
A instalação do implante dentário é um procedimento odontológico e como tal possui um valor que pode variar de acordo com alguns fatores.
Confira quais são os principais fatores que podem alterar quanto custa um implante dentário:
Material do implante
O implante dentário é uma estrutura que pode ser confeccionada tanto de titânio quanto de zircônia, que são materiais que possuem uma alta biocompatibilidade, garantindo uma redução na rejeição.
O titânio é o material de implante mais utilizado e possui uma aparência metálica, o que pode acabar deixando a desejar no quesito estético.
A zircônia, também chamada de versão estética, possui uma tonalidade esbranquiçada que se assemelha aos ossos do paciente, fazendo com que o implante fique mais discreto.
Geralmente, o implante dentário de zircônia tende a possuir um valor um pouco mais alto que o de titânio, no entanto suas diferenças são unicamente estética, visto que ambos os materiais são altamente resistentes e biocompatíveis.
Além da diferença de materiais, também existem diferentes marcas de implantes, o que também pode acabar alterando o valor final do implante.
Saúde bucal do paciente
Apesar de não ser um fator que influencia diretamente em quanto custa um implante dentário, esse é um ponto que pode influenciar em seu valor final.
Isso se deve ao fato de que a instalação do implante dentário exige que o paciente tenha gengivas saudáveis e livres de complicações.
Dessa forma, caso o paciente esteja sofrendo com alguma complicação bucal como gengivite ou periodontite, é necessário tratar essa condição antes de se instalar o implante dentário.
Além do estado da saúde bucal, também é necessário avaliar o volume ósseo do paciente, visto que há um volume mínimo para instalar o implante.
Logo, caso o paciente não possua o volume mínimo para sua instalação é necessário realizar um enxerto ósseo, que é um procedimento responsável por conferir volume ósseo para o paciente.
Tipo de implante dentário escolhido
Além do material do implante dentário, também existem diferentes tipos de implante dentário, onde cada um possui um valor diferente.
Sendo assim, o implante zigomático, o de carga imediata e o tradicional, possuem além de suas características diferentes, também possuem valores diferentes.
Clínica e região onde o procedimento será realizado
A região e a clínica onde o implante será instalado são fatores que possuem uma grande influencia em quanto custa um implante dentário.
Portanto, antes de instalar o implante, é recomendado que o paciente realize uma pesquisa de preços e se possível tente instalá-los através de um plano odontológico como o DentalVidas.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares à clínica odontológica são essenciais para evitar o aparecimento de problemas bucais na boca, os diagnosticando em sua fase inicial e tratando o quanto antes.
Em condições normais, o indicado é que o paciente recorra a clínica de 6 em 6 meses para que sejam tomados os cuidados necessários.
Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!