A limpeza de dente, ou profilaxia, diz respeito ao procedimento de higienização dos dentes efetuado por um profissional.
Aqui você irá conferir mais a seu respeito e sobre quanto custa uma limpeza de dente:
Aqui você vai encontrar:
O que é a limpeza de dente?
A limpeza de dente, também conhecida como profilaxia, diz respeito a um procedimento que é realizado em consultório odontológico por um profissional capacitado.
Este procedimento consiste na higienização dos dentes efetuada por um profissional capacitado para executá-la da melhor forma.
Ela geralmente é feita utilizando um jato com uma solução de água com bicarbonato de sódio e juntamente com a limpeza é feito o procedimento de raspagem de tártaro.
A limpeza é classificada como um tratamento preventivo, tendo em vista que ela é realizada com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações derivadas do acúmulo de bactérias sobre os dentes.
Quanto custa uma limpeza de dente?
A limpeza de dente é um procedimento que deve ser realizado regularmente no consultório odontológico e grande parte dos planos odontológicos cobrem esse procedimento.
Sendo assim, quando ela é coberta pelo plano, o paciente não possui nenhum gasto para realizar a profilaxia. No entanto, quando o paciente não possui um plano, é cobrado o valor integral para realizar este procedimento.
Logo, quando é necessário pagar o valor integral a limpeza de dente custa aproximadamente R$ 100 (cem reais), podendo variar para mais ou para menos de acordo com o local onde foi realizada e o profissional escolhido.
Para que serve a limpeza de dente?
A limpeza de dente diz respeito a um procedimento preventivo, ou seja, ele é realizado com o intuito de prevenir o surgimento de diversas complicações derivadas do acúmulo de bactérias no interior da boca do paciente.
Isto se deve ao fato de que esta é uma limpeza mais completa da cavidade oral e garante que seja possível remover toda a placa bacteriana da boca do paciente.
Além disso, juntamente com a limpeza também é realizada a raspagem de tártaro, que é um procedimento responsável por remover o tártaro da superfície dos dentes.
O tártaro diz respeito ao enrijecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes, que ocorre quando a placa bacteriana não é removida dos dentes.
Dentre os problemas que podem ser prevenidos pela limpeza de dente podemos citar:
Cárie
A cárie diz respeito a uma complicação que é provocada pela ação de bactérias sobre os dentes do paciente.
Isto se deve ao fato de que quando elas digerem as partículas de alimentos sobre os dentes, elas produzem um ácido que corrói a estrutura dentária.
Sendo assim, a liberação constante sobre os dentes vai provocando sua destruição com o passar do tempo, podendo chegar a afetar a polpa dentária e comprometer a vitalidade do dente.
Inflamações gengivais
As inflamações gengivais, como a gengivite e a periodontite, também são provocadas pela ação de bactérias sobre a superfície dos dentes.
No entanto, elas surgem quando o ácido produzido por elas entra em contato com a gengiva, o que acaba resultando na irritação do tecido gengival.
Inicialmente esta inflamação provoca apenas a vermelhidão, o inchaço e o sangramento gengival durante a escovação.
Quando ela não é tratada, esta condição pode se desenvolver para um caso de periodontite, que é uma complicação mais severa que provoca a destruição do tecido periodontal.
Como é feita a limpeza de dente?
A limpeza de dente inicia-se com uma avaliação da cavidade bucal do paciente, onde o profissional irá procurar por acúmulos de tártaro e possíveis indícios de cáries.
Caso encontre algum indício de tártaro, ele iniciará o processo de raspagem de tártaro, onde ele utilizará uma cureta manual ou um dispositivo ultrassônico para realizar a raspagem do tártaro.
Após a remoção do tártaro, inicia-se o procedimento para higienizar os dentes, que é feito através do uso de um jato com uma solução de água e bicarbonato.
Assim que todos os dentes são higienizados com esse jato, o profissional inicia o processo de passar fio dental nos dentes do paciente.
Ao finalizar o uso do fio dental, os dentes do paciente se encontram limpos e o processo de limpeza de dente é finalizado.
Quanto tempo demora para fazer a limpeza de dente?
A limpeza de dente é um procedimento relativamente rápido, o que faz com que ele dure aproximadamente meia hora para ser finalizado.
De quanto em quanto tempo a profilaxia deve ser realizada?
Assim como foi dito anteriormente, a profilaxia é um procedimento que deve ser feito regularmente e que possui um intervalo de tempo entre os procedimentos.
Sendo assim, é importante que o paciente realize a limpeza de dente regularmente, para prevenir o surgimento de diversas complicações derivadas do acúmulo de bactérias sobre os dentes.
Desse modo, a profilaxia é um procedimento que deve ser realizado de 6 em 6 meses e pode ser realizado como uma forma de visitar o dentista regularmente.
Isto se deve ao fato de que através dessas visitas o profissional consegue avaliar a cavidade bucal do paciente e identificar possíveis complicações que existam e iniciar seu tratamento.
Nos casos onde o paciente utiliza aparelho ortodôntico fixo, a limpeza de dente deve ser realizada com um intervalo menor de tempo, sendo realizada de 3 em 3 meses.
Isto se deve ao fato de que as peças do aparelho fixo contribuem para o acúmulo de partículas de alimentos e bactérias sobre os dentes, favorecendo assim o surgimento de complicações.
Como manter os resultados da limpeza de dente?
A limpeza de dente consiste em um procedimento responsável por remover todas as partículas de alimentos e bactérias da superfície dos dentes, o que faz com que seja uma ótima maneira de se prevenir o surgimento de complicações derivadas de bactérias.
Sendo assim, para garantir o efeito da profilaxia, é importante que o paciente faça uma boa higienização dos dentes em sua própria casa.
Isto se deve ao fato de que através da boa escovação e do uso correto do fio dental ele será capaz de garantir que não surgiram problemas derivados do acúmulo de bactérias sobre os dentes.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista são responsáveis por garantir que o dentista possa acompanhar como anda o estado da saúde e da higienização bucal do paciente.
Dessa forma, o profissional consegue identificar o surgimento de qualquer problema fora do normal e também oferece ao paciente a oportunidade de relatar a presença de sintomas como dor de dente.
Isso permite a identificação de problemas precocemente, o que aumenta drasticamente a chance de resolvê-lo sem a necessidade de um tratamento mais sério como um canal dentário.
Elas também garantem que seja possível fazer a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e por meio dela é possível remover o tártaro e a placa bacteriana presentes nos dentes.
Por meio delas o dentista também consegue avaliar a higiene bucal do paciente e oferecer conselhos sobre como melhorar sua higienização bucal.
Para realizar essas visitas de forma mais prática, além de receber cobertura das visitas e de diversos procedimentos realizados no consultório, você pode contar com os planos DentalVidas.
Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários.