O tratamento de canal é um procedimento muito importante para evitar o surgimento de complicações derivadas de danos a polpa do dente.
Para saber mais a respeito do que é e quanto tempo demora para fazer um canal continue acompanhando o artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que é um tratamento de canal?
O tratamento de canal consiste em um procedimento dentário que é caracterizado pela remoção da polpa do dente comprometida a preenchimento da cavidade pulpar com um material obturador.
A polpa dentária é uma região do dente onde se encontram todos os vasos e nervos responsáveis por nutrir toda a estrutura do dente.
Este procedimento geralmente é realizado quando o paciente possui alguma complicação que afetou sua polpa dentária, como cáries avançadas ou fraturas dentárias.
Além disso, antes de se efetuar a obturação do dente do paciente também é necessário que o profissional realize uma limpeza da câmara pulpar para evitar o surgimento de complicações.
Por que o tratamento de canal é feito?
O tratamento de canal é feito com o objetivo de remover a polpa dentária comprometida do paciente e preencher a cavidade pulpar para evitar novas complicações.
Logo, este procedimento é realizado quando a polpa dentária do paciente se encontra comprometida por algum motivo, que geralmente é alguma cárie avançada ou fraturas.
A cárie avançada diz respeito ao tipo de cárie que não foi tratada da forma correta, o que fez com que ela avançasse em direção ao interior do dente, até alcançar a polpa dentária.
Quando isto ocorre, é comum que o paciente sinta bastante dor e sensibilidade dentária, podendo aumentar ao ingerir algum alimento ou bebida.
Já a fratura dentária que exige a necessidade do canal consiste naquela que afeta a polpa do dente do paciente, deixando-a vulnerável a infiltrações de bactérias ou danificando-a.
Como o tratamento de canal é realizado?
Assim como foi dito anteriormente, para realizar o tratamento de canal é necessário que o paciente possua alguma condição que comprometa a integridade de sua polpa dentária.
Sendo assim, num primeiro momento o profissional irá avaliar o estado do dente e poderá solicitar a realização de algum exame como o raio X de dente para planejar o procedimento.
O procedimento então se inicia com uma remoção da polpa dentária comprometida seguida de uma limpeza da cavidade pulpar, promovendo uma esterilização dela.
Assim que ela se encontra limpa, é feita uma selagem do canal radicular para prevenir o surgimento de outras complicações.
Em seguida, o profissional faz o preenchimento da câmara pulpar com um material obturador para selar todo o dente, garantindo que ele possa ter sua funcionalidade novamente.
Após a realização do procedimento, o paciente ainda pode optar por realizar uma restauração dentária a fim de conferir uma aparência ainda mais natural para o seu dente.
Todo o procedimento é realizado sob o efeito de anestesia, o que garante que o paciente não sinta nenhuma dor durante sua realização.
Quanto tempo demora para fazer um canal?
Assim como não é possível afirmar um valor exato para este tratamento, também não é possível afirmar com exatidão quanto tempo demora para fazer um canal.
Isto se deve ao fato de que sua duração pode variar por conta de vários fatores, como o grau de comprometimento, a experiência do profissional e o fato de surgir ou não alguma complicação durante o procedimento, sendo assim só é possível estipular sua duração média.
Portanto, geralmente o tratamento de canal é realizado em uma sessão, sendo que esta sessão geralmente demora cerca de uma hora.
No entanto, é importante lembrar que, assim como foi dito anteriormente, existem fatores que podem interferir em quanto tempo demora para fazer um canal, o que faz com que seja possível que o procedimento demore mais ou menos tempo que o esperado.
Cuidados que devemos ter após a realização do canal
O tratamento de canal é um procedimento bastante realizado nas clínicas odontológicas e que exige alguns cuidados após sua realização para garantir que ocorra tudo bem com o tratamento.
Confira quais são os principais cuidados que deve-se ter com o canal dentário:
Evite ingerir alguns tipos alimentos
Após a realização do tratamento de canal é importante que o paciente evite consumir alimentos muito rígidos ou pegajosos nos primeiros dias após a realização do canal.
Isto se deve ao fato de que o ato de mastigar alimentos rígidos sobre o dente onde foi feito o tratamento de canal, pois isto pode ocasionar fraturas, danificar a obturação ou fazer com que ela se solte.
Evite mastigar do lado onde foi feito o canal
Após a realização do canal é importante que o paciente dê um repouso ao dente obturado durante os primeiros dias.
Isto é importante pois nos primeiros dias a obturação ainda não se fixou completamente e mastigar alimentos sobre elas pode fazer com que ela acabe se soltando.
Tenha bons cuidados de higienização bucal
Após a realização do canal dentário é importante que o paciente atente-se à limpeza de sua cavidade oral, tanto dos dentes quanto da língua.
Apesar de que a obturação possa causar um pouco de receio na hora de higienizá-la, o paciente deve atentar-se à higienização dos dentes para evitar o surgimento de complicações.
No entanto, por estar vulnerável a sofrer quedas, o paciente deve realizar a higienização da região da obturação com mais cautela.
Utilize a medicação da forma correta
Após a realização do tratamento de canal, o profissional recomenda que o paciente tome alguns medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, portanto, é importante que o paciente tome-os da forma correta para evitar o surgimento de dores e complicações do canal.
Realize as visitas de acompanhamento
As visitas regulares ao dentista são fundamentais para a manutenção de uma boa saúde bucal e após a realização de procedimentos é ainda mais importante que o paciente realize-as.
Isto se deve ao fato de que elas permitem que o profissional possa avaliar o canal do paciente e realizar qualquer manutenção que seja necessária.
Quanto tempo devo manter os cuidados após a realização do canal?
Após a realização do canal dentário, é importante que o paciente mantenha os cuidados com o canal por toda a vida, no entanto, estes cuidados devem ser ainda maiores durante as primeiras semanas, pois a obturação se encontra mais sensível.
Visitas regulares ao dentista
A partir das visitas regulares ao dentista garantem que o dentista possa avaliar a necessidade de realizar um tratamento de canal.
Desse modo, elas também permitem que ele acompanhe o tratamento e realize qualquer tipo de manutenção que seja necessária.
Por meio delas também é possível identificar e tratar a presença de problemas de saúde bucal logo em seu início.
Isso permite que eles possam ser tratados antes de se tornarem maiores complicações e seja necessário realizar tratamentos endodônticos ou até mesmo a extração.
Elas também permitem a realização de procedimentos como a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e deve ser realizada de 6 em 6 meses.
As visitas regulares também permitem ao dentista avaliar os hábitos de higiene bucal do paciente e recomendar a melhora ou adoção de novos, caso veja necessidade.
O plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!