A queimadura no céu da boca é uma situação bastante comum que geralmente ocorre por se ingerir alimentos muito quentes.
No entanto, o consumo desses alimentos pode causar complicações muito mais severas do que simples queimaduras. Sendo assim, confira mais a respeito da queimadura no céu da boca no artigo abaixo:
Aqui você vai encontrar:
O que pode causar queimadura no céu da boca?
O céu da boca é uma parte fundamental da cavidade oral é dividido em duas partes, o palato mole e o palato duro. O palato duro é aquele que fica próximo aos dentes e é mais rígido.
Já o palato mole é aquele que fica próximo à garganta e não possui ossos para enrijecê-lo. Ele é responsável por auxiliar no processo de deglutição, evitando que os alimentos e bebidas retornem para a cavidade nasal.
Geralmente, a queimadura no céu da boca ocorre no palato duro, visto que ele geralmente fica sempre em contato com alimentos e bebidas.
Sendo assim, a queimadura no céu da boca geralmente ocorre por conta da ingestão de alimentos ou bebidas muito quentes.
Assim, quando eles entram em contato com o céu da boca, sua alta temperatura acaba causando uma queimadura no céu da boca.
Problemas gerados pela ingestão de alimentos quentes
A ingestão de alimentos muitos quentes pode gerar vários problemas que vão muito além da queimadura no céu da boca.
Portanto, na hora de se alimentar é importante tomar cuidado com a temperatura dos alimentos antes de ingeri-los.
Isso se deve ao fato de que alguns estudos comprovaram que o consumo de alimentos quentes de forma constante pode aumentar o risco de câncer de esôfago.
Além do câncer de esôfago, também pode ocorrer queimaduras no trato digestivo, em especial no estômago.
O que é bom para queimadura no céu da boca?
Existem alguns cuidados que podem ajudar a aliviar a dor causada pela queimadura no céu da boca, confira alguns deles:
- Evite consumir alimentos duros, ácidos e quentes;
- Prefira alimentos mais frios, macios e líquidos;
- Não remova as pelinhas que se soltarem;
- Evite alimentos muito condimentados;
- Evite consumir bebidas alcoólicas e cigarros.
Além desses cuidados, é importante que o paciente cuide bem da hidratação. Isso se deve ao fato de que a melhor maneira de se tratar queimaduras é através da hidratação.
Como evitar a queimadura no céu da boca?
Geralmente a queimadura no céu da boca é originada do consumo de alimentos ou bebidas muito quentes, o que faz com que a melhor maneira de se evitar a queimadura é evitando alimentos que possam estar muito quentes.
Dessa forma, é extremamente importante avaliar a temperatura das refeições antes de ingeri-las, visto que assim é possível evitar as queimaduras.
Cuidados que devemos ter com as feridas no céu da boca
As feridas no céu da boca derivadas de queimaduras tendem a cicatrizar num período de uma semana. No entanto, é importante tomar cuidados com essas feridas.
Isso se deve ao fato de que caso elas não cicatrizem após esse período, deve-se buscar atendimento com um profissional pois pode ser alguma complicação mais severa como um câncer de boca.
Visitas regulares ao dentista
As visitas regulares ao dentista garantem que ele possa identificar e tratar as feridas no céu da boca logo em seu início.
Desse modo, é possível descobrir sua causa e tratá-la antes que se torne um problema que seja impossível resolver.
Por meio delas o paciente também consegue relatar qualquer tipo de sintoma anormal que ele esteja sentindo, e dessa maneira o dentista consegue iniciar o processo de avaliação para identificar os problemas.
Ele também consegue garantir que o tratamento de problemas como o tártaro e a cárie, sejam tratados logo em seu início, evitando que se tornem complicações severas.
Além disso, por meio delas também é possível efetuar a profilaxia, que é limpeza profissional dos dentes e deve ser feita de 6 em 6 meses para a manutenção da higiene dos dentes.
Com um plano odontológico, você recebe cobertura total ou parcial nas visitas regulares. Sendo assim, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.
Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!