Especialidades

A radiografia panorâmica é um dos tipos de exame radiográficos que permitem ao dentista uma análise mais detalhada da condição da boca do paciente.

Sendo assim, por meio dela o dentista consegue identificar e tornar mais simples o tratamento de diversas condições.

Confira mais sobre a radiografia panorâmica no artigo abaixo:

O que é radiografia panorâmica?

A radiografia panorâmica é um exame de raio X de dente que é feito para auxiliar o dentista no diagnóstico de certas condições bucais.

Dessa maneira, sabemos que a radiografia panorâmica é um exame de raio X, mas o que é um exame de raio X?

O raio X é um exame que permite ao dentista a possibilidade de identificar condições relacionadas à estrutura óssea do paciente.

Sendo assim, o raio X odontológico permite ao dentista identificar diversos tipos de complicações bucais relacionadas aos dentes.

Além disso, o exame de radiografia odontológico costuma oferecer ao dentista o auxílio necessário na hora de realizar cirurgias, como por exemplo a extração do siso.

Isso se deve ao fato de que a radiografia permite que ele possa visualizar a situação exata dos ossos do paciente.

Devido ao fato de ele proporcionar ao dentista a possibilidade de avaliar o estado atual dos dentes, ele também oferece a oportunidade de identificar possíveis problemas relacionados à estrutura óssea.

Sendo assim, a radiografia panorâmica é um exame extremamente importante na odontologia porque ela é capaz de mostrar ao profissional o estado de todos os dentes de ambas arcadas dentárias.

Desse modo, ela permite a identificação e o tratamento de diversas condições que podem ser prejudiciais à harmonia bucal do paciente.

radiografia panorâmica

Como é feita?

A radiografia panorâmica é feita em uma clínica especializada em radiologia ou na própria clínica odontológica, caso ela possua uma ala dedicada para efetuar a radiografia.

Desse modo, a radiografia panorâmica é feita através da emissão de raios ionizantes na região onde será realizada o raio X, que no caso é a região bucal.

Sendo assim, esses raios ionizantes são os responsáveis pela formação da imagem gerada pelo exame odontológico.

Portanto, a imagem formada é gerada a partir da diferença da quantidade de raios ionizante absorvida pelos tecidos, de modo que os ossos aparecem como estruturas esbranquiçadas e os tecidos mais moles como estruturas mais escuras.

Dessa maneira, para sua realização, o paciente deve utilizar uma espécie de placa que serve para evitar que os dentes sejam sobrepostos na imagem.

Isso garante que o dentista possa obter imagens claras de cada parte da estrutura, e caso seja necessário analisar alguma região em específico, ele pode solicitar um outro exame de raio X que seja mais focado, como a radiografia periapical.

O que podemos identificar na radiografia panorâmica?

A radiografia panorâmica consiste em um exame que mostra detalhadamente todas as estruturas da cavidade bucal.

As principais partes a serem identificadas são os dentes e ossos. Eles podem ser identificados como estruturas esbranquiçadas no exame radiográfico.

A partir disso, o dentista pode identificar casos de desalinhamento dentários, presença e falta de determinados dentes.

Elas também são necessárias na hora de realizar a extração dos dentes, de modo que qualquer dente que irá ser extraído necessite dela.

Isso se deve ao fato de que para extrair um dente, o dentista necessita de um raio X que mostre exatamente o estado dos dentes que serão extraídos e suas raízes.

Essas informações são extremamente importantes para que o dentista possa realizar o procedimento de maneira segura e evitando complicações.

Além disso, a radiografia panorâmica também permite ao dentista identificar possíveis danos à estrutura dos dentes, como por exemplo cáries e fraturas.

A cárie no dente inicialmente podem aparecer como manchas brancas sobre os dentes, porém no decorrer do tempo com a corrosão dos dentes, elas podem aparecer como pequenos pontos pretos no dente.

Isso se deve ao fato de que os dentes são vistos como estruturas esbranquiçadas, e tendo em vista que a cárie causa sua corrosão, aparecem pequenas manchinhas escuras, que são os pedaços escurecidos que aparecem na imagem sobre os dentes.

As fraturas também são vistas como manchas escuras nos dentes.

Sendo assim, a radiografia panorâmica é uma ferramenta que o dentista possui à sua disposição para identificar possíveis complicações.

radiografia panoramica dental

Como ler uma radiografia panorâmica?

A leitura da radiografia panorâmica geralmente é feita por um dentista, dessa maneira, o paciente não precisa se preocupar em entender como ler a radiografia.

Porém, ela pode ser feita levando em consideração que os ossos aparecem como estruturas brancas e os tecidos moles como estruturas escuras.

Dessa maneira, qualquer anormalidade pode ser identificada como anormalidades na imagem, como por exemplo manchas muito brancas ou manchas escuras no meio das estruturas brancas.

Radiografia panorâmica preço

O valor da radiografia panorâmica não é fixo, visto que ele pode sofrer alterações de acordo com diversos fatores, como por exemplo a região, a clínica escolhida e o fato de possuir ou não um plano odontológico.

Dessa maneira, a fim de obter o melhor preço, o paciente deve realizar uma pesquisa de preços regionais, pois só assim ele conseguirá o melhor valor.

Além disso, é possível melhorar ainda mais o valor caso o paciente possua um plano odontológico.

Visitas regulares ao dentista

Através das visitas regulares ao dentista ele pode identificar a presença de possíveis problemas relacionados à saúde bucal e solicitar ao paciente a realização da radiografia panorâmica.

Por meio delas também é possível realizar a profilaxia, que é a limpeza profissional dos dentes e também é responsável por realizar a raspagem de tártaro.

Além disso, elas também servem para que o dentista possa orientar o paciente a respeito de bons hábitos de higiene bucal.

Essas visitas para efetuar a profilaxia devem ser realizadas 2 vezes ao ano, ou seja, num intervalo de 6 em 6 meses.

Elas também permitem que o dentista possa identificar a existência de qualquer tipo de complicação relacionada à saúde bucal e tratá-la logo em seu início.

Dessa maneira, o paciente pode resolver esses problemas o quanto antes, evitando que eles se tornem complicações mais severas e dificultem seu tratamento.

Portanto, o plano odontológico DentalVidas tem diversas opções para garantir mais qualidade de vida e um sorriso mais bonito para você e sua família.

Gostou do texto? Tem alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!

FAÇA SUA AVALIAÇÃO GRATUITA

               
Artigo anterior

Deixe seu comentário